Empreender é muito mais do que ter uma ótima ideia. Até porque, uma ideia sem iniciativa e trabalho duro acaba morrendo na praia. Os empreendedores brasileiros de sucesso tiveram ideias, sim, mas foram atrás de fazê-las acontecer — e quase nunca eles começaram de cima, sabia?
Entender um pouco sobre a vida deles pode trazer mais coragem e ensinamentos interessantes para que você faça progresso no seu ramo, seja ele qual for. Colocar seus sonhos em ação é o melhor caminho, afinal, como já disse o empresário Nolan Bushnell, fundador da Atari e de uma rede de fast food nos Estados Unidos, “o verdadeiro empreendedor é alguém que faz, não que sonha”.
Vamos às histórias dos empreendedores brasileiros de sucesso, então!
1. Miguel Krigsner e O Boticário
Miguel Krigsner se formou em Farmácia, no Paraná, na década de 70 e, logo em 1977, fundou sua farmácia de manipulação, que fazia também produtos de beleza e perfumaria. O nome? O Boticário.
Aos poucos, Miguel viu que os medicamentos vendiam muito menos do que os itens de perfumaria e mudou o foco do negócio, mirando, claro, o ramo da beleza. Estava certíssimo na empreitada. Afinal, hoje são mais de 3.500 lojas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo — a primeira loja internacional foi em Portugal.
O Grupo O Boticário tem um verdadeiro império da beleza, uma vez que fazem parte do guarda-chuva as marcas Eudora, Quem Disse, Berenice?, The Beauty Box e marca de maquiagem Vult, adquirida mais recentemente.
Para Miguel, o segredo da prosperidade no empreendedorismo é ter paciência e não encurtar caminhos. Segundo, ele tudo tem seu tempo. E também credita os ensinamentos que teve vindos de seu pai, como diz em entrevista ao Terra.
2. Luiza Helena Trajano e o Magalu
Ao falar de empreendedores brasileiros de sucesso, também é fundamental citar Luiza Helena Trajano, o nome por trás do Magazine Luiza, um dos gigantes do varejo nacional.
A história de Luiza começou ainda na adolescência, quando resolveu trabalhar, durante as férias, em uma loja de sua tia para poder comprar presente de Natal à família. Ela se formou em Direito e nunca mais largou a loja — que virou Magazine Luiza por causa de um concurso, mostrando que a interatividade sempre fez parte do negócio.
Foi com as iniciativas de Luiza que o Magalu se expandiu por todo o Brasil e também se digitalizou, com um dos maiores marketplaces nacionais. Para a empresária, o segredo do sucesso está na inovação (não é à toa que o Magazine Luiza foi a primeira empresa nacional a apostar nas lojas virtuais) e também na qualidade do atendimento. Além disso, ela afirma que toda empresa precisa enxergar seus colaboradores como empreendedores.
O Magazine também é reconhecido como uma das melhores empresas para se trabalhar e Luiza Trajano faz parte do Grupo Mulheres do Brasil, composto por mulheres atuantes na nossa economia.
3. Antonio Luiz Seabra e a Natura
Antonio Luiz Seabra começou a trabalhar cedo, aos 15 anos, na multinacional Remington. Ele saiu dela aos 21 anos, interessado em trabalhar em um laboratório de cosméticos. Em 1969, ele e seu sócio fundaram a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaout Ltda., que, na sequência, se transformou na Natura, por apostar no uso de ativos vegetais nos produtos.
A primeira loja foi fundada em São Paulo, na Oscar Freire, lá Luiz também oferecia consultoria em beleza e abordava possíveis clientes na rua, oferecendo uma rosa branca.
A Natura conta com vendedores diretos no Brasil todo, além das lojas físicas. O valor estimado da companhia é de mais US $3 bilhões, uma das gigantes da América Latina. A marca também se sobressai pela sua forte vertente sustentável e foi uma das pioneiras na redução de carbono.
4. Alexandre Costa e a Cacau Show
Alexandre Costa, o empresário por trás da Cacau Show, já chegou a vender cosméticos de porta em porta com a mãe. Mas foi retomando um negócio da família, de vender chocolates artesanais nos comércios da cidade, que veio a grande oportunidade.
Alexandre recebeu uma encomenda de 2 mil ovos e tentou terceirizar uma empresa para produzi-los. A empresa não aceitou e o então adolescente se viu contratando uma pessoa que fazia chocolates caseiros para ajudá-lo a honrar o compromisso. Foi assim que começou a produzir todas as encomendas que pegava.
A primeira loja Cacau Show foi aberta em 2001 e o sucesso absoluto permitiu que logo no ano seguinte outras 18 lojas fossem abertas. Em 2011, Alexandre chegou ao marco de mil lojas pelo Brasil.
Nesse mesmo ano, ele ganhou o prêmio de Empreendedor do Ano, dado pela Ernst & Young Terco. Para Fabrice Lenud, famoso na gastronomia francesa, Alexandre Costa é o Bill Gates do universo do chocolate, mais um motivo que o torna um dos grandes empreendedores brasileiros de sucesso.
5. Cleusa Maria da Silva e a Sodiê
Certamente você já comeu um bolo Sodiê e ficou encantado com a qualidade dos produtos. Quem está por trás da franquia é Cleusa Maria da Silva, que já trabalhou como cortadora de cana e empregada doméstica.
Uma antiga chefe, que pedia que ela fizesse bolos, foi o pontapé inicial para a primeira loja. Cleusa Maria fazia, então, dupla jornada para conseguir abrir o negócio. Na época, em Salto, interior de São Paulo e no ano de 1997.
Só depois de quatro anos foi que ela passou para uma loja maior e, com incentivo de clientes, começou a estudar sobre franquias. Em 2007, vendeu sua primeira franquia e pode tirar sua mãe da vida de cortadora de cana — segundo Cleusa, dar uma vida melhor à mãe sempre foi sua obsessão.
Todos esses empreendedores brasileiros de sucesso têm em comum a perseverança e o trabalho duro, desde cedo. A qualidade dos produtos, das lojas e dos atendimentos é um dos grandes diferenciais, além de acompanhar as mudanças no mercado, sempre com uma presença digital forte.
Agora que já conhece os empreendedores brasileiros de sucesso, aproveite para entender sobre marketing para microempreendedores!