Site novo: como escolher o domínio ideal para o seu negócio?

site novo: como escolher o domínio certo?

Escolher um nome de domínio para um site novo é equivalente à escolha de um nome de empresa, portanto, requer muito cuidado e planejamento.

Na grande maioria das vezes, definir o domínio é uma tarefa difícil, porém, essencial, pois a URL é a identidade de seu site, tendo uma influência direta no sucesso de seu negócio.

Se você tem dúvidas de como criar um domínio para o seu negócio e quer ter certeza de que o nome escolhido será o mais adequado, acompanhe o texto, pois ele vai te ajudar. Confira:

Por que é importante escolher o domínio certo para o site novo

O nome do domínio, também chamado de endereço URL  ̶  endereço do seu site na internet  ̶  é um fator de grande relevância para o posicionamento da sua marca na web e na mente dos consumidores.

Fazer com que as pessoas lembrem-se da sua marca é um dos principais fatores de sucesso de qualquer empresa. Ser lembrado  ̶  e bem lembrado  ̶  é imprescindível.

Outro ponto que deve ser levado em consideração, é que, uma vez que seu domínio estiver registrado, não tem volta. Não há possibilidade de alteração. Portanto, é fundamental saber fazer a escolha certa, mas isso é um assunto para o próximo tópico.

Dicas e cuidados na escolha de um domínio

A primeira coisa que você deve pensar é a relação que o seu domínio tem com a sua marca. Se o seu negócio já é bem conhecido, é essencial que seu endereço de URL tenha fatores predominantes da sua marca.

Isso não quer dizer que necessariamente ele deve ser o mesmo nome. Mas é importante que ele tenha a essência do seu negócio. Confira algumas dicas:

Tamanho do domínio

Nomes de domínios que sejam curtos, são mais simples de serem lembrados e mais fáceis de memorizar. Portanto, se o nome da sua empresa é muito grande, a sugestão é criar abreviações para inserir no seu domínio.

Nomes muito grandes dificultam também a divulgação em ações de marketing que você quiser fazer. Então capriche na escolha.

Simplicidade

Crie um domínio simples, pois de nada adianta o nome ser pequeno e complicado ao mesmo tempo.

Domínios muito complexos, que sejam difíceis de ler e pronunciar, podem prejudicar a visibilidade do seu site. Independente de ser um nome nacional ou estrangeiro, o mais importante e que ele faça sentido para o seu público.

Palavras-chave

Procure utilizar palavras-chave que representem o seu negócio e/ou o público-alvo. Ao fazer isto, você gera relevância para a sua marca, melhor experiência do usuário que chega até o seu site, além de trabalhar estratégicas de SEO para o seu domínio.

Isso vai ajudar bastante para melhorar o seu posicionamento nos buscadores e a competitividade de mercado na internet.

Exclusividade

Não é raro algumas pessoas escolherem domínios semelhantes a endereços já existentes. Não caia nessa e escolha um nome exclusivo para o seu site novo.

Além de não ser um fator de melhorias no seu ranqueamento, pode gerar complicações legais em direitos de propriedade industrial, dentre outros fatores.

hífen e números

Evite o máximo possível usar caracteres como hífen e números no domínio de seu site novo. Isto dificulta a busca e memorização.

Mas lembre-se que isso não e uma regra! Existem empresas que são conhecidas pelo nome e que podem haver números. Nesse caso, é melhor que o seu domínio faça sentido para o usuário e faça com que ele seja lembra.

Um exemplo disso é o 12 Minutos. Uma empresa que oferece leituras e áudios de livros para serem lidos em apenas 12 minutos. Nesse caso, é fundamental o domínio ter uma associação com a marca.

Ferramentas

Outra importante dica é fazer uso de algumas ferramentas que te auxiliam na escolha de um nome ideal de domínio para o seu site. existem algumas ferramentas que podem te ajudar:

  • Impossibility: Trata-se de um gerador de nomes de domínios.
  • Agile Domain Search: Te ajuda a encontrar a palavra perfeita. Assim que você coloca a palavra desejada, ele oferece as melhores combinações.
  • Namechk: Ajuda a verificar se a palavra definida é utilizada nas redes sociais.
  • Launchaco: Busca nomes de domínios e relaciona com as redes sociais.
  • Domain Name Brain: Ajuda a encontrar uma solução mais rápida, porem não faz pesquisas nas redes sociais e é focada em domínios .com.
  • AjaxWhols: é bem amplo e avalia domínios de diversas extensões.

Como registrar o domínio?

Existem serviços internacionais como o GoDaddy para realizar registro de domínios “.com”, “.net”, entre outros; enquanto no Brasil há o Registro.Br, um site que permite checar a disponibilidade do nome do domínio e realizar o cadastro.

Para realizar o registro de um domínio “.com.br”, siga os seguintes passos:

  • Verificar a disponibilidade do domínio: para isto, você pode utilizar as ferramentas que foram citadas anteriormente.
  • Efetuar o cadastro no serviço: ao se certificar de que o seu domínio está disponível, você pode dar início ao cadastro do serviço. É preciso fornecer seus dados pessoais para realizar o registro do domínio de seu site novo.
  • Registrar o domínio: com o cadastro feito, partimos para o registro do domínio. Para isto, é preciso fornecer outros dados como CPF ou CNPJ dependendo do caso. Também é necessário fornecer o DNS do servidor.
  • Realizar o pagamento: depois de todas as informações preenchidas e da leitura do contrato de serviço, será possível ter acesso a página de pagamento do valor de registro do domínio. Assim que haver a confirmação do pagamento, o domínio estará disponível.

Qual a diferença entre domínios “.com” e “.com.br”?

Os domínios que apresentam a extensão “.br” são gerenciados pelo REGISTRO.BR, como já dito anteriormente, sendo este órgão o responsável pela gestão de todos os endereços com essa extensão. Pense como se fosse um cartório de registros de domínios.

Em relação a um domínio “.com”, o registro deve ser realizado por sites específicos do exterior, já que o “Registro.br” não possui controle sobre esta extensão.

De maneira prática, o que difere um do outro são os seus indicativos de localidade sendo o”.br” um domínio nacional enquanto o “.com” um domínio “universal”.

Há também a opção de você registrar todas as extensões disponíveis para o seu site, evitando inclusive que concorrentes usem o seu domínio com outra extensão.

Gostou deste artigo? Tenho certeza que essas dicas e informações te ajudarão a criar um ótimo domínio e a ter sucesso em seu site novo! Não deixe de comentar a sua opinião!