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Ferramentas de marketing: quais são as melhores para microempresas?

Ferramentas de marketing digital

Se você quer aperfeiçoar sua estratégia e planejamento de marketing, a boa notícia é que existem inúmeras ferramentas de marketing que facilitam demais suas tarefas, deixando tudo mais organizado e mais prático, o que vai profissionalizar o negócio.

Mas qual delas realmente faz sentido você usar? Até para não ficar perdendo muito tempo com ferramentas que não vão agregar no dia a dia, não é? 

São essas as respostas que eu trago nesse texto! Vou explicar mais a fundo cada uma das ferramentas de marketing para que você escolha aquelas que precisa, de fato. Vamos começar?

Para o planejamento e a estratégia

Antes de pensar em redes sociais, blog e qualquer outro canal para divulgar seus materiais, você precisa de um planejamento detalhado e uma boa compreensão dos diferenciais do seu negócio. Por isso, as ferramentas de marketing a seguir devem ser o primeiro passo.

Plano de marketing

Um bom plano de marketing é uma análise extensa que vai traçar todo o planejamento da estratégia. Por exemplo, é interessante estudar seu público, construir a buyer persona e entender as redes sociais que serão usadas.

Depois, você pode detalhar a forma como irá se comunicar com o público: se forem pessoas jovens, você deve optar por uma linguagem mais leve e até com algumas gírias e memes. Agora, para um público mais corporativo, vale pensar em um tom mais formal, com vários dados e números relevantes.

Além disso, o plano de marketing deve ter bem especificado quantos posts serão feitos por semana, os dias e os horários das publicações, quais são os tipos de postagem, entre outros. Quanto mais rico em detalhe, mais simples para seguir!

Benchmarking

Eu já expliquei em detalhes o que é o benchmarking e como ele deve ser feito, você se lembra? Mas, basicamente, é uma análise da concorrência, ou interna, que permite a você entender como você pode melhorar seus produtos e seus serviços perante a concorrência, ganhando mais espaço no mercado.

O benchmarking deve ser feito com certa frequência, porque todas as estratégias variam, certo? E isso permite que sua empresa não perca nenhuma chance de progredir.

Matriz SWOT

A matriz SWOT, ou FOFA, é essencial também para entender melhor o seu negócio em uma visão interna e externa. FOFA é uma sigla para Fraquezas, Oportunidades, Forças e Ameaças.

Assim, forças e fraquezas dizem respeito à sua própria empresa. Por exemplo, seu atendimento elogiado é uma força, da mesma forma que seus funcionários engajados. Já as fraquezas podem ser o mix pequeno de produtos e os poucos canais de venda.

Quanto às oportunidades, são as que vêm de fora. Como a pandemia, que trouxe a chance de você vender pela internet, enquanto a ameaça também tem a ver com o ambiente externo, como fornecedores que atrasam entregas.

Entender cada um desses pontos permite que você explore os pontos positivos e se cerca de cuidados em relação aos negativos.

CRM

CRM é uma sigla em inglês para customer relationship management, traduzindo: gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Na prática, é uma ferramenta que permite que você tenha fácil todas as interações dos clientes e possíveis clientes, o que lhe dá mais conhecimento para melhorar suas estratégias. Por exemplo, quantas pessoas baixaram seu e-book? Quem abriu seus e-mails e quem clicou nas CTAs? Também é possível acompanhar os visitantes que viraram leads.

Dessa maneira, você pode segmentar as pessoas, enviando os materiais que mais fazem sentido em relação à jornada do cliente. Também é possível acompanhar os clientes de um jeito mais próximo, o que ajuda na fidelização.

Então, qual software de CRM você deve usar? Uma sugestão é o CRM da HubSpot, 100% gratuito e com muitas funções de automatização que vão trazer ganhos importantes à sua estratégia.

Para a gestão 

Não importa se você trabalha sozinho ou se tem algumas pessoas na sua equipe, a organização é parte fundamental de um trabalho bem-feito. E você tem ótimas ferramentas para se organizar online, veja só!

Asana

Asana é um software que permite criar metas e ir gerenciando, passo a passo, conforme as tarefas forem avançando. É visual e muito simples de usar, você pode ir arrastando e soltando para ajeitar as tarefas.

A boa notícia? Ele é 100% gratuito para quem trabalha com até 15 membros na equipe.

Trello

O Trello tem função bem parecida com o Asana — ele conta com cartões, listas e quadros que permitem organizar o trabalho em equipe, deixando bem claras as funções de cada um. Pode ser usado de onde você estiver, inclusive no celular. Também é gratuito.

