As estratégias de e-mail costumam ser bastante usadas por empresas de todos os portes. Essas mensagens costumam conter informações sobre os produtos ou serviços oferecidos, além de conteúdo interessante para o público-alvo, promoções e avisos.
No caso das pequenas empresas, esse tipo de estratégia oferece benefícios — principalmente relacionados ao custo, visto que é um meio de comunicação barato.
Neste post selecionamos informações importantes sobre o envio de e-mail marketing por pequenas empresas, as vantagens que esse canal oferece e como obter os melhores resultados possíveis com essa estratégia. Acompanhe!
Qual é a importância do envio de e-mails para as pequenas empresas?
O e-mail marketing é uma ferramenta muito importante e poderosa quando usada da maneira certa. Esse tipo de estratégia pode causar um aumento expressivo nas vendas de um negócio, e por consequência, no seu faturamento.
A credibilidade da empresa também é posta em jogo, já que o público tem acesso a informações úteis enviadas diretamente pela marca. Isso ajuda na criação de um vínculo de confiança e reconhecimento.
Outro ponto importante é o aumento do tráfego na sua loja virtual e/ou no seu site. Um e-mail bem planejado e escrito tem a capacidade de fazer com que o cliente acesse o link presente na mensagem e seja direcionado para a página de destino escolhida. Dessa forma, a movimentação de pessoas no seu site aumenta — e as chances de vendas também.
Além de tudo isso, é possível fidelizar os clientes por meio das estratégias de e-mail. Esse tipo de contato permite que a empresa mantenha um canal de comunicação aberto com o seu público, fazendo com que as pessoas se lembrem da marca sempre que receberem uma mensagem.
Quais são as melhores estratégias de e-mail?
Agora que você já sabe a importância do e-mail marketing para pequenas empresas, confira as melhores estratégias para adotar esse canal de comunicação e obter as vantagens que ele oferece.
Escolha corretamente uma plataforma de serviços
Os serviços de e-mail que normalmente usamos para enviar mensagens pessoais e profissionais — Gmail, Hotmail e Outlook, por exemplo — não podem ser usados para o envio de e-mails em massa. Sendo assim, é preciso investir em um provedor de serviços voltado especificamente para o envio de e-mails em grande quantidade.
Optar por uma solução profissional para esse tipo de envio é uma forma de não cair no SPAM das pessoas — o que pode fazer com que o seu endereço de remetente seja automaticamente recusado pelos servidores.
Não compre listas de e-mail
Em busca de resultados mais rápidos, muitas empresas acabam comprando listas de e-mails ou mesmo trocando os endereços eletrônicos com outras marcas. Além desse tipo de prática não gerar resultados positivos, a aquisição de e-mails sem a devida autorização do usuário pode gerar multas para a empresa, de acordo com a LGPD.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi sancionada no ano passado e vai entrar em vigor em agosto de 2020. Seu objetivo é regulamentar o tratamento de dados pessoais de clientes e usuários da internet por parte de empresas públicas e privadas.
Para estar de acordo com as exigências da LGPD, as empresas terão que investir na implementação de uma estrutura de compliance digital — em relação ao tratamento de dados dos seus clientes. O descumprimento da lei gera penalidades, como multa de até 2% do faturamento da empresa, dependendo do tipo e do grau de violação de dados. O valor máximo da sanção é de R$ 50 milhões.
Para evitar problemas desse tipo, o ideal é investir em uma boa captação de e-mails dos clientes e de possíveis clientes no seu site ou nas redes sociais. Além disso, seu negócio pode oferecer descontos, brindes e conteúdos exclusivos para incentivar o público a fornecer o endereço de e-mail.
Respeite a solicitação de saída da lista
É direito do cliente não querer mais receber conteúdos de uma marca por e-mail, e assim que a empresa tiver acesso a essa informação, é dever dela cumprir com a solicitação.
Para que isso aconteça, é importante que a empresa ofereça meios do usuário pedir a exclusão do mailing:
- link no próprio e-mail — que é obrigatório e está presente na maioria das ferramentas de envio em massa;
- resposta direta ao remetente da mensagem — é preciso se certificar de que o e-mail usado como remetente é válido;
- contato nas redes sociais;
- contato telefônico.
É importante respeitar a vontade do cliente para que ele não tenha uma imagem negativa da sua empresa.
Preocupe-se com o layout do e-mail
Para que a mensagem seja entendida corretamente, é preciso se preocupar com a linguagem utilizada. Da mesma forma, o layout do e-mail deve ser motivo de atenção por parte do remetente. É necessário que o seu público se sinta confortável para ler e entender o que diz o e-mail.
Sendo assim, é preciso que as cores, as fontes, a chamada para ação (CTA) e outros elementos gráficos sejam coerentes entre si, tenham ligação com a sua marca e com o que ela apresenta no mundo digital.
É interessante manter as cores já usadas pela empresa no site ou na loja virtual, dar destaque para o logo nos e-mails e mostrar sempre as informações da marca como forma de consulta para o cliente — links para o site e para os perfis nas redes sociais, além de telefone para contato e outros dados importantes.
As pequenas empresas que desejam se destacar no mercado não podem ficar restritas ao mundo físico. A internet é o meio perfeito para expandir o público da marca e conquistar ótimos resultados. De todos os canais de marketing disponíveis, o e-mail marketing é a melhor aposta. Sendo assim, traçar estratégias de e-mail é essencial para atingir os objetivos e manter o seu público cada vez mais engajado e fidelizado.
Gostou de saber um pouco mais sobre as estratégias de e-mail para pequenas empresas? Então entre em contato conosco para conhecer as soluções que oferecemos!