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Precisamos conversar sobre marketing para microempreendedores

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Por muitas vezes, você já deve ter se perguntado: como utilizar estratégias de marketing para microempreendedores e aumentar as vendas?

Sabemos que a internet é uma excelente opção para pequenas empresas e microempreendedores.

Para negócios onde os recursos de investimento são limitados, ações de marketing digital podem ser uma das soluções viáveis para a divulgação e exposição da sua marca. 

Um dos pontos principais é que muitas das ações de marketing digital têm vida longa, fazendo com que os custos sejam pulverizados ou sejam feitos de acordo com as suas possibilidades.

Por exemplo, uma campanha de Facebook Ads, os famosos anúncios do Facebook, tem um tempo de duração específico e é possível investir o quanto você julgar interessante. Já um blog tem vida longa e faz o custo inicial, que já é baixo, ser bem acessível. Então, vamos aos fatos!

Precisamos falar de presença na web

Ter presença online e promover conteúdos que interessam ao seu público-alvo são ações indispensáveis, que auxiliam na geração de valor para os clientes, além de aumentar a percepção da marca.

Como já citamos em outras publicações, atualmente mais de 60% da população brasileira possui acesso à internet e isso implica em uma mudança na forma de comprar.

As pessoas buscam informações constantemente nos canais digitais, sendo que algumas preferem realizar compras e solicitar serviços por esses canais, sem nem sair de casa.

Assim, alguns recursos se tornam indispensáveis, como:

  • criar uma loja virtual, 
  • ter um blog;
  • marcar presença nas redes sociais.

O motivo? Sobretudo porque o custo de investimento é baixo e possuem rápida capacidade de resposta nas pesquisas com o consumidor.

Quanto a esses três itens citados, lembre-se de que um não exclui o outro. Eles são complementares: o blog e as redes sociais são imprescindíveis para levar as pessoas até a loja virtual.

O interessante da presença digital é construir um relacionamento com as pessoas, não apenas forçar a venda. Por isso, oferecer conteúdos no blog e interagir nas redes sociais é fundamental.

As vantagens de construir sua presença digital

Pensando que toda nova compra começa no ambiente virtual, a primeira vantagem é ser visto e lembrado. Mas as facilidades não param por aí, como vamos mostrar na sequência!

Lembrança de marca e visibilidade

Estar no digital é uma garantia de que as pessoas irão chegar de forma espontânea até você, sem forçar a barra. Seu blog, site e suas redes sociais são uma garantia de divulgação, assim, você não precisa gastar com outros meios, como propagandas em jornais e rádios, cujos altos custos podem até impossibilitar a campanha

Um dos cuidados é falar a mesma língua dos seus clientes e trazer informações que sejam relevantes. Isso fará com que sua marca seja lembrada com carinho e por quem pode ser mesmo seu futuro cliente.

Baixo custo 

Um blog envolve poucos custos, como registro de domínio, a hospedagem e a plataforma usada. Muitas vezes, você pode escolher uma plataforma de plano básico e ir melhorando conforme crescem os acessos.

Também será preciso conteúdos, que podem ser feitos por você ou por especialistas no assunto. Mas ainda assim, o custo é pequeno e a duração da estratégia é infinita, pois é possível ir atualizando as postagens.

Mensuração de resultados

Uma das principais vantagens do marketing digital é que tudo pode ser mensurado em tempo real. Postou um novo conteúdo no blog e divulgou nas redes sociais? Já é possível acompanhar no Google Analytics a performance. 

Fez uma promoção nova? Veja quantos possíveis clientes foram impactados. Tudo isso traz mais inteligência e conhecimento de público, dados que vão tornando a estratégia mais redonda.

Como usar o marketing para microempreendedores na prática

Outra dica importante para o pequeno empreendedor é a construção de uma lista de e-mails com seus potenciais clientes.

Ter redes sociais é muito importante, mas entenda que você não é dono de nenhuma delas. Em qualquer momento, o Facebook pode excluir sua página sem ter a obrigação de prestar esclarecimentos para você.

Isso acontece em qualquer rede social. Contudo, ter uma lista de e-mails forte, um site ou blog que falem mais sobre seus produtos e serviços é uma boa sugestão para começar a independência online.

Por isso, aposte em campanhas e materiais que possam ser oferecidos ao público em troca do e-mail. Com isso, você abre um canal de comunicação importantíssimo e pode, por exemplo, enviar promoções e conteúdos diretamente a essas pessoas, aumentando a taxa de conversão e falando com quem, de fato, quer saber da sua marca.

Existem ferramentas de automação que fazem isso para você, basta criar algumas regras básicas.

 

Utilizar o marketing digital para promover e alavancar negócios é indispensável para qualquer empresa. Para o microempreendedor é uma boa oportunidade, pois muitas ações podem ser executadas pelo próprio dono do negócio.

No entanto, é preciso pesquisar e buscar informações para saber quais ferramentas utilizar e qual a melhor estratégia para cada tipo de mercado.

Comece conversando com o seu público. Esteja presente onde ele está. Seja lembrado e ofereça soluções interessem aos seus consumidores.

Gostou de saber sobre a importância do marketing para microempreendedores e já quer colocar a mão na massa? Então, comece lendo sobre a criação de buyer persona!