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Erros que você não pode cometer no gerenciamento de redes sociais

gerenciamento de redes sociais

Como já sabemos, as redes sociais são importantes ferramentas para uma empresa lidar com o seu público, de forma a entender os problemas que essas pessoas enfrentam e definir quais são as melhores soluções. No entanto, nem tudo é válido no gerenciamento de redes sociais.

Antes de mais nada, é preciso saber quem são as pessoas que têm interesse na marca e nos seus produtos/serviços, traçar uma estratégia voltada para esse tipo de plataforma e conhecer as boas práticas das redes sociais — de forma a evitar que as ações sejam mais negativas do que positivas.

Continue a leitura deste post para saber mais sobre os erros que você não pode cometer no gerenciamento de redes sociais e aprimore cada vez mais a sua estratégia!

Não conhecer o público-alvo

O erro mais básico dentro desse tipo de estratégia de marketing digital é não conhecer a sua persona — que nada mais é do que um perfil semifictício do seu cliente ideal. Para que as ações nas redes sociais gerem resultados positivos, é preciso delimitar o seu público-alvo, e isso só acontece quando a empresa tem conhecimento sobre o comportamento, as vontades e as necessidades dessas pessoas.

Sendo assim, identifique o gênero, a faixa etária, os hobbies, as prioridades e outras informações importantes sobre a sua persona. Quanto mais dados você tiver sobre o seu público consumidor, mais chances terá de direcionar suas ações de divulgação e promoção nas redes sociais para essas pessoas. Acredite: ações mais direcionadas rendem mais chances de conversão.

Não criar uma estratégia para publicações

Produzir posts aleatoriamente para as redes sociais definitivamente não é a melhor opção para conquistar bons resultados. É preciso traçar metas e objetivos a serem alcançados com as ações de marketing digital para, então, elaborar um plano de publicações.

Além disso, é preciso estabelecer a linguagem usada nas publicações, em fotos e vídeos. Tudo o que for mostrado ou dito precisa estar intimamente ligado ao perfil do seu público para que ele se identifique com aquilo e realmente se interesse pelo que a sua marca tem a oferecer.

Não entender o funcionamento das redes sociais

Engana-se quem pensa que só é preciso elaborar uma estratégia e repostar todos os conteúdos nas outras redes sociais. Cada plataforma atua de uma maneira, por isso os conteúdos veiculados devem ser diferentes entre si — mantendo sempre a mesma ideia para que o público entenda que se trata da mesma campanha, mas em plataformas diferentes.

O Twitter e o Instagram, por exemplo, apresentam diferenças gritantes entre si. Enquanto o Twitter tem um limite muito menor de caracteres para transmitir a mensagem ao seu público, o Instagram é uma rede social mais apelativa no quesito imagem.

Pesquise bastante sobre as redes sociais, entenda o funcionamento delas e veja o que tem mais relação com o seu público. Não adianta fazer publicações em uma plataforma que não é frequentada pelas pessoas que você deseja atingir, certo?

Não saber lidar com comentários negativos

Nem só de comentários positivos vivem as marcas nas redes sociais — nem em qualquer outro tipo de mídia. Pelo fato dos consumidores estarem mais próximos da marca, eles se sentem mais à vontade de deixar feedbacks com elogios e críticas. Um bom gerenciamento de redes sociais sabe levar tudo isso em consideração.

Se alguém deixa um comentário no Facebook, por exemplo, relatando uma experiência de compra ruim ou um problema com algum produto, é extremamente importante que a marca não exclua aquele comentário. Pelo contrário: faça questão de respondê-lo, oferecendo uma solução para aquele problema ou solicitando mais informações sobre o ocorrido por mensagem direta.

Esse tipo de ação faz com que o cliente se sinta importante e, mais do que isso, permite que outras pessoas que seguem a marca vejam que os responsáveis por aquele canal de comunicação tomaram uma atitude para resolver o problema mencionado.

Reconhecer falhas é fundamental tanto no campo pessoal quanto no profissional. Quando esse reconhecimento é acompanhado de soluções, melhor ainda! Use esses feedbacks negativos como uma oportunidade para mostrar que a sua marca está antenada no que acontece nas redes sociais e se importa com os clientes.

Nesses casos, além de resolver a questão, a sua empresa pode acabar conquistando e fidelizando um consumidor. É uma relação de ganha-ganha!

Focar no produto e não no usuário

Novamente, é preciso entender o funcionamento das redes sociais antes de traçar estratégias. Engana-se quem pensa que essas plataformas servem somente para veicular anúncios.

Nas redes sociais, as pessoas estão interessadas em conteúdo. Nós, enquanto, consumidores, queremos ter a certeza de que aquele produto ou serviço é a melhor solução para o nosso problema — e não simplesmente uma solução.

A mensagem a ser transmitida aqui é: como o seu produto ou serviço vai melhorar a vida do consumidor. Que questões vai resolver? O simples fato de dizer que as soluções da sua marca são melhores do que as da concorrência não costuma gerar bons resultados nesse tipo de plataforma.

Para que o gerenciamento de redes sociais aconteça da melhor forma possível, é preciso traçar a persona do seu negócio, elaborar estratégias voltadas para esse tipo de plataforma e saber exatamente como elas funcionam e o que esperar com as ações de marketing digital. Dessa forma, é possível evitar erros e obter os melhores resultados.

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