Por que microempresas precisam ter estratégias de marketing digital?

Cada vez mais, empresas têm buscado soluções que ajudem a aumentar as vendas e fidelizar clientes. Ter estratégias de marketing digital deixou de ser um privilégio para grandes empresas há muito tempo, para se tornar uma realidade na rotina de microempreendedores.

O Facebook e Instagram são os mais procurados entre as microempresas, para fazer ações de marketing, gerar mais engajamento com o público e, consequentemente, mais vendas. Contudo, ter uma estratégia de marketing digital vai muito além de anúncios e comentários em posts.

Trata-se de montar um plano eficiente, que pode começar desde a escolha do domínio ideal e a melhor hospedagem para o seu site, até campanhas de conversão de leads e geração de novos negócios.

Mas para que todas as ações sejam feitas da melhor forma e que tenham sentido dentro das estratégias de marketing digital, é fundamental entender a importância e o momento de cada uma delas.

Por isso, resolvi apresentar, neste texto, algumas informações que ajudem você a entender a necessidade de estratégias de marketing digital para microempresas e os benefícios que elas podem trazer para o seu negócio. Me acompanhe:

Benefícios do marketing digital

Estamos em um mundo pautado por evoluções tecnológicas e conectividade. De acordo com a 11º pesquisa do TIC Domicílios, 58% dos brasileiros possuem acesso à internet.

Se você parar para pensar, mais da metade da população está conectada. É muita gente!

E o mais importante é que todos eles são consumidores de diversos produtos, por menor que seja, por mais insignificante que pareça, todos eles consomem produtos e serviços.

Passando por essa perspectiva, fica mais claro pensar que para pequenas ou microempresas, ações de marketing podem ser uma grande solução para diversos fatores:

– Fortalecimento da marca
– Posicionamento e conhecimento de marca
– Aumento de vendas
– Engajamento com o público-alvo

São diversos benefícios que o marketing digital pode oferecer. Mesmo com alguns deles citados acima, é importante pensar em alguns pontos onde o marketing pode ajudar a empresas a terem melhores resultados:

Atrair e fidelizar clientes

Uma das coisas que todo empreendedor quer é mais clientes. Isso é óbvio. Mas, dependendo do tipo de negócio que você tem, o custo para aquisição de novos clientes pode ser alto se não tiver um bom planejamento de marketing.

Especialistas afirmam que o custo para adquirir novos clientes chega a ser até 10 vezes mais alto que o que você gasta para manter um cliente atual.

Isso porque com clientes atuais, você não tem todo custo de convencimento e conscientização de que sua solução é a melhor. Ele já conhece. O que não acontece com novos clientes.

Com estratégias de marketing digital, como ações para redes sociais, e-mail marketing, conteúdos no seu blog, você consegue manter o contato com seus clientes atuais.

Também conseguirá gerar mais engajamento com seu público-alvo, além de atrair novos clientes.

A vantagem é que o custo dessas ações são menores, se comparados com ações de panfletagem, comerciais de rádio e TV, por exemplo.

Competitividade

Em um cenário onde grandes empresas dominam diversos mercados, ações de marketing digital para pequenas empresas são muito eficazes e ajudam a diminuir a discrepância na disputa de espaço com as principais empresas de qualquer segmento.

Sabemos que disputar mercado com grandes organizações não é fácil. Ações de marketing digital podem ajudar microempreendedores a ter seu negócio divulgado, mas também a reduzir custos, promover negócios locais, onde grandes empresas não atuam.

Melhorar a segmentação do seu público

Diferente de ações tradicionais de marketing, onde o objetivo é atingir o maior número de pessoas, no digital a ideia é atrair a pessoa certa.

Aquele que realmente tem interesse no seu produto ou serviço. Com ações online é possível você determinar quem você quer realmente atingir.

Existem diversas ferramentas virtuais que ajudam a fornecer informações preciosas sobre o seu público, sobre as pessoas que tem interesse no seu negócio.

Isso torna suas estratégias muito mais efetivas e faz com que você tenha a capacidade de investir no que realmente funciona.

Importância das estratégias de marketing digital para microempresas

Vivemos na era da internet. Essa frase, por si só já deveria ser a resposta sobre a importância do marketing para microempresas. As organizações precisam estar presentes nesse universo online.

Sua empresa precisa estar lá, e fazendo bonito! Para isso, você precisa entender os seguintes pontos:

Engajamento: Para engajar pessoas e construir uma audiência é muito importante estar onde essas pessoas estão.

Ter estratégias de marketing digital para a sua empresa é se preocupar com o que o seu público quer, o que ele busca, o que consome, qual a sua profissão e comportamento.

Hora certa pra tudo: Como já falamos, a alta capacidade de segmentação que o marketing digital tem, te ajuda a passar uma informação correta e na hora certa para o seu público.

