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Plano de marketing para pequenas empresas: como criar um? Aprenda aqui!

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Segundo uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, já são mais de 134 milhões de brasileiros conectados à internet. Não é à toa que as grandes marcas estão presentes no mundo virtual — é isso que faz toda a diferença para negócios lucrativos, sabia? Mas para garantir, de fato, um crescimento em vendas é muito importante acertar nas estratégias de marketing.

Dessa forma, ter um plano de marketing para pequenas empresas é uma necessidade, assim como para companhias de grande porte, pois, além de aumentar vendas, o marketing também ajuda a fidelizar clientes e dar visibilidade para a marca. Afinal, graças à internet, muito mais gente pode conhecer sua empresa.

Neste post, você vai entender melhor a necessidade de ter um plano de marketing para pequenas empresas, bem como identificar pontos que devem ser levados em consideração na hora de montar o seu plano. Confira!

O que é um plano de marketing?

Um plano de marketing é um documento estratégico que vai direcionar as ações de marketing da sua empresa, de acordo com os objetivos específicos traçados para a geração de resultados que o seu negócio quer alcançar.

Esse planejamento pode ser voltado para uma empresa ou um serviço oferecido por ela, mas deve ser elaborado pensando em uma visão macro da organização.

O plano de marketing ajuda a definir ferramentas importantes para alcançar o resultado esperado, os prazos e a distribuição de ações em cada etapa desse processo. Além de entender o que é um KPI essencial ao negócio, para garantir que você está seguindo conforme o planejado.

Vale lembrar também que o marketing bem-feito permite que você possa agregar valor a tudo àquilo que vende e, como se não bastasse, passa a compreender como os serviços e produtos podem se aperfeiçoar, tornando-se ainda mais irresistível ao público. Moral da história? Ter uma estratégia que pode ser criada junto com uma consultoria de marketing é fundamental.

Por que o plano de marketing é importante para pequenas empresas?

Que empreender não é uma tarefa fácil, você não tem dúvida, não é? Também está cansado de saber que, para fazer o seu negócio crescer e manter a saúde da sua empresa, é importante não estourar o orçamento, garantindo a saúde financeira.

Um plano bem elaborado pode ajudar, de maneira estratégica, a administrar esses pontos e promover o crescimento contínuo do seu negócio. Ele cumpre um papel fundamental no posicionamento da sua empresa perante os concorrentes, bem como aumenta a visibilidade da sua marca. 

O plano de marketing serve como um guia de ações a serem feitas, ações essas que têm o pé no chão e são bem práticas, permitindo que o crescimento do negócio seja palpável e certeiro.

Como montar um plano de marketing para pequenas empresas?

Antes de começar a montar o plano de marketing de sua empresa, é importante analisar o seu negócio. Coloque no papel algumas questões, como: 

  • O mercado da minha empresa está crescendo nos últimos anos? 
  • Quais são suas oportunidades e desafios?
  • Quem são meus concorrentes diretos?
  • O que esses concorrentes fazem que eu poderia melhorar?
  • Quais são os pontos fortes do meu negócio?

Levantar dados mercadológicos auxilia na criação de qualquer estratégia de marketing. Isso porque apresenta a realidade de mercado na qual a sua empresa se encontra. É aqui que você deve levantar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que seu negócio tem para saber como se posicionar para seus clientes. 

Também é o momento de fazer um benchmarking bem estruturado, para entender como sua marca está posicionada diante da concorrência e o que ela pode aprimorar. A seguir, trago um passo a passo para você fazer seu plano!

1. Defina seus objetivos

O primeiro passo para montar um plano de marketing é definir os objetivos. É preciso estabelecer o que você realmente quer com esse planejamento. Se você deseja divulgar sua marca para mais empresas ou vender um produto específico, são dois caminhos distintos em seu plano.

Meu conselho é que você não coloque tantos objetivos em sua estratégia, porque ela pode se tornar ineficiente. É melhor focar em um propósito específico e se esforçar nele. Por exemplo, se você quer vender no Instagram, precisa ter algumas metas, como fazer mais postagens, interagir com os seguidores, ganhar mais seguidores etc.

Já se você está pensando em aquecer sua base de contatos ou começar uma, deve entender mais a fundo o que são leads, prospects e o caminho que eles podem percorrer na jornada de comprar e aprimorar sua estratégia nesse sentido.

Desse modo, você garante que toda a energia seja trabalhada de forma produtiva e centralizada. Por isso, defina bem seu objetivo.

2. Parta para a implementação

Nessa parte, você vai fazer acontecer. Aqui, as ideias saem do papel e começam a se tornar reais. Busque empresas e profissionais qualificados para participar do seu projeto. Você não tem obrigação de saber tudo e é aí que uma consultoria faz toda a diferença, principalmente pensando nos consultores que empoderam você em vez de torná-lo dependente deles.

Lembre-se de que irá precisar de ferramentas de marketing que ajudem a analisar o cenário atual e atingir os objetivos de acordo com o seu plano, pois elas são engrenagens para tudo acontecer.

Na implementação, você poderá encontrar algumas dificuldades ou facilidades que não estavam previstas no plano, o que é muito comum. É possível que suas estratégias sofram mudanças para alcançar os objetivos do planejamento. Por isso, não tenha medo de mudar. Aqui, alguns pontos são fundamentais, como:

  • definir um calendário de ações;
  • transformar suas ações em práticas recorrentes;
  • agir com criatividade, indo bem além da concorrência.

Esteja nas redes sociais

Dentro da implementação, esse ponto faz toda a diferença. Afinal, segundo uma pesquisa da Digital in 2020, da We Are Social, existem 140 milhões de brasileiros usando redes sociais enquanto você lê este artigo. Isso representa mais da metade de nossa população, ou seja, muita gente!

Você já parou para pensar nas oportunidades que está perdendo por não estar online? Na quantidade de clientes que é possível encontrar na internet? Só não se esqueça de que não é preciso estar em todas as redes, esteja naquelas que fazem sentido a sua persona previamente definida.

3. Monitore os clientes

Com o plano de marketing colocado em prática, é hora de entender o quanto ele está dando certo. Assim, você precisa de KPIs que façam relações com os seus objetivos. Supondo que um deles seja vender no Instagram mesmo, então verifique:

  • número de seguidores;
  • engajamento;
  • taxa de cliques nas promoções;
  • conversão.

Minha dica é nunca focar em um só dado, você precisa de diversas informações para ter uma visão melhor do todo, ok? Outro ponto é fazer pesquisas com seus clientes para entender como eles estão reagindo ao seu plano de marketing. 

E não pense que o plano de marketing é algo que não deve ser mudado. Ele pode e deve ser alterado conforme você percebe avanços e retrocessos — esteja sempre de olho para não perder oportunidades.

Então, agora que você já tem um panorama sobre o plano de marketing para pequenas empresas e conseguiu perceber que não é uma tarefa tão complicada, basta buscar as melhores opções de profissionais para auxiliá-lo na elaboração dessa estratégia para o seu negócio. Se precisar de consultoria, fale comigo aqui na DMP. Juntos, podemos elaborar um passo a passo que vai trazer muitos ganhos ao seu negócio.

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