Hospedagem de site: como escolher a melhor opção para o seu negócio?

Hospedagem de site: como escolher a melhor

Você já parou para pensar que é muito comum nas relações comerciais, você pedir o site de alguma empresa, ou até mesmo o e-mail de alguém?

Muitas empresas buscam ações de marketing para microempreendedores, mas precisam ficar atentas, quando assunto é web.

E quando falamos em serviços de hospedagem de site, as dúvidas são ainda maiores. Qual escolher? O que deve ser avaliado antes de contratar?

Se você não sabe a resposta, parabéns! A maioria também não faz ideia. Mesmo assim, é fundamental tirar suas dúvidas entes de contratar um serviço de hospedagem de sites.

Por isso, quero mostrar no texto, o que levar em conta na hora de escolher a hospedagem de site e de e-mails da sua empresa. Acompanhe:

O que é uma hospedagem de site?

Trata-se é um serviço disponibilizado por empresas que promovem um espaço virtual onde você pode administrar e enviar os conteúdos do seu site, tornando-os visíveis na web.

Escolher qual serviço de hospedagem contratar é muito importante, pois ela está diretamente ligada à comunicação digital da sua marca.

E isso não envolve somente um site, mas seus e-mails corporativos, arquivos armazenados, lojas virtuais, conteúdos publicados na web, etc.

Mas para acertar a mão e não ter problemas com a hospedagem, nem com os serviços que ela oferece, muito menos com seus e-mails e site, é essencial analisar alguns pontos que vou apresentar no próximo tópico.

07 coisas que deve avaliar para escolher a melhor hospedagem de site para a sua empresa

Existem diversos tipos de serviços de hospedagem. Eles podem variar de acordo com as necessidades e particularidades de cada empresa.

Alguns precisam de um sistema de segurança maior, devido à transações financeiras, outros precisam de mais velocidade, outros serviços precisam de mais espaço e por aí vai.

Para saber qual é a melhor opção para o seu negócio, confira alguns pontos que você deve considerar antes de contratar:

1 – Tipo de site

Antes de optar por um determinado serviço de hospedagem, é muito importante avaliar qual o tipo de site mais apropriado para o seu negócio.

Se será um blog, ou uma plataforma de e-commerce, ou um site institucional, etc.

Cada uma dessas modalidades apresentam características e formatos próprios, o que interfere diretamente no tipo hospedagem e no plano que você precisa adquirir.

Também é importante considerar a possibilidade de que sua empresa vai crescer e com ela, toda infraestrutura. Por isso, é preciso pensar em uma hospedagem que seja capaz de suportar acompanhar o crescimento do seu negócio.

2 – Investimento

No momento de escolher o serviço de hospedagem ideal, também é fundamental considerar o custo-benefício oferecido pela empresa.

Pesquise mais sobre o que cada empresa oferece, quais são as condições de pagamento, tipos de planos e vantagens que pode ter com sistemas de fidelização.

Talvez, pensando em redução de custos, você escolha uma opção que seja mais em conta no orçamento. Contudo, pense na qualidade e velocidade do serviço.

3 – Suporte

Um dos principais fatores na hora de escolher um serviço de hospedagem de site é o suporte. Isso porque, com certeza você irá precisar dele em algum momento.

Ter uma presença digital é estar sempre preparado para mudanças em estratégias de marketing e criação de sistemas e plataformas.

Pensando de forma mais simples ainda, basta o seu site ficar fora do ar por alguns minutos que você perceberá o impacto que um suporte de hospedagem tem.

Então, procure empresas que ofereçam esse serviço da melhor forma para sua empresa. seja por e-mail, chat, telefone, etc.

Afinal de contas, você sabe o que sua empresa precisa.

4 – Facilidade de uso

Avaliar a usabilidade do serviço hospedagem que pretende contratar vai fazer com que você tenha menos dores de cabeça. Busque informações com profissionais do mercado, para saber qual a melhor opção.

Caso contrário, você pode perder tempo e dinheiro, por não conhecer os recursos que o serviço oferece, mas também por utilizar da forma errada.

5 – Disponibilidade

Já ouviu falar no termo uptime? É uma termo utilizado para definir a disponibilidade de um servidor. Quanto maior for o uptime, maior as chances do seu site estar disponível.

Uma hospedagem com um uptime baixo, quer dizer que o seu site possui maior probabilidade de ficar indisponível durante um determinado período.

E ninguém quer voltar em um site que não está disponível. Pense nisso.

6 – Armazenamento e transferência

Normalmente, os planos de hospedagem de sites oferecem diferentes potenciais de armazenamento e transferência, justamente para possibilitar que você escolha o mais adequado para a sua empresa.

Leve em consideração esse ponto, pois dependendo do tipo de site que você desenvolver, ele precisará de mais espaço no serviço de hospedagem.

Um exemplo disso é sites com bastante quantidade de vídeos e outros recursos de multimídia.

7 – Tráfego mensal

O último ponto, porém não menos importante, que você deve levar em consideração para contratar um serviço de hospedagem é verificar se há um limite de tráfego mensal.

Na prática, isto quer dizer que depois de uma certa quantidade de visitas no seu site, o servidor poderá cobrar taxas adicionais por esse tráfego, ou deixar o site indisponível na web.

Por isso, fique de olho nas informações que os servidores de hospedagem oferecem e escolha as melhores opções para o seu negócio.

Agora que você já sabe o que levar em conta na hora de escolher um serviço de hospedagem de site, veja como escolher o domínio ideal para o seu negócio.