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Automação de marketing: o que é e como utilizar no seu negócio?

Automação de marketing

O marketing digital já não é novidade para as empresas que querem se destacar no mercado. No caso de pequenos negócios, manter tudo funcionando e gerenciar perfis em redes sociais, site e blog é uma tarefa quase impossível — e é aí que entra a automação de marketing.

O termo pode ser confundido por muitas pessoas como sendo qualquer ação realizada automaticamente, mas a automação de marketing é muito mais do que agendar posts ou seguir perfis nas redes sociais.

Separei informações importantes sobre o assunto para que você saiba exatamente o que é a automação de marketing e como ela pode ajudar a sua empresa a atingir potenciais clientes em grande escala e de forma personalizada. Acompanhe!

O que significa automação de marketing?

A automação de marketing pode ser definida como o processo de utilizar softwares e tecnologias para automatizar, otimizar e mensurar tarefas repetitivas de marketing digital.

Esse tipo de estratégia serve para que a equipe ou o profissional de marketing não gaste tanto tempo realizando tarefas repetitivas e foque em atividades que possam melhorar os resultados da empresa, gerando dados importantes para nortear ações mais eficientes.

Por meio de sistemas de automação de marketing é possível enviar e-mails para a base de dados da empresa (de acordo com as estratégias traçadas), agendar posts nas redes sociais, mensurar os resultados das campanhas, entre outras ações. A seguir, listamos as principais delas.

E-mail marketing

Por meio de um software é possível enviar e-mails confirmando ações dos leads, como o preenchimento de um formulário. Além disso, a ferramenta possibilita:

  • segmentar a sua lista de contatos de e-mail;
  • utilizar recursos como a resposta automática para certas ações;
  • realizar disparos em massa para fazer a divulgação de conteúdos e promoções.

Redes sociais

Essa talvez seja a forma mais conhecida de automação de marketing. Por meio de sistemas específicos, você consegue:

  • automatizar respostas;
  • agendar posts nas redes sociais;
  • interagir com os usuários dessas plataformas;
  • monitorar comentários, curtidas e compartilhamentos;
  • acompanhar os cliques que a marca atraiu nos perfis nas redes sociais.

Landing pages

Por meio das landing pages é possível oferecer materiais interessantes para o seu público e, ao mesmo tempo, captar informações importantes sobre essas pessoas.

A landing page normalmente conta com um formulário, em que a pessoa preenche seu nome e e-mail para ter acesso a conteúdos como:

  • cursos;
  • e-books;
  • webinars;
  • planilhas;
  • checklists;
  • descontos;
  • períodos de teste etc.

Antigamente as landing pages davam muito trabalho para serem idealizadas e colocadas no ar, mas com a automação de marketing tudo ficou mais fácil. Hoje, é possível escolher o template da landing page de acordo com os objetivos da empresa, inserir o conteúdo na página e pronto!

Fluxos de nutrição

Por meio dos fluxos de nutrição é possível fazer o disparo de diversas mensagens. O objetivo aqui é fortalecer o relacionamento com os contatos da empresa.

Esse tipo de estratégia é extremamente importante para guiar os leads pelo funil de vendas. Uma boa ferramenta de fluxo de nutrição vai ajudar o seu negócio a:

  • programar o envio de e-mails nas datas e nos horários previamente definidos;
  • enviar mensagens sempre que a pessoa visitar uma página relevante — a página de preços ou os cases de sucesso da empresa, por exemplo;
  • sugerir conteúdos semelhantes ou complementares depois que a pessoa fizer o download de algum material em uma landing page;
  • fazer o papel de um vendedor, enviando lembretes para a renovação do contrato ou a atualização de dados, por exemplo.

Como a automação de marketing é feita?

Antes de contratar sistemas de automação de marketing, é preciso definir os objetivos da empresa e entender o funcionamento de cada plataforma para conquistar os melhores resultados.

Se você ainda não sabe qual é o padrão a ser seguido para que cada tarefa seja realizada, é preciso fazer essa definição, dominar o processo manual e, aí sim, automatizar.

Além disso, é necessário definir os indicadores que devem ser acompanhados para saber se as tarefas em questão estão gerando os resultados esperados com a automatização dos processos.

Confira, a seguir, outros pontos importantes para realizar a automação de marketing da melhor forma possível.

Acompanhe os resultados

Como já dissemos, é preciso acompanhar os dados gerados pelos sistemas de automação para saber o que está dando certo e o que precisa ser corrigido. Além disso, as plataformas apresentam mudanças constantemente, e é necessário ficar de olho para que erros não aconteçam e acabem prejudicando toda a estratégia de marketing digital da sua empresa.

Personalize a automação

Por mais que os sistemas realizem ações em massa, é preciso segmentar o seu público para que as pessoas recebam conteúdos de acordo com o estágio do funil de vendas em que se encontram.

Faça melhorias contínuas

Sempre que possível, vale a pena realizar testes para saber qual estratégia funciona melhor para determinado público. Como mencionamos, as ferramentas são modificadas com frequência, e o comportamento do seu público também pode ser alterado.

Como escolher as melhores ferramentas?

Antes de contratar os serviços de alguma ferramenta de automação de marketing, vale fazer uma pesquisa sobre as funcionalidades que elas oferecem e realizar testes gratuitos para verificar se a plataforma tem boa usabilidade e se atende às necessidades da sua empresa.

Além disso, é preciso observar a capacidade de customização do sistema. Para maximizar o desempenho das suas ações, é preciso que a ferramenta permita que você crie processos, páginas e conteúdos adequados ao seu público.

Outra característica importante para conquistar ótimos resultados é a integração de um sistema de automação de marketing com um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM). Por meio dessa “conversa” entre plataformas você tem acesso a dados sobre o histórico do lead e pode transmitir essas informações à sua equipe de vendas — gerando uma vantagem comercial.

Por último, é imprescindível que a ferramenta em questão ofereça dados estatísticos sobre as ações automatizadas e suporte técnico de ótima qualidade. Acompanhar os resultados e contar com um treinamento para executar corretamente as ações dentro da plataforma fazem toda a diferença em uma estratégia de automação de marketing.

Como vimos, é preciso conhecer bem o seu público e os processos da sua empresa antes de automatizar algumas ações de marketing. Com essas informações em mãos, os objetivos do seu negócio e uma boa pesquisa sobre as plataformas que o mercado oferece, é possível alcançar resultados excelentes e ter vantagens frente à concorrência.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, confira algumas dicas de ações de marketing para pequenas empresas!