Quando pensamos em campanha no Facebook para pequenas empresas é muito comum ter dúvidas, principalmente para microempreendedores, que muitas vezes são quem gerenciam tudo no negócio.
São gestores, operadores, financeiro, marketing e comercial. Tudo ao mesmo tempo. Então, é muito comum ter priorizar ações comerciais e o gerenciamento do negócio, numa visão mais macro.
Mesmo assim, por entender bem do seu negócio, a maioria dos empreendedores percebem a necessidade de explorar mais as redes sociais para atrair clientes e vender mais.
Nesse ponto, uma campanha no Facebook pode ser muito útil, pois ela ajuda na segmentação de público, além do benefício de ter um custo menor. Mas sobre isso vamos falar mais para baixo.
Esse post é para ajudar o microempreendedor a entender melhor os fatores positivos e negativos de campanhas no Facebook, para ajudar em suas estratégias comerciais. Confira:
Por que pequenas empresas precisam de ações de marketing no Facebook?
Se você parar para pensar, quantas pessoas hoje estão ativas no Facebook? As redes sociais aumentam a cada dia e, com esse crescimento de público, também a atuação de empresas na rede.
E junto dessa transformação digital cada vez maior, empresas têm buscado oferecer seus produtos e serviços na rede, seja lançando novos produtos ou atualizando seu portfólio. Mas junto com esse crescimento, vem a concorrência, que está cada vez mais competitiva.
As redes sociais, a princípio, era um canal de engajamento com seu público, mas por se tratar de um ambiente dinâmico e com muitas oportunidades, elas se tornaram um grande canal de comunicação, além de uma excelente ferramenta para estratégias de marketing e vendas.
E quando falamos em Facebook, existem algumas vantagens para levar em consideração, na hora de investir em divulgação do seu produto ou serviço. Seguem algumas dessas vantagens:
- Maior rede social com usuários ativos no mundo
- Fácil segmentação de audiência qualificada
- 45% da população brasileira utiliza o Facebook
- Capacidade de atendimento em tempo real
- Autonomia na criação de campanhas (Você não precisa depender de um profissional para configurar suas campanhas.
- Resultado de curto prazo em campanhas pagas
- Plataforma de anúncios que te ajuda a coletar informações mais precisas sobre suas campanhas (métricas e resultados)
- Baixo valor de investimento (se comparado às mídias tradicionais)
Essas e mais outras características da rede ajudam o microempreendedor na divulgação da sua marca, mas também na análise de resultados.
O que é necessário para criar uma campanha no Facebook?
Criar página
Esqueça por um momento como você utiliza o seu perfil no Facebook. Uma página possui recursos diferentes e melhores para o gerenciamento. Então crie a sua página:
Preencher as informações sobre a sua empresa
Após definir o modelo de negócio que você quer para a sua página, é importante preencher as informações sobre a sua empresa. Nesse campo, fale sobre o seu negócio, preencha as informações solicitadas, como categoria do negócio, endereço, telefone, dentre outras informações. Acima de tudo, mostre para o usuário, os motivos pelos quais o seu produto se destaca em relação ao seus concorrentes.
Siga o passo a passo, até ter todas as informações na sua página.
Produza conteúdos e informações sobre a sua empresa
De que adianta você fazer campanhas se a sua página não tem conteúdos atrativos. É muito difícil que haja engajamento com a sua página se você não produz conteúdos de qualidade.
Pense em quem você quer atingir e produza conteúdos para publicar na sua página antes de começar a sua campanha. Publique conteúdos sobre seus produtos e serviços, mas também traga informações ligadas às dúvidas dos clientes.
Cadastrar uma forma de pagamento para sua campanha no Facebook
Você pode escolher fazer o pagamento de suas campanhas de duas maneiras: boleto ou cartão de crédito. Escolha a melhor opção para o gerenciamento do seu negócio e comece a criar sua primeira campanha no Facebook.
Como criar sua primeira campanha no Facebook
Acesse o gerenciador de anúncios e escolha a opção que mais te atende para criar a sua primeira campanha. Aqui apresentamos a opção de campanha para gerar leads (cadastros) para o seu site:
Selecione o posicionamento da sua campanha: onde ela vai aparecer. Em seguida você deverá criar o texto e formato e título do seu anúncio, bem como a parte criativa do seu anúncio.
Crie o formulário para cadastro.
Escolha as informações que precisa dos usuários cadastrados no formulário:
Insira o link do seu negócio para incluir na política de privacidade e em seguida visualize se o formulário está correto e clique em “criar formulário” e pronto.
Como complementar estratégias de marketing nas redes sociais?
Uma estratégia para redes sociais é apenas dos canais de marketing digital que está sendo explorado. Pensar em outras ações para atrair tráfego para a sua marca é muito importante.
Seja ações de e-mail, campanhas no Google, formar parcerias e produção de conteúdos relevantes em seu blog são algumas opções para explorar e atingir mais clientes. Mas uma coisa muito importante que seu negócio precisa é ter um site preparado e customizado para receber esses usuários.
Construir uma campanha no Facebook pode ajudar muito nas suas vendas e aquisição de novos clientes. Mesmo assim é importante gerar engajamento e criar um relacionamento com a sua marca. Só assim você conseguirá fidelizar seus clientes.
Confira nesse e-book abaixo, algumas dicas de marketing digital para pequenas empresas. Clique no banner e baixe grátis!