E do jeito que ele entende melhor. Suponhamos que você tenha um produto que atende a diferentes tipos de público.

Uma pessoa com mais de 50 anos e ao mesmo tempo um adolescente de 13 anos. São pessoas com necessidades diferentes. Gostos diferentes e objetivos diferentes.

Com o marketing digital você pode mensurar essas necessidades e ter uma comunicação mais assertiva com esses públicos, mesmo que seja para anunciar o mesmo produto.

Como montar uma estratégia de marketing digital eficiente

Ok, entendi. Mas como eu posso montar uma estratégia de marketing para minha empresa? Esse é a pergunta que a maioria das pessoas fazem depois de entender a importância do marketing digital para pequenas empresas.

Por isso, vou passar algumas dicas que podem ajudar a construir esse quadro. Confira:

Faça um plano de marketing

O primeiro passo é definir os objetivos da sua estratégia de marketing. Trace objetivos reais para o seu negócio. Quanto você pretende vender mais? Quantas pessoas quer alcançar e em quanto tempo? Quais os pontos positivos que a sua empresa pode oferecer ao público e quais as principais dificuldades para concretizá-los? Quem são os seus concorrentes locais e como sua empresa se diferencia deles.

 

 

Saber essas informações podem te ajudar a ter um panorama da real situação em que sua empresa se encontra.

Pesquise, busque informações com especialistas para montar seu plano de marketing. É fundamental você ter um ponto de partida, saber de onde está começando, para conseguir enxergar a evolução de suas ações de marketing digital.

Monte estratégias de longo prazo

Uma coisa muito importante que microempresas não podem deixar de fazer são ações de longo prazo. Estratégias de inbound marketing, por exemplo, vão te ajudar a ter um panorama mais sólido e consistente de marketing para o seu negócio.

Para que isso aconteça, é muito importante você ser ativo em diversos canais de comunicação, além de ter estratégias para cada um deles.

Utilização de canais de marketing

1 – Redes sociais: Se sua empresa não tem uma estratégia para redes sociais, é hora de mudar esse cenário. Toda empresa que quer ter destaque nas estratégias de marketing digital precisa estar presente nas redes sociais.

Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, dentre outras redes são o melhor local para entender mais sobre o seu público.

Faça uma pesquisa para saber quais são as redes que se adaptam ao seu produto/serviço. O custo que você terá para ter presença nessas redes é praticamente zero.

Salvo campanhas pontuais, que são necessárias para aumentar o engajamento e sua audiência, o dia a dia da sua presença online nesses canais requer somente dedicação e publicações de conteúdos para a sua base de seguidores.

2 – E-mail marketing: Um dos canais que mais geram dúvidas entre os empreendedores, por achar que não é uma boa opção de marketing é o e-mail.

Por meio deste canal você pode manter o seu cliente em contato constante com a sua marca. Esse canal é diretamente um dos melhores canais para criar estratégias de retenção de clientes.

Cada novidade que sua empresa lança, seja um produto novo ou um serviço adicional aos existentes, é uma oportunidade de novos negócios com seus clientes atuais.

Mas não utilize o e-mail somente para oferecer produtos e serviços para os seus clientes. Lembre-se que mais que os produtos da sua empresa, seus clientes buscam soluções para seu dia a dia.

Mostre que sua empresa se importa com eles. Seja em uma data de aniversário, um evento pontual da empresa, ou uma comemoração específica, esteja presente.

Encaminhe um e-mail nesses momentos e não somente para vender. Mas para mostrar que realmente sua empresa se importa com seus clientes.

Existem diversas ferramentas gratuitas de e-mail que vão te ajudar iniciar uma estratégia de e-mail para sua base de contatos.

3 – Blog e site: Não adianta nada pensar em estratégias de marketing digital se você não tem uma “casa online”. Assim como no ambiente físico, onde a sua empresa está, o ambiente digital também precisa da presença da sua marca. E isso não é somente ter uma página no Facebook.

Ter um site próprio gera mais credibilidade para o seu negócio. Ter um blog corporativo é uma forma de manter seu público atualizado sobre soluções que sua empresa oferece, mas também para levar informações que fazem sentido para a rotina de seus clientes.

Quanto mais engajamento você tiver com seu público, mais oportunidade de negócios você terá. Produza conteúdos que ajudem a gerar esse engajamento.

Produza conteúdos que tirem as dúvidas das pessoas e ajudem no seu dia a dia, mas que também tenham uma ligação com sua empresa.

Essas dicas são somente para você começar a montar estratégias de marketing digital para a sua empresa. Estar presente onde as pessoas estão é um diferencial que sua empresa precisa oferecer.

Não deixe que a sua concorrência saia na frente e procure as informações que precisa para começar hoje mesmo.

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  • Flavia

    Muito bom!