Já falamos em outro post sobre o que são leads e qual a sua importância para qualquer empresa, independente do tamanho. Agora, queremos falar mais sobre taxa de conversão e como empresas que trabalham com produtos online precisam ficar de olho nessa métrica. Acompanhe mais abaixo.
Afinal, o que é taxa de conversão?
No universo do marketing, a taxa de conversão é considerada uma métrica utilizada para mensurar resultados de campanhas nas estratégias de marketing da sua empresa.
Ela tem como objetivo principal é mostrar qual o retorno que sua empresa está tendo em relação ao investimento aplicado nas campanhas de marketing.
Saber o quanto seu público está convertendo em suas campanhas é fundamental para entender o que está bom e o que pode ser melhorado.
Em tese, você avalia a quantidade de pessoas que estão acessando suas páginas e, desse número, quantos converteram nos CTAs e formulários.
Por que a taxa de conversão é importante para negócios online?
Uma das principais formas de você vender mais pela internet é saber quantas pessoas estão acessando seu site ou página e convertendo por meio delas. E quando falamos em taxa de conversão, estamos falando em mensurar esses números.
Por meio da taxa de conversão que você pode entender o quão eficiente a sua mensagem é. Não somente pelo fato de ela ser incrível, perfeita e completa.
Mas pelo fato do consumidor se identificar com ela, a ponto de desejar tomar uma ação. Seja uma compra, seja um download de algum material, ou até mesmo um cadastro na sua newsletter.
E quando falamos em negócios online, utilizar CTAs e formulários de cadastro é fundamental para você entender quem é que está sendo atraído pela sua campanha. Pelo sua marca.
Já reparou que dificilmente você vai entrar em alguma loja virtual e não encontrar um botão de compra, um formulário de cadastro ou um cupom de desconto?
Isso porque é fundamental para negócios online ter pontos de conversão.
Com pontos de conversão em um site, você dá mais abertura ao usuário, a ponto de estreitar o relacionamento com a sua marca e criar um vínculo maior com o seu produto.
Além disso, independente do tipo de produto ou serviço que sua empresa oferece na web, ter uma base de consumidores engajados é fundamental para o sucesso do negócio.
E o profissional de vendas? Como ele pode usar essa métrica à seu favor?
Antes de mais nada, existe uma coisa nas estratégias de marketing digital que se chama “Jornada de compra”. Esse é o primeiro passo para qualquer empresa que quer vender pela web precisa saber.
Entender que a maioria dos usuários da rede não estão preparados para comprar de você é fácil e claro na sua cabeça, certo? Mas como despertar esse interesse com um custo menor de tempo e dinheiro?
Em primeiro lugar, é fundamental saber em qual momento essas pessoas estão na jornada de compra. Confira abaixo os estágios dessa jornada:
1 – Aprendizado e descoberta
É o começo de tudo! O usuário ainda não tem a consciência do problema ou necessidade que tem. É um momento onde ele ainda está começando se interessar por determinado produto ou serviço, que possivelmente a sua empresa possa oferecer.
2 – Reconhecimento do problema
Nessa fase ele já reconheceu que tem um problema. Por isso, procura de forma mais aprofundada a sua solução.
3 – Consideração da Solução
Nessa etapa ele já encontrou as diversas opções para a solução do seu problema. Isso não necessariamente quer dizer que ele achou somente a sua empresa. Com certeza o usuário já pesquisou as possíveis soluções.
4 – Decisão de compra
Aqui é fundamental que ele veja o seu produto ou serviço como a melhor opção. Para isso, é preciso mostrar os diferenciais da sua empresa e utilizar estratégias de convencimento.
É importante que em cada etapa desse processo, ações diferenciadas sejam elaboradas, para acompanhar o usuário desde a primeira etapa, até a última. Entender essa jornada é fundamental para profissionais de vendas.
Com isso, é possível criar estratégias para o momento certo de cada jornada, reduzindo a desistência no processo de compra.
Como calcular a taxa de conversão?
Aqui é matemática pura. Para calcular a taxa de conversão no seu site é preciso saber quantos usuários entraram nele em determinado período. Você pode utilizar ferramentas gratuitas como o Google Analytics para obter essas informações.
Em seguida pegar o número de conversões e dividi-lo pelo número total de acessos. Por exemplo em um caso de você ter vinte mil acessos no seu site e um total de cento e cinquenta conversões:
- Sessões no site: 20.000
- Conversões: 150
20.000/150 = 1,33% é a sua taxa de conversão.
Como aumentar a taxa de conversão no seu site?
Somente acompanhar as taxas de conversão não será eficiente se você não tomar ações para melhorá-las cada vez mais. E para isso é importante utilizar algumas ações. Seguem alguns exemplos que podem ajudar a melhorar esses números:
- Títulos chamativos: o título precisa levar a informação de forma eficiente e que desperte interesse na pessoa. Pense sobre a necessidade dela e como o seu produto/serviço pode resolver esse problema.
- Design: como estamos falando em proporcionar uma boa experiência para o usuário, é fundamental caprichar no design e ter banners bem elaborados.
- Teste A/B: crie outras páginas com pequenas diferenças. Seja no design, na cor, nos campos do formulário de preenchimento. Encontre o que chama mais atenção do seu público.
- Segmente seu público nas campanhas: quanto mais você falar com a pessoa certa, maior será a sua taxa de conversão.
Lembre que não existe uma estratégia definitiva para aumentar as suas taxas de conversão. É preciso planejar e sempre atualizar suas campanhas. Assim, você irá otimizar sua taxa e seu bolso.
Gostou do texto? Então baixe também o nosso Guia de marketing digital para pequenas empresas e entenda como vender mais pela web.