Para medir a performance

Um fato sobre o marketing digital: você precisa medir suas ações e entender como está avançando ou não na estratégia. É por isso que as ferramentas de marketing para monitorar sua performance são tão essenciais. Conheça as que eu selecionei!

Google Analytics

Se você tem blog, site ou uma loja virtual, o Google Analytics é como o pulmão da estratégia. Você precisa acompanhar o tempo todo para entender quais são as páginas mais acessadas, como estão sua taxa de rejeição e de onde vem o seu público. É ele que indica o quanto seu trabalho de SEO tem sido importante.

O Analytics permite medir tudo isso, além de verificar as taxas de abandono de carrinho e o tempo de permanência no site. Essas informações são puro ouro para que você crie uma estratégia superacertada!

MozBar

MozBar é uma extensão que pode ser baixada para Chrome e Firefox. Essa extensão possibilita analisar sites diversos no que diz respeito à prática de SEO, dessa forma, você pode ver como sua empresa está posicionada perante a concorrência.

SEMRush

Você já ouviu falar em palavras-chave? São por meio delas que o público chega até você, depois de pesquisar no Google. E o SEMRush ajuda demais a entender quais são as palavras-chave que seu público mais busca.

Também permite que você faça uma auditoria em seus conteúdos, para que você os atualize e siga se posicionando bem. Outro ponto é que ele mostra como sua concorrência está em relação ao tráfego.

Para administrar os canais

Seja o site, seu blog ou as redes sociais, você precisa de boas ferramentas de marketing para agendar as publicações, em vez de parar tudo o que está fazendo para postar algo novo. Então, confira as minhas dicas!

HootSuite

Trabalhar todas as redes sociais com uma única plataforma? Sim, isso é possível graças ao HootSuite: com ele, você mantém Facebook, Twitter e Instagram atualizados e vai verificando também o desempenho de cada uma das redes, de acordo com os posts.

Também é possível responder aos seus seguidores, fazendo com que as interações fiquem mais organizadas.

Postgrain

O Post Grain foca o trabalho no Instagram. Assim, você pode programar as postagens, responder o público e monitorar as interações de um jeito bem mais organizado.

CMS

CMS é uma sigla para Content Management System, ou seja, uma plataforma para gerenciamento de conteúdo. Na prática, é a plataforma que possibilita que você edite seu site ou seu blog e também suba as novas publicações.

O WordPress é um dos CMSs mais conhecidos e interessantes, porque ajuda que você tenha um ótimo posicionamento nas buscas do Google, afinal, ele permite trabalhar ótimas práticas de SEO.

Para facilitar a produção

E-mails, agenda, ferramentas de bate-papo, salas virtuais para suas reuniões… Você pode usar um único pacote para tudo isso. Além disso, para criar peças com um ótimo visual também há uma ferramenta de marketing específica. Eu mostro a você!

Google Workspace

O Google Workspace, antigo G Suite, tem e-mail, agenda, bate-papo, planilhas, documentos, apresentações e salas de reunião que podem ser usados online. Assim, você edita e guarda seus documentos direto na nuvem, o que ocupa menos espaço em seus computadores.

Outro ponto é que você acaba trabalhando de onde estiver, porque, uma vez que está tudo salvo na nuvem, você não precisa ficar levando HD externo ou mesmo seus computadores pra lá e pra cá.

Microsoft Office

Microsoft Office é o equivalente ao Google Workspace, mas com Word, Excel, Skype, entre outros. Você também pode trabalhar online, de onde estiver, com aplicativos superconhecidos do mercado.

Canva

Você não sabe como diagramar e criar boas peças visuais para Instagram e Facebook? E se eu lhe disser que o Canva facilita demais a sua vida?

Essa ferramenta de marketing digital traz inúmeros templates que ajudam demais no seu dia a dia, também conta com peças em um tamanho ideal para as mais diversas redes sociais. Com ele, você pode desenvolver cartões pessoais, apresentações e uma infinidade de outras propostas!

Sua empresa pode evoluir muito com todas essas ferramentas que eu apresentei aqui, e o melhor de tudo: a maioria delas é gratuita, principalmente para micro e pequenas empresas. Ou seja, não tem desculpa para não começar a usar. Minha dica é ir pesquisando e conhecendo todas elas aos poucos e verificar as que mais fazem sentido, ok?

Ficou na dúvida sobre todas as ferramentas de marketing e marketing digital? Calma! Você pode contratar uma consultoria de marketing para pequenas empresas, que vai ajudar muito a estabelecer o passo a passo! Que tal solicitar um orçamento?