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13 dicas de marketing para micro e pequenas empresas: faça sua empresa decolar!

Dicas de Marketing para pequenas empresas

Pra começo de conversa, não importa muito o tamanho do seu negócio: o marketing é uma das melhores formas de se destacar. No universo digital, mais ainda! Porque você pode chegar a um público muito mais amplo e melhorando a geração de oportunidades de venda no digital e reconhecimento da marca.

Dito isso, está na hora de você conhecer algumas dicas de marketing para micro e pequenas empresas. São conselhos essenciais que você precisa levar em consideração. Eu reuni os principais a seguir, confira!

1. Esteja online

Enquanto muitos negócios físicos têm sofrido para sobreviver, as lojas online seguem com tudo. No primeiro semestre de 2020, o faturamento das lojas online cresceu 47%. É muita coisa, né?

Então, mesmo que você mantenha o negócio físico, crie sua loja digital, vale ser um site com loja ou mesmo oferecer seus produtos em um marketplace. Só não pode mesmo deixar pra depois, depois e nunca acontecer.

Meu conselho é ter um site, nem que seja o mais simples, com blog e redes sociais para que as pessoas consigam chegar até a sua marca. Esse é o primeiro passo em um caminho de sucesso.

2. Entenda onde você precisa estar

Quais redes sociais vale a pena manter? Não existe receita mágica para isso, o ponto fundamental é entender quem são as pessoas que compram de você, as tais buyer personas, e fazer um cruzamento dessa informação com a forma que a sua concorrência lida com redes sociais e presença digital.

Aqui, minha dica é para ser estratégico: você só vai manter os canais que agregam, senão acaba só gastando esforço à toa e deixa de ter negócios lucrativos.

3. Conheça seu público

Muita gente acha que conhece. Mas será que sabe isso de verdade? Conhecer, de fato, implica olhar dados demográficos nos seus arquivos, além de conversar com alguns clientes para verificar porque eles preferem sua marca à outra.

Com isso em mãos, você pode partir para ações mais certeiras e que vão agradar quem já compra de você e atrair mais clientes, porque, no fundo, você vai notar um certo padrão na clientela. Assim, uma ação bem-feita traz mais resultado.

4. Respeite seus clientes

Respeitar o seu público significa não fazer pré-julgamentos ou achar que qualquer tipo de serviço ou produto vai satisfazê-lo. Precisamos colocar nossos clientes sempre no centro das ações, o que vai ajudar com que possamos traçar a melhor estratégia de marketing digital e também aperfeiçoar produtos e serviços.

5. Aposte nas redes sociais

As redes sociais servem para que a gente se informe, se divirta e também compre alguns itens. Se o Instagram faz sentido ao seu público, por que não começar, o quanto antes, a vender no Instagram?

Mais uma das minhas dicas de marketing para micro e pequenas empresas é usar as redes sociais em seu potencial máximo, seja para vender, engajar ou entreter. Moral da história? Fique sempre de olho em novas funcionalidades e garanta que sua marca vá fazer bom uso delas!

6. Tenha um plano de marketing e calendário de ações

O plano de marketing permite que você tenha bem claro quais são seus objetivos e como você irá alcançá-los. Sabe aquele objetivo macro que envolve vender mais 30% em quatro meses? Pra essa meta se tornar realidade, ela precisa de algumas etapas que o plano de marketing deve descrever.

Ele também conta com um calendário de ações, para que você possa guiar seus passos e o da sua equipe de um jeito bem estruturado. Confesso que esse planejamento é uma das dicas de marketing para micro e pequenas empresas mais essenciais para o sucesso da estratégia.

7. Faça ótimos conteúdos

Seja para o blog, site ou para as redes sociais, jamais faça mais do mesmo. Por exemplo, o famoso copiar, dar uma mudada e colar. Se fizer isso, garanto que não está respeitando seu público, que vai sentir o pouco caso e preferir outra empresa.

No geral, ótimos conteúdos são:

  • detalhados;
  • escritos na mesma linguagem das pessoas que compram de você;
  • criativos (que fazem a concorrência questionar como não pensou nisso antes);
  • com gramática correta;
  • relevantes — ou seja, eles fazem sentido ao público e ajudam na jornada do cliente.

8. Dê uma chance ao comarketing

Supondo que você tenha uma loja de materiais para construção. Já pensou em se unir a empreiteiros? Você pode divulgar o serviço deles e vice-versa, o que vai trazer novos possíveis clientes ao negócio.

Vale até pensar em uma promoção que seja interessante aos dois públicos. Sugiro que você saia da sua bolha e tente chegar até novos parceiros — as oportunidades se multiplicam.

9. Lembre-se de educar o seu público

Um ótimo jeito de educar o seu público é sempre trazer boas CTAs, as famosas call-to-action ou chamadas para ação.

As CTAs estão entre as dicas de marketing para micro e pequenas empresas mais importantes porque guiam seu público nas próximas ações. Exemplo, se você falou do seu novo produto em um post do blog, a CTA no final do texto pode levar o leitor para a loja virtual e fazer a compra do produto.

CTAs também são os botões do seu site, como Compre ou Adicionar ao Carrinho. Assim, garanta que eles se destaquem do resto da sua página e estejam acessíveis ao olhar do usuário.

10. Ouça mais os seus clientes

Isso pode ser feito enviando alguns formulários para entender como está o atendimento, a satisfação com o produto e a experiência de compra. A questão aqui é perguntar e ouvir o que ele tem a dizer pra garantir que você vai ouvir as críticas construtivas.

11.Invista na geração de leads

O que são leads, você pode se perguntar. Lead é mais que um visitante do seu site, é alguém que deixou o e-mail e está disposto a receber mais materiais sobre a sua marca. Isso é um passo fundamental para gerar mais chances de vendas, sabia?

Portanto, customize seu site de forma a ter um formulário de newsletter bem acessível. Além disso, crie conteúdos que nutram esses leads e ajudem eles a avançar no funil de vendas.

12. Meça seus resultados sempre

Um passo antes, aqui, é você criar alguns indicadores de performance, que são os KPIs, para entender como você está ou não avançando no marketing.

Para entender o que é KPI, você precisa definir seus objetivos. Por exemplo, se sua meta é vender mais, um bom KPI é a quantidade de leads gerados e quantos desses leads converteram. Por isso, o plano de marketing, já citado antes, faz toda a diferença — é nele que você traça esses objetivos.

13. Humanize a sua marca

A última das dicas de marketing para micro e pequenas empresas é super importante. A gente gosta de falar com pessoas que têm sentimentos e entendem o nosso lado, não é?

Assim, encontrar uma marca que age de forma humanizada e faz uma comunicação mais próxima é um fator de decisão bem interessante. Posicionar-se quando fizer sentido, ter empatia e tratar os clientes de forma carinhosa só vai ajudar no reconhecimento da sua marca.

Preparado para colocar em prática essas dicas de marketing para micro e pequenas empresas? Mas saiba que você pode contar com uma consultoria de marketing para garantir mais sucesso, como a DMP, que mostra o caminho e ensina as melhores práticas!

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