Hoje em dia, ter uma boa presença digital deixou de ser um diferencial para as empresas, tornando-se parte obrigatória da estratégia de marketing delas. No caso das pequenas e médias empresas, contar com uma consultoria de marketing digital pode ser mais interessante do que contratar um profissional ou uma equipe própria para tal.
A terceirização de funções que não sejam a atividade-fim da empresa ajuda na melhor gestão de tempo e de recursos, fazendo com que o gestor ou o empresário consiga se dedicar ao que realmente importa: vender cada vez mais e melhor.
Neste post listamos informações importantes sobre a consultoria de marketing digital, o trabalho desenvolvido por esse tipo de profissional, de que forma esse serviço reduz custos para as empresas e o que levar em consideração na hora de tomar essa decisão. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
O que faz um consultor de marketing digital?
O consultor tem como responsabilidade traçar uma estratégia de marketing digital para a empresa em questão, definindo:
- os objetivos que devem ser alcançados;
- as necessidades imediatas da empresa em relação ao mercado;
- os sistemas, as métricas e os indicadores-chave de performance (KPIs) a serem monitorados;
- os principais concorrentes, bem como o que eles fazem para marcar presença online;
- os canais e os meios a serem utilizados nas campanhas online.
A consultoria de marketing digital oferece um suporte aos gestores de empresas porque os auxilia a entender melhor o mundo digital e definir quais são as ações mais estratégicas para aquela marca — explicando detalhadamente os meios para conquistar bons resultados.
Também é responsabilidade do profissional de marketing que presta uma consultoria listar as opções disponíveis para que o cliente tenha uma forte presença digital e apresentar os custos envolvidos, de forma que o gestor tenha um amplo leque de possibilidades de acordo com o que a sua empresa precisa.
Ao contratar os serviços de uma consultoria de marketing digital, a empresa vai receber treinamentos para aprender a integrar ferramentas e o inbound marketing, por exemplo, à estratégia traçada pelo consultor.
É preciso ressaltar que o consultor não executa as ações sugeridas na estratégia que foi traçada para o cliente. Seu papel depois da elaboração de um plano é o acompanhamento e a análise dos resultados das ações. Para isso, o consultor faz uso das métricas e dos KPIs adequados, de forma a adequar o planejamento para gerar os melhores resultados possíveis.
Fica sob responsabilidade da empresa contratante do serviço de consultoria de marketing digital, portanto, a execução das ações propostas — que pode ser feita internamente, por uma equipe de marketing, ou terceirizada.
Como o consultor pode ajudar a desenvolver pequenas empresas?
É importante ressaltar que esse tipo de serviço é um investimento que a empresa faz nela mesma, e não um gasto. Isso fica claro quando as estratégias traçadas pelo profissional de marketing são colocadas em prática e geram os resultados esperados pelo negócio.
Esse conjunto de diretrizes de ações de marketing online — e às vezes offline — faz com que a empresa tenha uma forte presença digital. Recursos como blog, site, redes sociais e anúncios patrocinados são de extrema importância para que o público-alvo do negócio receba os conteúdos produzidos pela empresa. Essa estratégia reforça a confiança que as pessoas têm na marca e faz com que ela seja sempre lembrada como autoridade na sua área de atuação.
De que forma uma consultoria de marketing digital reduz os custos da empresa?
Manter uma equipe interna de marketing gera mais custos do que contratar os serviços de uma consultoria. No caso de pequenas e médias empresas, não há necessidade — e provavelmente nem budget — para a criação desse departamento.
O know-how de profissionais especializados em traçar estratégias de acordo com os objetivos e o mercado em que o cliente atua são motivo mais do que suficiente para contratar os serviços de uma consultoria. Afinal, o trabalho do consultor é estar sempre atualizado em relação às novidades do mundo digital, convertendo esse conhecimento em planos de ação para o sucesso dos clientes.
O que levar em consideração na hora de contratar um consultor de marketing digital?
O primeiro ponto a ser avaliado antes de contratar um consultor de marketing digital é a formação desse profissional. É preciso que ele tenha uma base sólida e bem estruturada para traçar estratégias que realmente façam sentido para a empresa que contrata seus serviços.
Essa formação deve abranger o funcionamento das redes sociais, o entendimento das estratégias de marketing de busca, conhecimentos sobre e-mail marketing, SEO e anúncios pagos — Facebook Ads e Google Ads, por exemplo —, entre outras questões.
Outro ponto importante a ser analisado é o conhecimento da empresa que vai prestar a consultoria de marketing. É válido avaliar os cases de sucesso do consultor para saber em que setores ele tem experiência e o que ele pode, na prática, oferecer de vantagens para o seu negócio. Dessa forma, contar com o know-how de estratégias passadas pode potencializar os resultados.
A postura desse profissional também é essencial para a condução das conversas e para o alcance de bons resultados. Sempre que possível, converse com empresários e gestores que já contrataram aqueles serviços de consultoria para saber como correram as reuniões e como está a satisfação em relação ao plano de ações desenvolvido.
Não existe uma estratégia de marketing digital que possa ser considerada definitiva. Tudo deve ser pensado e estar sempre atualizado para seguir as tendências, se adaptando conforme as transformações das plataformas digitais e do público.
Uma boa consultoria de marketing digital é capaz de planejar estratégias eficientes, que levem em consideração os objetivos da empresa e se mantenham atualizadas e relevantes. Adaptar o planejamento é necessário, e contar com uma equipe preparada vai otimizar os resultados.
Conseguiu entender o que é uma consultoria de marketing digital e a importância dela para pequenas e médias empresas? Para continuar o aprendizado e conquistar melhores resultados para o seu negócio, confira o nosso guia para aumentar as vendas com estratégias de marketing digital!