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SEO onpage: O que é isso e para que funciona?

SEO-Onpage

Quem está por dentro de estratégias de marketing digital, possivelmente já ouviu falar sobre SEO Onpage. Basicamente, é uma forma de otimizar as suas páginas, para que estas estejam adequadas às exigências dos motores de busca. 

Mas para ter sucesso em otimizações e estratégias de SEO é fundamental saber para que serve e como fazer isso de forma assertiva. Por isso, preparei esse post, para introduzir o papo sobre SEO e mais especificamente, o SEO Onpage. Acompanhe!

O que é SEO Onpage?

De forma clara e direta, o termo SEO Onpage significa, otimização das páginas do seu site. Quando você ouve algo do tipo: “é preciso trabalhar o SEO onpage da página”. Isso quer dizer que é fundamental otimizar determinada página, para que ela esteja adequada às exigências dos buscadores.

Muita gente acha que ter uma página otimizada é o suficiente para estar nas primeiras posições do google. Na verdade isso é apenas um dos requisitos fundamentais para ter um bom posicionamento.

Leve em consideração que outras empresas também estão preocupadas com essa otimização e, além de explorar ações em diversos canais de aquisição, possivelmente já estão fazendo essas configurações em suas páginas.

Quando falamos de pequenas empresas, isso é ainda mais importante. Concorrer com grandes empresas, que investem quantias altas em marketing parece até injusto, não é mesmo?

Mas existem diversas ações de marketing que podem ser trabalhadas em pequenos negócios, para gerar resultados mais eficazes. 

Qual a importância do SEO Onpage no meu site?

É preciso entender que, para o Google, melhorar a experiência dos usuários é o mais importante. Quanto melhor for a experiência da pessoa com o Google, mais ela vai continuar usando o buscador. 

E para ter uma boa experiência de navegação na web, o Google apresenta sempre para o usuário, o melhor resultado da busca que ele fez. E quando falamos de melhor resultado, queremos dizer que se trata de um resultado que vai resolver a dúvida do usuário.

Por isso, é muito importante que, além das otimizações de SEO, suas páginas respondam à busca dos usuários, de forma clara e completa. Com links de referência, imagens sobre o assunto, palavras-chave sobre o termo buscado, ou palavras relacionadas.

Mas para que você consiga mostrar para o google que suas páginas atendem esses requisitos, é importante saber como configurá-las. Por isso, preste bem atenção no próximo tópico.

O que levar em consideração ao otimizar as páginas do site?

Diversos fatores devem ser levados em consideração ao otimizar uma página. Vamos começar com algumas dicas relevantes para que seu conteúdo seja bem visto e bem posicionado:

Otimização dos títulos e subtítulos

Uma das coisas mais importantes em SEO é o título. Ele precisa está diretamente relacionado ao conteúdo da página. Não adianta fazer um título maravilhoso se ele não condiz com o conteúdo.

O recomendado é que o título do post seja objetivo e desperte o interesse do leitor, mas que ele vá de encontro com o que realmente existe no texto. Isso vale também para subtítulos que são muito importantes para fazer com que a estrutura do seu texto seja amigável para a leitura. 

Caso seu texto seja muito grande e, apenas uma parte dele pode interessar ao leitor, a inclusão de subtítulos é fundamental para gerar uma boa experiência de leitura. Com isso, o leitor pode ir no ponto certo pelo qual fez a busca. 

Mas antes de começar a produzir o seu texto, leve em consideração, o planejamento do conteúdo e pontos importantes para estruturá-lo da melhor forma.

 

Palavra-chave

Faça uma pesquisa prévia de qual palavra-chave vai utilizar no texto e garanta que ela esteja no título do post. Se puder, considere colocá-la também em pelo menos 01 subtítulo. 

Não é necessário encher o post com a palavra-chave escolhida. É melhor que o texto seja natural e que responda à pergunta do usuário. 

Otimização das imagens

Ao colocar imagens no post é fundamental que elas sejam nomeadas para o assunto no qual o texto se refere. Um exemplo disso é o caso de escrever algo sobre aviões. Nomear as imagens com a palavra-chave ou algo relacionado ao tema é fundamental.

Links internos na página

É muito comum que um texto não leve todas as informações sobre um determinado assunto. Mas se o seu site ou blog contém mais materiais que falam sobre o tema, ou que complementam de alguma forma o assunto abordado, faça linkagens no texto, para essas páginas.

Title tag

Essa parte, apesar de estar direcionada ao título, não necessariamente deve ser o mesmo texto do título. Mas deve deixar claro como você quer que essa busca apareça nos resultados de pesquisa. 

Uma dica sempre boa é inserir a palavra-chave nesta área, mas também fazer um texto mais direto e chamativo para os usuários.

Meta descrição

Faça uma pequena descrição sobre o que a que o texto se refere. Lembre-se que é essa descrição que vai aparecer nos buscadores, quando o usuário fizer uma pesquisa sobre o tema. 

Então, capriche na descrição e seja direto, informando o que o usuário vai encontrar no texto. Outro ponto indispensável é inserir a palavra-chave na meta descrição.

Trabalhar o SEO Onpage do seu site é fundamental para melhorar o posicionamento junto aos buscadores, mas também para que suas páginas tenham uma boa performance e se destaque em relação à concorrência. 

Faça uma avaliação de como estão as suas páginas, para ter uma noção do que precisa ser otimizado. Busque ajuda com profissionais especializados, para orientar o que é indispensável e como aplicar essas otimizações no seu site e lembre-se sempre que o seu conteúdo deve responder ao máximo possível, as dúvidas de quem buscou informações sobre o tema.

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