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Como criar CTA que ajude sua conversão

Sigla CTA

Se você tem uma estratégia de marketing digital, com certeza você tem objetivos a serem alcançados, como uma taxa de conversão mais alta, aumento de leads ou mais engajamento nas redes sociais.

CTA é parte fundamental para que você cumpra essas necessidades. A seguir, você entende tudo sobre essa sigla que faz verdadeiras mágicas em sua estratégia. Vamos lá?

O que é CTA?

CTA é a sigla para call to action, termo em inglês que significa “chamada para ação”. Por meio de uma CTA, você consegue que seu cliente ou possível cliente interaja mais e realize ações que ajudem sua estratégia.

Usar CTAs no marketing digital é uma atitude básica para educar os usuários e traz diversas vantagens, como:

  • gerar mais leads;
  • realizar conversões;
  • garantir mais tráfego para site ou blog;
  • responder pesquisas;
  • fazer downloads de materiais;
  • ganhar mais seguidores.

Tudo depende do modo como você usa a sua CTA e em qual momento faz isso. Por exemplo, em uma peça de rede social que direcione o seguidor para o seu blog. Ou os botões de um site que facilitem a compra do produto. Uma chamada do blog que leve o leitor para sua loja virtual. 

O marketing digital permite que você conduza os possíveis clientes por um funil de vendas e são as CTAs que ajudam nesse passo a passo, como se fosse uma espécie de guia.

Como criar uma CTA?

Agora que você entendeu a importância de uma CTA, você pode estar se perguntando sobre o formato delas, certo? A verdade é que uma CTA é feita de variadas formas.

Como os botões no site que dizem “fale com um consultor”, “colocar no carrinho”, “calcule o frete”, entre outros. Repare que esses botões sempre são feitos em uma cor que se destaca, assim com as letras são mais robustas e fáceis de ler.

Mas as CTAs também aparecem nos formatos de frases, seja em blogs ou redes sociais que induzem o leitor a tomar uma ação, como “aproveite para baixar nosso e-book”, “veja nosso vídeo”, “compartilhe em suas redes sociais”, entre outras.

Perceba que são frases curtas e de simples compreensão, quase sempre elas aparecem com o verbo no imperativo.

A seguir, trazemos um passo a passo para você criar as CTAs que vão ajudar no seu objetivo. Confira!

Entenda o funil de vendas

Como dissemos, as CTAs vão guiando o possível cliente até a conversão. Por isso, aqueles que estão no topo do funil não devem ser impactados com promoções ou anúncios de “compre agora, últimas peças no estoque”. Eles devem ser educados para entender mais sobre o produto.

Já as pessoas que estão no meio ou fundo do funil, podem receber promoções e CTAs que sejam mais diretas.

Defina o objetivo da CTA

Entenda as necessidades básicas da sua estratégia. Caso seja ter mais leads, suas CTAs devem priorizar a assinatura de newsletters, por exemplo. Se você precisa de mais tráfego no blog, construa CTAs que levem o leitor de um texto a outro.

Onde incluir CTAs?

Toda sua peça de marketing digital deve ter uma CTA. Pode ser um post de rede social (“compartilhe este post com seus amigos”), uma postagem no blog (que linke para outro artigo ou indique que o leitor baixe algum material) etc.

Além de rever os botões de CTA do seu site: eles estão em uma posição de destaque? Passam uma mensagem clara? Às vezes, o problema da conversão está justamente nesses detalhes.

Claro que só a CTA sozinha não faz milagre, você ainda precisa de peças com conteúdo e uma estratégia bem amarrada. Junte isso a CTAs pertinentes e pronto: os resultados serão só uma questão de tempo.

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