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Taxa de conversão: por que ela é tão importante para que vende pela internet?

taxa de conversão

Já falamos em outro post sobre o que são leads e qual a sua importância para qualquer empresa, independente do tamanho. Agora, queremos falar mais sobre taxa de conversão e como empresas que trabalham com produtos online precisam ficar de olho nessa métrica. Acompanhe mais abaixo.

Afinal, o que é taxa de conversão?

No universo do marketing, a taxa de conversão é considerada uma métrica utilizada para mensurar resultados de campanhas nas estratégias de marketing da sua empresa.

Ela tem como objetivo principal é mostrar qual o retorno que sua empresa está tendo em relação ao investimento aplicado nas campanhas de marketing.

Saber o quanto seu público está convertendo em suas campanhas é fundamental para entender o que está bom e o que pode ser melhorado.

Em tese, você avalia a quantidade de pessoas que estão acessando suas páginas e, desse número, quantos converteram nos CTAs e formulários.

Por que a taxa de conversão é importante para negócios online?

Uma das principais formas de você vender mais pela internet é saber quantas pessoas estão acessando seu site ou página e convertendo por meio delas. E quando falamos em taxa de conversão, estamos falando em mensurar esses números.

Por meio da taxa de conversão que você pode entender o quão eficiente a sua mensagem é. Não somente pelo fato de ela ser incrível, perfeita e completa.

Mas pelo fato do consumidor se identificar com ela, a ponto de desejar tomar uma ação. Seja uma compra, seja um download de algum material, ou até mesmo um cadastro na sua newsletter.

E quando falamos em negócios online, utilizar CTAs e formulários de cadastro é fundamental para você entender quem é que está sendo atraído pela sua campanha. Pelo sua marca.

Já reparou que dificilmente você vai entrar em alguma loja virtual e não encontrar um botão de compra, um formulário de cadastro ou um cupom de desconto?

Isso porque é fundamental para negócios online ter pontos de conversão.

Com pontos de conversão em um site, você dá mais abertura ao usuário, a ponto de estreitar o relacionamento com a sua marca e criar um vínculo maior com o seu produto.

Além disso, independente do tipo de produto ou serviço que sua empresa oferece na web, ter uma base de consumidores engajados é fundamental para o sucesso do negócio.

E o profissional de vendas? Como ele pode usar essa métrica à seu favor?

Antes de mais nada, existe uma coisa nas estratégias de marketing digital que se chama “Jornada de compra”. Esse é o primeiro passo para qualquer empresa que quer vender pela web precisa saber.

Entender que a maioria dos usuários da rede não estão preparados para comprar de você é fácil e claro na sua cabeça, certo? Mas como despertar esse interesse com um custo menor de tempo e dinheiro?

Em primeiro lugar, é fundamental saber em qual momento essas pessoas estão na jornada de compra. Confira abaixo os estágios dessa jornada:

1 – Aprendizado e descoberta

É o começo de tudo! O usuário ainda não tem a consciência do problema ou necessidade que tem. É um momento onde ele ainda está começando se interessar por determinado produto ou serviço,  que possivelmente a sua empresa possa oferecer.

2 – Reconhecimento do problema

Nessa fase ele já reconheceu que tem um problema. Por isso, procura de forma mais aprofundada a sua solução.

3 – Consideração da Solução

Nessa etapa ele já encontrou as diversas opções para a solução do seu problema. Isso não necessariamente quer dizer que ele achou somente a sua empresa. Com certeza o usuário já pesquisou as possíveis soluções.

4 – Decisão de compra

Aqui é fundamental que ele veja o seu produto ou serviço como a melhor opção. Para isso, é preciso mostrar os diferenciais da sua empresa e utilizar estratégias de convencimento.

É importante que em cada etapa desse processo, ações diferenciadas sejam elaboradas, para acompanhar o usuário desde a primeira etapa, até a última. Entender essa jornada é fundamental para profissionais de vendas.

Com isso, é possível criar estratégias para o momento certo de cada jornada, reduzindo a desistência no processo de compra.

Como calcular a taxa de conversão?

Aqui é matemática pura. Para calcular a taxa de conversão no seu site é preciso saber quantos usuários entraram nele em determinado período. Você pode utilizar ferramentas gratuitas como o Google Analytics para obter essas informações.

Em seguida pegar o número de conversões e dividi-lo pelo número total de acessos. Por exemplo em um caso de você ter vinte mil acessos no seu site e um total de cento e cinquenta conversões:

  • Sessões no site: 20.000
  • Conversões: 150

20.000/150 = 1,33% é a sua taxa de conversão.

Como aumentar a taxa de conversão no seu site?

Somente acompanhar as taxas de conversão não será eficiente se você não tomar ações para melhorá-las cada vez mais. E para isso é importante utilizar algumas ações. Seguem alguns exemplos que podem ajudar a melhorar esses números:

  • Títulos chamativos: o título precisa levar a informação de forma eficiente e que desperte interesse na pessoa. Pense sobre a necessidade dela e como o seu produto/serviço pode resolver esse problema.
  • Design: como estamos falando em proporcionar uma boa experiência para o usuário, é fundamental caprichar no design e ter banners bem elaborados.
  • Teste A/B: crie outras páginas com pequenas diferenças. Seja no design, na cor, nos campos do formulário de preenchimento. Encontre o que chama mais atenção do seu público.
  • Segmente seu público nas campanhas: quanto mais você falar com a pessoa certa, maior será a sua taxa de conversão.

Lembre que não existe uma estratégia definitiva para aumentar as suas taxas de conversão. É preciso planejar e sempre atualizar suas campanhas. Assim, você irá otimizar sua taxa e seu bolso.

Gostou do texto? Então baixe também o nosso Guia de marketing digital para pequenas empresas e entenda como vender mais pela web.