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Como fazer a publicidade online e quais canais utilizar?

Publicidade online: entenda como fazer

A publicidade online é uma das grandes vantagens do marketing digital. Isso porque você pode fazer ótimas campanhas, de acordo com a segmentação do seu público, e colher resultados rápidos. Sem falar que essas ações não irão pesar no seu orçamento, já que o custo-benefício é bastante vantajoso e você decide quanto pode gastar.

Em relação às offline, a publicidade online também permite que você acompanhe os resultados enquanto a campanha é feita, podendo investir mais para conquistar resultados expressivos. Você também consegue um relatório completo, que permite entender a performance e quantas pessoas foram impactadas, trazendo uma inteligência diferenciada às ações.

Elas também são mais simples de serem feitas, pois as ferramentas são bastante intuitivas. Como você viu, vantagem tem de sobra! Então, como fazer a publicidade online? É isso o que vamos mostrar a seguir!

Publicidade online: qual plataforma escolher

Antes de mais nada, entenda qual plataforma é a ideal para sua campanha. Você pode escolher, por exemplo, Facebook, Instagram ou Google AdWords — de acordo com o que faz mais sentido para seu público.

No Google, você pode apostar em links patrocinados e trazer mais tráfego à sua loja virtual. Já nas duas redes sociais, trazem um tráfego mais direto também, além de permitirem uma variedade de anúncios, como vídeos, imagem, carrossel de imagens etc. 

A seguir, nós explicamos melhor cada uma das plataformas e como criar sua publicidade online. Vamos nessa?

Google AdWords

Mais conhecido agora como Google Ads, é uma ferramenta que permite que seu site, blog ou loja virtual apareça entre as primeiras posições patrocinadas do Google. Vale a pena porque esse é o buscador mais famoso entre as pessoas. O Ads permite que você faça cinco tipos de anúncio, como:

  • rede de pesquisa, aqui o Google mostra seu anúncio nos resultados de busca de acordo com as palavras-chave pesquisadas;
  • rede de display, interessante para quem quer anunciar em outros sites, como portais de notícia;
  • Google Shopping, para o usuário ir direto às opções de produto de acordo com a necessidade de compra;
  • vídeo, formato que ajuda demais no engajamento. Você pode anunciar no YouTube Ads;
  • apps, opção que automatiza os processos de disparar e personalizar as campanhas.

Para fazer publicidade online no Google Ads, siga os seguintes passos:

  • crie sua conta no Google Ads;
  • preencha os dados referentes aos seus anúncios;
  • defina o orçamento a ser gasto — existe um mínimo exigido;
  • crie a campanha, de acordo com as cinco opções mencionadas;
  • insira a URL do site ou loja virtual;
  • defina quem é seu público alvo e vá preenchendo os passos seguintes.

Instagram Ads

O bacana de anunciar no Instagram é que você pode optar pelo feed ou pelos anúncios nos stories — ambos trazem bons resultados. A questão principal aqui é entender o que o seu público usa mais, ok? Para isso, os passos são os seguintes:

  • ter uma conta no gerenciador de negócios do Facebook;
  • configurar a conta do seu Instagram;
  • cria a sua campanha;
  • delimitar o orçamento diário e o tempo de publicação da ação;
  • fazer a segmentação do público;
  • alterar a localização;
  • fazer o seu anúncio;
  • revisar o conteúdo e publicar.

Facebook Ads

O Facebook é uma rede social que já não chama tanto a atenção do público jovem — para eles, o Instagram funciona melhor. Mesmo assim, é uma das redes sociais preferida dos brasileiros e tem atraído pessoas mais velhas, inclusive acima dos 60 anos. Para anunciar nesta rede, acompanhe as dicas:

  • abra ou crie uma conta no gerenciador de negócios do Facebook (sim, é o mesmo do Instagram)
  • defina o objetivo, como reconhecimento de marca, alcance ou tráfego;
  • segmente o público — uma dica: quanto mais nichado, mais sucesso na estratégia;
  • escolha o posicionamento do anúncio;
  • defina o que vai gastar na campanha;
  • crie o anúncio e publique.

A sua publicidade online será sempre mais eficaz quando você fizer uma segmentação adequada de público-alvo, construir anúncios que conversem com sua buyer persona, revisá-los com atenção e for aprendendo com os relatórios de resultado. Por isso, faça monitoramentos constantes.

Gostou de saber sobre o tema? Então, que tal ler sobre os erros que você NÃO pode cometer nas redes sociais?