19th Ave New York, NY 95822, USA

Transformação digital: o que é isso e por que ela é tão importante?

Transformação digital

A transformação digital não é só um termo técnico para as modernices do mundo. Trata-se da mudança de atividades, processos, competências e modelos empresariais com base em diversas tecnologias, que, por sua vez, farão com que um negócio se torne mais eficiente, orientado por dados e ágil.

Se você é dono de um negócio, talvez essa seja a hora para adequar os seus processos ao conceito. Confira, neste post, mais informações sobre o tema e saiba como aplicá-lo ao seu dia a dia!

O que é transformação digital?

Na época da industrialização, o mundo passou por mudanças em que a indústria era o pilar das economias, e, para isso, os instrumentos, técnicas e processos de produção foram alterados. Com isso, os níveis de produtividade aumentaram e mais riqueza foi gerada.

Atualmente, vivemos na era da informação, que também é chamada de “era digital”, e a transformação digital é um fator importante na disrupção entre os processos antigos e os novos. Com ela, uma empresa pode usar a tecnologia para otimizar o seu desempenho, tornar seu negócio escalável, atingir mais gente de forma segmentada e, com isso, ter resultados melhores.

Qual é a importância da transformação digital para pequenos negócios?

É muito importante mencionar que para uma empresa estar inserida no contexto de transformação digital não basta estar presente na web. Estar nas redes sociais e ter um blog é essencial, mas esse conceito é mais abrangente.

Com isso dito, podemos afirmar que transformações digitais não começam com a tecnologia, mas sim com a reestruturação de processos colocando o cliente como centro de tudo. Mas por quê? Bem, com o crescente acesso à tecnologia, a relação entre empresas e consumidores mudaram.

Hoje, há uma interação muito maior e também informação. As mensagens e as avaliações dos consumidores, por exemplo, são constantes e também uma forma de divulgação (ou difamação) da sua marca.

Estar inserido na transformação digital é primordial para pequenos negócios, já que, com estratégias bem pensadas, será possível encantar clientes e maximizar os ganhos. Mas como fazer isso de forma prática? Confira o tópico abaixo!

Como aplicar a transformação digital ao seu negócio?

Para começar, há alguns pontos importantes a serem desenvolvidos. Saiba mais!

Desenvolvimento de habilidades

Ainda que a transformação seja digital, há algumas habilidades humanas indispensáveis para o gerenciamento desses resultados. A persuasão, por exemplo, é uma delas.

Isso porque saber influenciar pessoas, no mundo dos negócios, vai muito além de apenas mostrar aos consumidores que o produto ou serviço vendido é a melhor opção, por exemplo.

A influência também é uma habilidade de relacionamento, tendo em vista que para convencer alguém de alguma coisa, é preciso levar sua perspectiva em consideração.

E, para fazer isso, outras habilidades socioemocionais serão necessárias, como a empatia e a inteligência emocional são algumas delas. Assim, busque desenvolver habilidades para saber se colocar no lugar de seus clientes e oferecer para eles os serviços e soluções certas.

Mudança cultural no negócio

Essa dica está diretamente alinhada à anterior. Isso porque não basta aprimorar habilidades, é preciso, também, relacioná-las com os processos da empresa. Portanto, desenvolva uma cultura que privilegie o digital. Como?

Entenda a linguagem do seu público online, saiba em quais plataformas ele está e faça uso de comunicações multimídia. Mas, para colocar tudo isso em prática, fique de olho na próxima dica!

Criação de um projeto digital

Aqui, será preciso criar um projeto personalizado para o seu negócio. Como começar? Entenda!

Campanhas

Investir em campanhas digitais é essencial para que você tenha visibilidade entre os seus clientes e prospects. Isso porque, antes do investimento, você precisará conhecer o seu público, produzir conteúdo adequado para ele, entender as suas dores e muito mais.

Site

Não é possível fazer parte da transformação digital sem um site, que é o cartão de visitas de um negócio. Hoje em dia, o consumidor busca por informações de produtos e serviços antes de tomar uma decisão — e muitas vezes vai à loja física já sabendo o que quer.

Por isso, forneça todas as informações sobre você, seus produtos e serviços no seu site e ajude o consumidor a fazer essa escolha.

Estratégias de e-mail

Se bem-feitas, as estratégias de e-mail podem aumentar as suas vendas. Mas como fazê-las? Confira o que será necessário:

1. Base sólida de leads

Primeiramente, é preciso ter uma base qualificada e de fato interessada naquilo que você compartilha. Para isso, você deverá captar leads por meio do seu site, materiais ricos, eventos promocionais etc.

2. Conteúdo

O conteúdo do seu e-mail marketing deve ser relevante para o seu público, caso contrário, começará a ser ignorado por aqueles que deveriam lê-lo. O assunto deve ser cativante e o texto mantê-lo interessado.

Além disso, use esse canal para humanizar a marca, falar a linguagem do seu público e ainda tornar o relacionamento com ele mais próximo.

3. Design

De nada adianta um ótimo texto e um design que deixa a desejar. Por isso, pense na legibilidade do e-mail a partir do design e também trabalhe bem a sua identidade visual lá. Crie também pontos de conversão para o usuário, ou seja, botões que convide o leitor para realizar alguma ação, como ler um novo texto em seu blog etc.

4. Materiais ricos

Recebemos vários e-mails por dia, não é? Então, oferecer algo a mais é um diferencial. Envie cupons de desconto, e-books e afins para os seus leitores a fim de manter essa conexão ativa.

5. Análise

Depois de todo esse trabalho, é preciso analisar os resultados, as taxas de abertura do e-mail, de cliques, de conversão, de pessoas que pediram para ser removidas da sua lista de newsletter e ainda quantas vendas foram originadas a partir daquele envio. Assim, você saberá o que continuar fazendo, o que deve ser aprimorado e o que não deu certo.

Para desenvolver todas essas estratégias, busque ajuda com quem entende do assunto. Afinal de contas, é preciso conhecimento técnico para organizar as ideias e colocar a mão na massa posteriormente.

A ideia aqui, foi ajudar você a entender mais sobre a transformação digital, mas também saber quais os primeiros passos para inserir o seu negócio nesse contexto. Mas, se precisa de saber algo mais específico sobre o tema, me fala aqui nos comentários que farei o possível para te ajudar! Abraço!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.