Com certeza você deve seguir alguns influenciadores e microinfluenciadores. Também é certo que você já deve ter se perguntado se o serviço ou o produto que aquela pessoa está promovendo não seria ótimo para você. Ou mesmo comprado por influência.
Pessoas influenciam pessoas, isso é fato. Podem ser influenciadores ou mesmo aqueles que a gente gosta, como um amigo ou alguém da nossa família. Quantas vezes você não deu preferência a um médico indicado por um parente, não é?
A verdade é que esse marketing de influência sempre existiu. Por exemplo, antes de a internet ser tão acessível, quando uma moda era lançada em novelas e, pouco depois, todo mundo queria o brinco que determinada atriz usava ou a cor do esmalte que ela usava.
Com a internet, todo mundo pode virar influenciador e muitos tornaram esse um negócio bem lucrativo. Além disso, muito mais gente pode ser impactada por essa influência. Nomes gigantes passaram a existir, como Whindersson Nunes, Felipe Neto e Maisa Silva.
Entretanto, esses grandes influenciadores são caríssimos para pequenos negócios, concorda? E é aí que entram os microinfluenciadores. Entenda mais a respeito!
A diferença entre influenciadores e microinfluenciadores
Seja influenciador ou microinfluenciador, todos eles têm a mesma serventia: levam o público a se interessar por algo, graças ao poder que construíram, principalmente com a internet. E podem fazer sua marca crescer em visibilidade. A diferença está na quantidade de seguidores.
Os influenciadores têm um número absurdo de pessoas que os seguem, muitas vezes acima de um milhão. É gente demais, mas são pessoas que nem sempre prestam atenção no conteúdo produzido.
Afinal, esses gigantes da internet são pessoas de negócio — às vezes, publicam sobre marcas pelas quais são contratados sem ter muito a ver com o produto ou serviço — como um garoto-propaganda. Também costumam fazer um texto mais fabricado sobre o objeto da propaganda, o que influencia pouco e mal causa engajamento.
Em compensação, os microinfluenciadores têm entre 10 mil e 100 mil seguidores, às vezes até menos que 10 mil. São pessoas gente como a gente de verdade, que, no geral, trabalham e não encaram a internet como um negócio ou profissão — no máximo, é um hobby ou uma segunda fonte de renda. Eles são pessoas que falam sobre assuntos mais nichados, como:
- construção;
- carros;
- moda segmentada (plus-size, fitness, bebê etc.);
- faxina;
- pets;
- beleza segmentada (como cabelo crespo ou cacheado, pele com acne);
- determinado tipo de esporte, entre outros.
Dessa forma, o conteúdo que eles publicam é bem focado e faz com que um público mais fiel o consuma, que está mesmo interessado no conteúdo. Esse público é mais engajado: comenta, compartilha e realmente aproveita as dicas dadas. Por isso, o engajamento que um microinfluenciador tem é mais do que um influenciador superconhecido.
O cuidado com o conteúdo do microinfluenciador é mais pessoal e acaba chamando mais atenção, sendo mais específico e direcionado do que alguém muito famoso.
Onde estão os microinfluenciadores
Supondo que você tem um negócio de roupa infantil e, na sua cidade, uma mãe tem um perfil superseguido ou ela mesma criou um perfil para o filho que está bombando. É esse tipo de pessoa que vale contratar para fazer uma parceria com o seu negócio.
Outra forma de encontrar pequenos influenciadores é por meio das hashtags mais seguidas. Se você tem uma loja de produtos para carro, buscar por hashtags nichadas, como #carrosdoBrasil, #parachoque, entre outros, é um caminho para descobrir microinfluenciadores que estão fazendo sucesso.
Às vezes, até mesmo no seu bairro ou na sua região tem alguém se destacando que vale a pena fazer o contato e entender se ele pode ser uma boa opção para a sua estratégia de marketing digital.
As vantagens em apostar nos microinfluenciadores
Apostar em pessoas menores e mais focadas é uma ótima solução, até porque contratar um influenciador grande beira o impossível — um único post no Instagram pode custar mais de R$ 150 mil.
Então, conheça as vantagens:
- é mais barato e possível — as negociações são mais fáceis também, na maior parte dos casos, você negocia direto com o microinfluenciador. Já com os grandes, o negócio passa por agentes e acaba sendo indireto;
- como falamos, o engajamento é maior também, porque estamos diante de um nicho — o microinfluenciador é seguido por pessoas mais engajadas, que confiam no conteúdo que ele produz;
- trata-se de microinfluenciadores mais autênticos, com propriedade e domínio sobre o assunto que tratam, com um jeito de falar característico. Eles falam de um universo menor, em vez de querer atingir muito mais gente.
As táticas para acertar na estratégia com microinfluenciadores
Primeiro ponto se você quer contratar um microinfluenciador para fazer sua marca ganhar mais destaque: busque alguém que esteja, de verdade, relacionado com o seu negócio.
Por exemplo, não vale contratar alguém que bomba na internet para falar dos seus produtos vegetarianos se essa pessoa não segue o vegetarianismo e come carne, além de usar acessórios de couro animal. Isso acaba sendo o famoso tiro no pé. Trago mais dicas a seguir!
Escolha aqueles que fazem sentido com o negócio
Vá direto naqueles que fazem sentido: um especialista em carros para seu negócio automotivo ou uma mulher estilosa para sua loja de roupas. Um nutricionista ou profissional de educação física para sua marca de produtos saudáveis e por aí vai.
Também siga por um tempo, pra entender a imagem que a pessoa tem, se não entra em polêmicas que podem ferir seu negócio.
Considere uma promoção cruzada
Vocês podem combinar que o influenciador vai falar da sua promoção em determinadas postagens e, depois, repostar isso no feed ou stories da sua marca. Assim, seguidores dessa pessoa chegam até sua loja.
Confie na comunicação do microinfluenciador
É interessante orientá-lo sobre o que falar, detalhes do produto, preço promocional e outros detalhes. Mas não faça um texto pronto, confie na forma de comunicação desse influenciador.
Evite permutas
Dar um produto em troca de aparecer na rede social do microinfluenciador nem sempre é um bom caminho. Combine um valor fechado, para manter o profissionalismo do negócio. Se possível, faça até um contrato.
Os microinfluenciadores são pessoas possíveis de serem contratadas por micro e pequenas empresas e empreendedores que estão começando. Também é um ótimo jeito do seu negócio ganhar visibilidade. Siga minhas dicas o quanto antes, hein!
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