19th Ave New York, NY 95822, USA

Canais de aquisição: entenda o que são e por que são tão importantes

canais-de-aquisicao

Toda empresa que trabalha com estratégias de marketing digital, quer que a sua mensagem cheguei da forma correta para a pessoa certa.

Apresentar conteúdos e informações relevantes para o seu público não é único desafio para aumentar a suas vendas e oportunidades de novos negócios. É preciso definir em quais canais o seu conteúdo será divulgado.

Entender o que são os canais de aquisição é o primeiro passo para divulgar o seu conteúdo da maneira correta. Isso porque é muito importante saber onde seu público está, o que eles querem consumir, quando querem consumir e de que forma vamos fazer isso.

Por isso, quero apresentar neste texto, o significado de canais de aquisição, as particularidades de cada um deles, para que você possa entender melhor como estruturar suas estratégias de marketing digital para alcançar seu público da melhor forma. Me acompanhe:

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Entendendo o que são os canais de aquisição de tráfego

O objetivo master das empresas é fechar negócios, vender mais, atrair mais clientes. Mas para que isso aconteça é fundamental ter tráfego no seu site ou landing page. Os canais de aquisição são os pontos por onde os usuários chegaram até o seu site.

De onde vieram? Como chegaram até o seu site? Essa é a principal resposta que os canais de aquisição podem oferecer para você, para que tenha oportunidade de entender como as suas ações de marketing digital estão impactando os usuários na web. Para isso você pode utilizar o Google Analytics para fazer essa mensuração.

Quando falamos em tráfego é muito comum pensar em tráfego orgânico como o objetivo principal de uma estratégia. Porém é importante entender que existem outros canais de aquisição que são tão importantes quanto.

E para que uma estratégia de conteúdo tenha sucesso é preciso entender que cada canal tem uma estratégia e ações especificas que precisam ser executadas. E que na maioria das vezes eles precisam conversar entre si.

Mas para que isso flua de forma harmônica, é preciso entender as características de cada canal. Veja nos próximos tópicos quais são os canais mais conhecidos e utilizados em uma estratégia de marketing digital.

Tráfego Direto

Trata-se de um canal em que o usuário digita o endereço do seu site diretamente no navegador. Muitas pessoas pensam que esse é o principal canal, pois trata-se de gente que conhece a sua marca e o seu endereço.

Mas é importante pensar que para aumentar o tráfego do seu site é importante atingir pessoas que não conhecem a sua marca ainda. Sendo assim, podemos explorar outros canais para que isso aconteça.

E-mail

É um dos principais canais de aquisição. Principalmente se você pretende ter uma estratégia de Inbound marketing.

É importante entender que o canal de e-mail é um canal direto com a sua base de contatos. Em muitos casos, são clientes da empresa, fornecedores, parceiros e pessoas que interagiram com seus conteúdos.

Por isso, é fundamental manter um bom relacionamento com os usuários, para gerar um engajamento da base com sua empresa e ajudar a promover oportunidades de novos negócios.

Tráfego Orgânico

É a galinha de ovos de ouro que toda empresa quer. Trata-se de ser encontrado por meio de conteúdos e informações relevantes para os usuários. Quando uma pessoa busca a solução de um problema que tem e encontra o resultado sendo a sua empresa.

Existem ações de SEO que devem ser utilizadas para otimizar seu conteúdo e melhorar o posicionamento nesse canal. Produzir um conteúdo relevante e que ofereça soluções para os usuários é muito importante para esse canal.

Entenda que solucionar o problema do usuário, nem sempre é oferecer o seu produto como solução. Mas identificar as reais necessidades dos usuários, produzir um conteúdo relevante para ele e gerar engajamento com o seu blog, site e sua marca.

A partir daí, você conseguirá entender melhor a necessidade desse usuário e oferecer soluções mais assertivas para aquele momento. Sem contar que seu domínio ficará mais forte, terá mais páginas indexadas no Google e mais palavras-chave “rankeando” para suas páginas.

Tráfego de referência

São usuários que chegaram até o seu site por meio de outros domínios que citaram a sua marca. Isso é muito relevante, pois se o seu site tem outras marcas citando-o, isso pode gerar autoridade do seu domínio e melhor posicionamento da sua marca na web.

Uma boa estratégia para gerar tráfego por esse canal é envolver seus stakeholders. Fornecedores, parceiros e clientes são como propagadores da sua marca. Então valorize esse relacionamento.

Social

Outro canal que nunca deve ficar de fora de qualquer estratégia de marketing digital é o social. Trata-se de usuários que chegaram até o seu blog ou site por meio das redes sociais.

Atualmente, as redes sociais são as principais fontes de engajamento com o usurário. Mesmo que seu público esteja direcionado à empresas, temos que entender que empresas são feitas de pessoas. E é muito provável que essas pessoas tenham redes sociais.

Facebook, Linkedin, Instagram e outras redes sociais são responsáveis por grande parte de tráfego em uma empresa. Mas para que isso aconteça, é importante estar online e produzir conteúdos que sejam interessantes para esses usuários.

Você também pode realizar campanhas direcionadas para perfis de usuários, de acordo com as características que sua empresa quer. Isso é muito bom, pelo fato de poder direcionar melhor a sua comunicação, para atrair como mais assertividade aquelas pessoas que fazem sentido para o seu negócio.

Paid Search/Display

É o canal pago do Google. Conhecido também como Google Adwords, este é um forte canal de aquisição de clientes. Nele você pode criar campanhas baseadas em palavras-chave, para atingir os usuários de forma mais direcionada.

A forma mais comum de mensurar o custo investido nesse canal é o CPC (custo por clique). Então, é importante fazer uma boa pesquisa de palavras-chave antes de fazer a sua campanha.

Existem ferramentas que podem te ajudar nessa pesquisa. Uma delas é o próprio planejador de palavras-chave do Google. Ele apresenta as palavras mais adequadas para sua campanha, o custo por clique de cada uma delas e o volume de pessoas que buscam esses termos na web.

No canal Display é possível criar artes, banners e CTAs que ajudem na conversão de tráfego para o seu site. O custo desse canal é mensurado na maioria das vezes por impressões. Mas é possível configurar as opções de pagamento para outras formas de mensuração.

Mesmo com tantos canais de aquisição disponíveis para atrair clientes, é importante entender que cada um deles podem ser trabalhados em conjunto dentro das estratégias de marketing que a sua empresa quer.

Mas para que isso aconteça, você precisa ter um bom plano de marketing, saber como mensurar seus resultados de forma correta e traçar ações que ajudem a otimizar cada vez mais as suas conversões.

Gostou do texto ou acha que ele pode ser importante para alguém que você conhece? Então compartilhe nas redes sociais ou envie o link para alguém.