Uma perguntas mais frequentes que recebo quando o assunto é marketing digital é: Como eu faço para criar um site? É muito comum em pequenas negócios que não haja uma preocupação com estratégias de marketing digital e isso não é bom.
Para ter uma noção, de acordo com o Sebrae, existem no Brasil aproximadamente 6,4 milhões de empresas, entre micro e pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEI).
Pensando por esse lado e, levando em conta o número de usuários de internet, que é de aproximadamente 116 milhões de pessoas, o que representa cerca de 63% da população, conforme pesquisa, percebe-se um grande potencial para pequenas empresas.
Mas o que isso tem a ver com a criação de um site? Simples: se você não é visto, também não é lembrado. Além disso, ter um site é uma forma de você ter um contato direto com seu público e de fazer negócios pela rede.
Portanto, ter um site deixou de ser uma opção para empreendedores e agora é uma necessidade para melhorar a competitividade no mercado.
Mas o que é preciso para ter um site que atenda as necessidades mínimas da minha empresa? É sobre isso qque vamos falar. Me acompanhe!
Definir um domínio para o sua marca na web
Como já informei em outro conteúdo, o primeiro passo para ter um site é escolher o domínio ideal para seu site. Essa etapa é muito importante, pois um domínio é o nome da sua empresa na web.
O domínio nada mais é que a URL – endereço da sua marca na internet.
É por meio dele que você irá se posicionar na web. Após a escolha do melhor nome para o seu domínio é hora de ver se ele está disponível para compra.
A recomendação de compra do domínio é interessante pois se ele estiver vinculado à algum outro serviço, o término do contrato com esse serviço pode ocasionar na perda do domínio.
Então verifique a disponibilidade do domínio. Mas como fazer isso? Uma dica para domínios nacionais é verificar no registro.br a disponibilidade. Para fazer isso é só acessar o site e fazer a pesquisa:
Após verificar a disponibilidade do domínio, efetue a compra e crie um documento (planilha ou doc) para guardar os dados de acesso. Você vai precisar.
Contratação de uma hospedagem para o seu site e e-mails
Uma coisa que costumo dizer é que o ambiente digital é muito semelhante ao ambiente físico. Para você ter uma casa é preciso ter um endereço registrado, ter um lote para construir e diversos passos para tê-la finalizada. No ambiente digital não é diferente.
Uma vez que você já escolheu o seu domínio (endereço), é hora de verificar a hospedagem para o seu site. A Hospedagem é como se fosse o lote. É nela que você vai construir o seu site e utilizar os espaços disponíveis para armazenar seus arquivos, criar e-mails e outras funcionalidades.
A hospedagem de site é um serviço onde empresas disponibilizam um espaço virtual para que você consiga enviar e receber informações, bem como receber e-mails corporativos, arquivos e diversas movimentações da sua marca na web.
Uma das maiores dificuldades na hora de contratar uma hospedagem é entender qual é a melhor opção para o seu negócio.
Isso porque uma empresa de hospedagem pode incluir diversos tipos de serviços. Nesse caso, você tem que entender qual deles é o mais adequado para o seu negócio.
Por isso fiz um texto que fala uma pouco mais sobre pontos que você deve avaliar na hora de contratar um serviço de hospedagem para sua empresa. Confira lá.
Para criar um site é preciso usar um sistema de gestão de conteúdo
Quando falamos que sua empresa precisa estar na web estamos falando que sua marca precisa conversar com as pessoas online. Mas para que isso aconteça, é importante que você produza conteúdo. Isso mesmo, conteúdo!
Seja um conteúdo institucional, para falar do seu negócio, serviços e produtos, mas também conteúdos que levam informações para os usuários da web. E para que isso aconteça é importante você ter um sistema de gestão de conteúdo.
A vantagem de ter um sistema de gestão de conteúdo é que a produção, atualização e publicação de conteúdos torna-se uma tarefa mais fácil de ser executada.
E um dos sistemas gratuitos e mais utilizados no mercado é o wordpress.
Trata-se de um sistema gratuito e um dos mais utilizados no mercado. Além disso, o wordpress disponibiliza diversos temas gratuitos para criar um site, bem como funcionalidades, plugins e muitas opções de customização.
Comece a criar um site
Como falei no tópico acima, uma vez que você tem o wordpress instalado na sua hospedagem, é hora de começar a construir o seu site. Você tem algumas opções para isso:
Utilizar um tema do wordpress
Nessa opção, você pode utilizar um template gratuito, disponível pelo próprio wordpress. A desvantagem dessa opção é a limitação de recursos que um template gratuito pode oferecer.
Comprar templates customizáveis
Existem diversas empresas que oferecem templates customizáveis para o wordpress. A vantagem é que são diversas opções de layout, arquitetura e funcionalidades que podem ser melhor aproveitadas por não serem tão limitadas, em comparação com templates free.
Criar layouts exclusivos
Empresas que buscam mais exclusividade acabam optando por contratar profissionais para customizar seus layouts. Seja um design, um font-end e um back-end, esses profissionais irão desenvolver um layout exclusivo e com a cara da sua empresa. A desvantagem nesse caso, em comparação com as outras opções é o preço que é mais elevado.
A intenção desse post não é fazer um passo a passo para você sair dele com seu site publicado. Quero mostrar somente a lógica para criar um site.
Quais os passos que devem ser tomados e o que dá para você fazer sozinho e quando você irá precisar de algum profissional para auxiliá-lo.
Para questões mais operacionais desse processo recomendo falar com um especialista ou contratar uma consultoria de marketing para te auxiliar.
Além da instalação do site, ela pode auxiliar com diversas boas práticas de mercado que vão ajudar seu site a ter melhores posições nos buscadores.
Gostou do texto e acha que ele pode ser útil para alguém? Então compartilhe nas redes sociais!