2021 começou com as mesmas necessidades de 2020, um ano que marcou a nossa capacidade de nos reinventar devido à pandemia. Com o isolamento social, muitos negócios precisaram se transformar e novas necessidades também surgiram.
Assim, existem diversas ideias em alta para empreender em casa em 2021, resultando em negócios lucrativos. Se você já tem uma empresa, este texto também pode trazer algumas dicas para readequar sua marca nesse momento tão diferente da nossa economia.
Então, veja a seguir as ideias em alta pra empreender em casa em 2021. Certamente, alguma delas está dentro das suas possibilidades e pode fazer seu faturamento ser mais alto!
1. Desenvolvimento de infoprodutos
O desenvolvimento de infoprodutos é uma das ideias em alta pra empreender de casa em 2021 porque é algo amplo, no qual você pode mostrar todas as suas capacidades.
Por exemplo, você é um ótimo cozinheiro? Pode desenvolver um curso online com dicas para as pessoas cozinharem em casa — afinal, não é todo mundo que tem essa habilidade. É bom em desenvolvimento de sites e aplicativos? Pode empreender nessa área também, já que o digital é o ponto de partida pra melhorar a rentabilidade de qualquer negócio.
Neste item, podemos dizer que o céu é o limite e que, quanto mais criatividade, mais chances de você se dar bem. Antes de tudo, faça um benchmarking da área e entenda a concorrência e o mercado no qual você pretende entrar.
2. Lojas virtuais e e-commerces
Supondo que você já tem um negócio físico. Saiba que está mais do que na hora de levá-lo para a internet. E esqueça a história de que o seu negócio não tem como ir para o digital, viu? Tudo é possível.
No geral, há três caminhos para fazer vendas na internet. As lojas virtuais, perfeitas para negócios menores e que ajudam você a ter uma presença virtual mais encorpada, já que uma loja virtual pode ser acoplada no seu site.
A segunda opção é vender em marketplaces, como Amazon ou Mercado Livre. Nesse caso, a estrutura está toda pronta e você só precisa anunciar seus produtos, fazendo uma boa gestão do estoque. A última opção é ter um e-commerce próprio — aqui, você vai precisar de mais estrutura e isso também envolve mais gastos. Ou seja, é uma opção para negócios maiores e com mais tempo de mercado.
3. Aulas particulares
As aulas particulares são uma necessidade que sempre existiu. Seja para seu filho que precisa de uma ajuda extra em matemática, para um idoso que quer entender mais de tecnologia ou para falar inglês, língua essencial hoje em dia.
O interessante das aulas particulares como uma das ideias em alta para empreender em 2021 é que ela pode virar uma renda extra, o que é sempre muito bem-vindo, não acha? Se você já tem um negócio, mas tem muito conhecimento am algo e conta com boa didática para ensinar, este é o momento.
Para começar a dar aulas, ofereça seus serviços, sejam em informática, português, matemática etc., para as pessoas mais conhecidas, peça que indiquem você a outros e também crie um perfil em redes sociais para ampliar as possibilidades. Dessa maneira, você cria uma rede de contatos bem interessante.
Vale dizer que as aulas particulares hoje não pedem que você saia da sua casa e vá para a residência do aluno, viu? Na maior parte das vezes, as aulas podem ser feitas por plataformas digitais, como o Zoom e o Meet, do Google. Em alguns casos, até ligações de vídeo via WhatsApp podem funcionar!
4. Serviços de beleza em domicílio
Entra crise e sai crise, um fato nunca muda: o Brasil é um país de pessoas vaidosas. Isso é comprovado por uma pesquisa da Euromonitor mostrada pela Forbes: nós ficamos em quarto lugar no consumo de produtos e serviços relacionados à beleza.
Frequentar salões e clínicas é algo pouco recomendado em um momento de pandemia, por isso, você pode ir à casa dos clientes, seja para cortar o cabelo, oferecer serviços de manicure ou massagem.
Então, se você tinha ou trabalhava em um salão de beleza ou clínica estética, pode e deve começar a oferecer serviços em domicílio — a necessidade desses serviços continua, o que a torna mais uma das ideias em alta pra empreender em casa em 2021. Mas não sem antes ter protocolos de saúde e segurança bem trabalhados, além de agir de maneira consciente nesse momento.
5. Comidas veganas e naturais
Ser saudável nunca esteve tão em alta. Mais do que manter a forma, refeições equilibradas se tornaram muito importantes, considerando que muita gente fica em casa e não tem tempo de preparar refeições que contenham os principais grupos alimentares.
Além disso, cada vez mais pessoas estão optando por uma dieta vegana ou vegetariana. Moral da história? Ter opções variadas vai ajudar no seu portfólio, conquistando uma boa clientela.
Você pode vender alimentos congelados e refeições prontas via delivery e oferecendo seus serviços em apps como iFood e 99. Para potencializar a sua marca, a presença digital também só ajuda a gerar mais oportunidades!
6. Consultorias
Trabalhar com consultoria é sempre uma opção pra quem já tem experiência em alguma área. Por exemplo, consultoria esportiva para quem é formado em Educação Física, consultoria financeira para quem busca fazer investimentos e também em gestão para quem está pensando em abrir novos negócios ou expandir o atual.
De qualquer forma, ter um blog e mostrar sua expertise na área é uma forma de mostrar o quanto você é bom no ramo, ok?
Antes de colocar qualquer um desses negócios pra funcionar, lembre-se de fazer um bom plano de marketing, com objetivos e estratégias bem desenhadas para não se perder no meio do caminho.
Apesar de essas ideias para empreender de casa em 2021 estarem com tudo, você precisa da divulgação certa para alcançar um público maior. É aí que uma consultoria de marketing digital pode ajudar você a alavancar o negócio. Com dicas estratégicas, você consegue criar uma divulgação forte e que faça sentido para o seu público.
Aqui na DMP, posso te ajudar com esse planejamento. Então, comece fazendo um orçamento!