Um guia completo que vai te ajudar a instalar o Google Analytics no seu site e começar a mensurar os resultados de suas ações na web. Confira o passo a passo e entenda porque o analytics é uma poderosa ferramenta de marketing.
Entender os motivos para instalar o código ado Google Analytics no site é bem simples. É muito comum ver pequenas empresas fazerem ações de marketing digital para atrair mais clientes e gerar mais negócios na sua rede.
O que mais percebemos, entretanto, é a falta de análise dos resultados dessas ações online. O código analytics vai te ajudar a ter todas essas métricas que sua empresa precisa, para saber se está no caminho certo ou não, nas estratégias de marketing digital.
Esse texto deve ajudar você, esclarecendo como funciona o Google Analytics e as vantagens que ele oferece para a sua empresa. Confira que vale a pena:
Para que serve o Google Analytics
Basicamente falando, O Google Analytics vai ajudar você a entender o que acontece no seu site. Através de dados e números, ele vai te mostrar:
Quantas pessoas chegaram até o seu site:
Já na tela inicial, é possível ter um panorama muito interessante sobre as comportamento dos usuários da internet com o seu site. Por meio dessas métricas da tela inicial você pode saber:
Usuários: Quantas pessoas chegaram até o seu site.
Sessões: quantos acessos totais o seu site teve em determinado período. a diferença da primeira métrica está no fato de o mesmo usuário ter entrado mais de uma vez no site.
Taxa de rejeição: Ela mostra como está a interatividade dos usuários com o site. Muitas pessoas acreditam que a taxa de rejeição está ligada ao tempo que o indivíduo permanece no site. Mas na verdade, ela é mensurada pela interatividade com as páginas.
Se alguém chegou em determinada página do site da sua empresa e não clicou em lugar nenhum e fechou a página, é muito provável que o analytics contabilize isso como uma rejeição.
Duração média da sessão: Mostra quanto tempo em média cada sessão permaneceu no site da sua empresa.
Através dessa primeira análise você já pode levantar alguns questionamentos sobre como as pessoas vêem o seu negócio na web.
O tráfego: Você pode ter uma base da quantidade de gente que acessa o seu site dentro de determinado período.
O comportamento: Depois que esse usuário chega até o seu site, como ele se comporta? Ele fica muito tempo ou sai rápido? Ele vê mais de uma página ou não interage com elas?
Saber isso já vai de fazer pensar no que pode melhorar na sua estratégia de marketing.
Outras métricas do analytics
Existem diversas métricas que o Google Analytics mensura. Ouso dizer que praticamente tudo que é importante para você ter sucesso em sua estratégia de marketing digital, ele mensura. dentre essas muitas estão:
- Páginas mais acessadas;
- Métricas de conversão no site;
- Qual o caminho que o usuário percorreu dentro do site da sua empresa;
- Qual dispositivo ele está utilizando (Celular, tablet ou PC)
- Qual o navegador ele utilizou
- A Localização;
- Os horários mais acessados, etc.
São uma infinidade de informações que podem te ajudar a tomar as melhores decisões, na hora de divulgar a sua marca na internet.
Passo a passo para criar o código do Google Analytics
A primeira coisa que deve ser feita para ter o código analytics é criar uma contra gratuita no Google. Em seguida, você deve ir até até a página do Google Analytics se fazer as seguintes ações:
Criar uma conta no analytics:
Preencher as informações que são solicitadas
Neste tópico, várias informações serão solicitadas. Preencha todas elas. endereço do site, fuso horário, nome do site, dentre outras. Mesmo as informações que não são obrigatórias, aconselho a preencher. E bem rápido.
Obter código de acompanhamento
Para obter o código de acompanhamento, basta ir até o menu lateral esquerdo, clicar em “Administrador” e clicar em “Informações de acompanhamento” e Código de acompanhamento:
Em seguida, o Google vai disponibilizar o seu ID de acompanhamento mais o Código de rastreabilidade. Copie o código, conforme a foto abaixo:
Como instalar o código do Google Analytics no site
Acesse o WordPress do seu site e vá até o menu lateral esquerdo, na sessão “Aparência” e em seguida, “Editor”:
Após entrar no editor do site, vá até o menu lateral direito e clique em “Cabeçalho do tema” ou “Header. php”:
Em seguida, cole o código do Google Analytics entre as duas tags </head> e <body> e depois, clique no botão “Atualizar arquivo”:
Pronto, o código do Google Analytics está inserido no seu site. Agora, você pode acompanhar algumas métricas, para saber quem é o seu público e o que eles querem com a sua empresa.
Gostou das dicas? Então Confira como escolher a hospedagem de site para sua empresa!