Com a quarentena obrigatória causada pela COVID-19, nossos hábitos de compra mudaram de maneira drástica. Comprar e pesquisar na internet, que já era comum, ficou ainda mais: 29% dos consumidores passaram a fazer mais compras online, incluindo produtos básicos, como itens de supermercado e refeições.
Assim, a necessidade de presença digital para o seu negócio virou uma questão de sobrevivência. Afinal, que não é visto não é lembrado.
Por isso, se você já vinha preparando algumas ações na web, está mais do que na hora de intensificá-las. Vamos ajudar com as estratégias para trabalhar seu marketing digital na pandemia, impulsionando os negócios e melhorando seu faturamento!
Boas estratégias de marketing digital na pandemia
É difícil alguém comprar algo sem pesquisar na internet antes: 97% das pessoas já vinham fazendo isso antes de adquirir algo em lojas físicas. Pense um pouco, com certeza você está entre esse público. É muito mais fácil comprar tendo informações relevantes em mãos.
Quando você disponibiliza conteúdos, está criando um relacionamento mais próximo com quem compra ou pretende comprar de você. Resumindo? Você precisa trabalhar redes sociais e ser encontrado pelo Google. Vamos às estratégias, então?
Crie ou atualize seu blog
Ter um blog que atenda às dúvidas do seu público favorece um bom relacionamento. Pense em conteúdos que atendam todo o funil de vendas, como entendimento da necessidade, consideração e decisão.
Trabalhar as palavras-chaves que seus clientes buscam ajuda demais aqui também, ferramentas como o SEMRush trazem ótimas ideias. Lembre-se de postar com frequência, por exemplo, de duas a três vezes na semana.
Trabalhe sua loja virtual
Ela é o caminho mais rápido para converter as vendas. Em seu site, ela pode estar junto com o blog. Trabalhe linkagens de um para o outro e também das redes sociais para sua loja.
Vale dizer que a loja virtual, sozinha, não resolve sua presença digital, é preciso trazer o público até ela, assim, redes sociais e blog são vitais.
Atualize suas redes sociais
Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Twitter… As opções são várias, mas você não precisa marcar presença em todas. Até porque, haja mão de obra para tudo isso, não é? O segredo é conhecer seu público e marcar presença nas redes em que ele está.
Por exemplo, o Facebook agrega jovens e pessoas mais velhas, o Twitter, sobretudo os mais jovens. O LinkedIn é uma boa pedida para quem trabalha o B2B, enquanto o Instagram e O Pinterest reforçam as vendas B2C. Ao construir sua buyer persona, você passa a ter essa compreensão.
Depois, é só trabalhar a favor do engajamento: divulgue conteúdos, promoções, sorteios, converse com seu público e trabalhe CTAs (call to action) que eduquem as pessoas. As publicações devem acontecer em períodos alternados do dia para chegar até mais gente.
Realize webinars
Muitos negócios apostavam em eventos presenciais antes da pandemia, como inaugurações, lançamentos de produtos, aniversário do negócio etc. Mas juntar pessoas ficou complicado agora.
Reunir seu público em webinars é uma maneira de não se distanciar. Existem diversas plataformas que facilitam a realização destes. Basta criar um roteiro e trazer convidados que tenham repertório para conquistar seus possíveis clientes e fazer com que sua marca se destaque.
O marketing digital na pandemia ganhou ainda mais importância, pois é a principal forma de estar próximo das pessoas que compram de você e, claro, chegar até mais possíveis consumidores. Nossa dica é começar o quanto antes.
Quer colocar tudo isso em prática com uma estratégia que faça sentido? Vamos conversar, entre em contato com a gente!