No Brasil, o empreendedorismo não para de crescer e, em 2020, estamos diante de novos recordes. Mais de 38% da população adulta está envolvida em algum tipo de atividade empreendedora, como mostra o site PEGN.
Se você está abrindo um negócio próprio agora ou já tem, não está sozinho nessa. Afinal, mais de 53 milhões de brasileiros têm algum negócio próprio. Porém, ser o próprio patrão nem sempre é tão simples. De acordo com o Sebrae, 10% das empresas menores fecham ano a ano, cenário agravado pela crise causada pelo novo coronavírus. É por isso que, neste texto, trago algumas lições de empreendedorismo que podem ajudar no seu negócio.
Ter a própria empresa exige esforços, parcerias, persistência e flexibilidade, sem falar no olho atento de quem é dono. Com tudo isso em mente, fica mais simples vender a concorrência e conquistar sua clientela.
Então, vamos às lições de empreendedorismo?
1. Você vai trabalhar muito
Sabe aquela frase de que é o olho do dono que engorda a boiada? Ela tem um fundo grande de verdade. Cabe ao proprietário treinar a equipe, buscar fornecedores com bom preço e qualidade, pensar em ações que fidelizem os clientes…
Se o negócio é seu, não dá para achar que as pessoas vão fazer por você. Na verdade, é a sua liderança que vai inspirar todo mundo. Isso envolve trabalhar no fim de semana, quase não tirar férias, estudar, buscar melhorar os sistemas — ainda mais no começo, até que o negócio engrene.
Depois, cabe a você também inovar para não ficar pra trás. Trabalho duro, mas que vale a pena quando você sente tudo prosperando, viu?
2. Algumas funções precisam ser delegadas
Apesar de muita coisa depender de você, exclusivamente, é natural não entender de tudo. Por exemplo, você pode ser bom na organização financeira, mas depender de uma consultoria de marketing para gerar novas oportunidades.
Aqui, meu ponto é bem simples: não tente fazer tudo 100% por conta própria. Contrate pessoas ou firmas especialistas que vão ajudá-lo, mas também fique de olho para entender ou até busque cursos para poder discutir mais de igual para igual.
3. Busque apoio
Uma das lições de empreendedorismo mais essencial é entender que você não precisa ser auto-suficiente e pode, sim, contar com apoios e parcerias. O Sebrae, por exemplo, pode ajudar nesse sentido, assim como buscar parcerias com outros empreendedores que estão no mesmo caminho que o seu.
Aqueles que estão na mesma situação podem trazer uma palavra de apoio que renova a sua motivação. Investidores também são um caminho — é mais normal do que você imagina.
4. É preciso ser persistente, mas não teimoso
Ok, seu negócio foi baseado em uma ótima ideia. Mas essa ideia não precisa, e nem deve, ser seu norte do começo ao fim. É preciso entender que, entre a persistência e a insistência, existe uma linha tênue que as separam e podem impedir seu crescimento como empreendedor.
Persistir tem a ver com olhar ao redor, buscar apoio e ter flexibilidade para mudar, se e quando necessário. A insistência pode fazer com que você não consiga olhar em volta e deixe oportunidades passarem. Até mesmo as grandes empresas se renovam de tempos em tempos, caso contrário, são engolidas pela evolução.
Foi essa a lição de empreendedorismo que faltou a Kodak, por exemplo. A gigante da fotografia acabou sendo engolida pelo universo digital e pediu falência em 2012, afinal, quem ainda usava filmes e câmeras, quando um celular faz tudo, não é?
A Blockbuster é outra que fechou os olhos para a inovação. A empresa não aceitou comprar a Netflix, quando esta última ainda era uma startup e também acabou pedindo falência. Falta de visão? Falta de flexibilidade? Certamente, e serve de exemplo para qualquer empreendedor.
5. Burocracia e impostos são um mal necessário
Não vale relevar os impostos, as questões de CNPJ e toda a burocracia que envolve a vida de uma pessoa jurídica. A verdade é que esse é um preço necessário para profissionalizar sua empresa e poder fazê-la escalar e se tornar mais conhecida.
Em alguns casos, contratar um contador pode ser uma ótima solução, para que você foque mais o propósito do negócio em si e não se disperse com outros serviços. Nesse caso, mais uma vez voltamos ao princípio deste texto, quando citamos uma das primeiras lições de empreendedorismo, que é o caso de delegar funções.
6. Um olho no seu negócio, outro na concorrência
Como manter a excelência em seus produtos e serviços? Além de garantir bons processos, ótimos fornecedores e um atendimento primoroso, você também precisa entender como a sua concorrência está agindo.
A questão, aqui, não é copiar o que a concorrência vem fazendo, mas entender e não deixar que isso afete seu negócio, oferecendo sempre um algo a mais, que é o que vai garantir que seus clientes voltem e ainda falem bem do seu negócio.
Nesse sentido, entenda como são os produtos ofertados, o que o público diz desse negócio, quais são as ações de marketing feitas, o que as pessoas falam no Reclame Aqui etc.
E lembre-se sempre: sua empresa deve superar, não ficar empatada!
7. Comemore cada uma das pequenas vitórias
Olhar só o que falta alcançar ou aquilo que deu errado é desmotivador demais. Então, celebre cada pequena façanha, seja um elogio nas redes sociais, novos leads, vendas a mais comparadas com o último mês.
Esta é uma das lições de empreendedorismo que vai lhe dar mais motivação para continuar e entender que você está no caminho certo. Caso contrário, você pode acabar desistindo sem nem ter tentado o suficiente.
O que eu quis mostrar com esse texto é que nem sempre vai ser fácil. Mas posso garantir que recompensa demais ver o negócio evoluindo e entender que suas (várias) horas de dedicação fizeram seu empreendimento ser rentável e ainda ajudar no sustento de várias outras pessoas.
Gostou dessas lições de empreendedorismo que eu trouxe? Então, minha dica é você seguir ganhando motivação e ler sobre a história desses empreendedores brasileiros que venceram e superaram várias dificuldades pelo caminho!