Se você tem uma empresa digital ou faz vendas e divulgação na internet, sabe que não dá para se acomodar, caso contrário, a concorrência encosta ou até ultrapassa, não é? É por isso que existem algumas melhores práticas pra quem já tem um negócio online.
São cuidados recorrentes que você precisa ter para manter as engrenagens da sua empresa funcionando da melhor maneira. Fazendo a comparação com uma máquina industrial, essas práticas para quem já tem um negócio online correspondem a manutenção preventiva, o que permite estar sempre em dia.
Eu separei as principais e mais importantes a seguir. Confira comigo!
1. Aperfeiçoar o marketing digital
O marketing digital é essencial para que seu negócio seja conhecido por mais pessoas. Por exemplo, se você tem um blog e trabalha bem as práticas de SEO, pode receber visitas de potenciais clientes até do outro lado do mundo. Isso permite que sua clientela cresça e sua marca ganhe relevância.
Minha sugestão é fazer Inbound Marketing, ou seja, conteúdos otimizados para sua persona, mas também investir em Ads, seja do Google ou do Facebook. Afinal, a campanha de mídia paga permite chegar mais rápido nas pessoas prontas para comprar! Se você não sabe muito do assunto, vale contar com uma consultoria de marketing para micro e pequenas empresas!
2. Apostar na análise de dados
Hoje, não temos mais espaço para achismos e intuições no mundo dos negócios. Dessa forma, o melhor a fazer é tomar decisões baseadas em dados, uma das melhores práticas pra quem já tem um negócio online. Para tanto, as recomendações são analisar sempre o Google Analytics de seu site e blog, verificar o ticket médio de seus clientes, a taxa de churn e demais informações que mostram qual o caminho a ser seguido.
Se você vê o Analytics caindo muito, consegue recorrer a possíveis ações que vão melhorar. Se as vendas estão baixas, pode pensar em uma campanha promocional. Mas veja: todas as decisões são baseadas em dados e de acordo com suas metas. Sim, metas são essenciais para garantir um ótimo faturamento.
3. Contar com as ferramentas certas
No tópico anterior, eu falei de Google Analytics, certo? Ele é essencial para analisar sua performance online, mas não é a única ferramenta. Existem diversas outras, como o SEMRush, que permite entender mais sobre as intenções de busca do seu cliente.
Ainda é interessante uma ferramenta de automação de marketing, para disparar e-mails e fazer a segmentação certinha, o que vai agilizar seu ciclo de vendas.
4. Usar um sistema de CRM
O CRM também é uma ferramenta, mas é tão essencial que decidi colocá-lo sozinho em um tópico. Com um CRM você integra todos os seus dados e consegue criar um dashboard para monitorar rapidamente as informações que mais importam ao seu negócio. Pra quem trabalha com mais pessoas, é o CRM que ajuda muito que todos estejam vendo os mesmos dados, por exemplo.
Uma boa notícia é que existem versões gratuitas, como o RD Station CRM e o HubSpot CRM, o que permite que você pague apenas se sua empresa crescer e precisar de mais acessos.
5. Fazer pesquisas de satisfação constantes
A pesquisa de satisfação traz muita clareza sobre o que pode melhorar no seu negócio e o que você já faz bem, ou seja, o que é uma força da sua empresa e pode se tornar uma estratégia de marketing. Pense só: se você tem um ótimo atendimento e suporte, coloque a informação em suas campanhas.
Para fazer as pequisas de satisfação, você pode ter o NPS. Essa metodologia pergunta, de 0 a 10, qual a chance de o cliente te indicar a outras pessoas. Quanto mais perto de 10, melhor. Quanto mais longe, é preciso investigar para fazer ações de melhoria. Mas tem mais! Conversas com clientes e pesquisas via formulário do Google podem complementar o NPS e são muito válidas.
6. Considerar ter um aplicativo
Se você já tem uma presença digital forte, reflita sobre ter um app para seu negócio, que também é uma das melhores práticas pra quem já tem um negócio online. Vale até pensar em uma campanha de fidelização, com descontos ou premiações conforme os clientes fazem mais aquisições.
O cuidado aqui é desenvolver um aplicativo que seja interessante o suficiente a ponto de os clientes não o excluírem assim que baixar, ok?
7. Realizar parcerias
Parcerias com lojas de segmentos complementares podem trazer mais clientes e crescimento de faturamento de forma rápida e regular. Um exemplo: se você tem um e-commerce de cosméticos, a dica é realizar parcerias com salões de beleza e centros de estética.
Um cupom promocional pode trazer mais possibilidades de fechar negócio. Mas aí não se esqueça: cabe a você encantar esses clientes novos para que eles sigam comprando mais e mais e até indicando novas pessoas.
8. Usar influenciadores digitais na sua estratégia
Para aqueles que já tem uma estratégia de marketing bem desenhada, considere contratar influenciadores ou microinfluenciadores para fazer campanhas de divulgação dos seus produtos. Pode ser uma série de stories no Instagram, um post no feed ou mesmo algum tipo de sorteio.
Essa é uma forma de atrair mais clientes de um jeito rápido, sem falar que isso traz mais relevância à sua marca também.
9. Ficar de olho nos concorrentes
Isso sempre, não tem jeito! A ideia é entender o que eles estão fazendo e sempre se antecipar às novidades. Não digo para você copiar uma estratégia, mas ir além. O caminho é entender sobre as técnicas de benchmarking e aplicar no seu dia a dia com constância — essa, sem dúvida, é uma das melhores práticas pra quem já tem um negócio online.
10. Estudar sobre empreendedorismo
Ninguém nasce sabendo tudo sobre empreendedorismo, não. Todos os empreendedores de sucesso estudaram demais e foram colhendo os resultados aos pouquinhos. Portanto, faça cursos (a internet está cheia de cursos gratuitos, é só começar), leia, siga pessoas bem-sucedidas do seu e de outros segmentos e vá colocando as dicas em prática.
Você viu que são várias as boas práticas pra quem já tem um negócio online, né? Mas não precisa colocar todas pra funcionar agora, ou você fica de cabeça quente. Entenda quais são as principais necessidades e vá agindo para sanar dores pontuais. Depois, olhe para o todo e vá aprimorando o negócio.
Aproveite que está lendo para melhorar seu negócio e veja este artigo com dicas para elaborar um plano de marketing!