Você é do tipo que acredita que, ao falar de um jeito genérico, consegue atingir mais gente do que apostar em uma comunicação focada? Se você pensa dessa forma, é melhor repensar sua estratégia agora mesmo.
No marketing digital, quando você não tem uma estratégia focada e quer atingir mais e mais pessoas, corre o risco de ficar falando sozinho. São milhares de sites por aí, que buscam tratar o possível cliente de maneira mais próxima. Assim, sua estratégia perde terreno. Como corrigir isso? Ao criar a buyer persona do seu negócio!
A seguir, trazemos todas as informações que você precisa para dar sequência neste tema!
O que é buyer persona?
A buyer persona, ou apenas persona, é como se fosse uma personagem fictícia que representa seu cliente ideal. Mas fictícia não quer dizer que não tem nada a ver com a realidade. Muito pelo contrário.
Você deve construir a sua buyer persona a partir de dados de compras do seu negócio, conversas com os clientes mais recorrentes e suas atitudes, como as páginas mais vistas do seu site e os posts que fazem mais sucesso nas redes sociais.
Evite a postura de “eu conheço meu cliente e sei do que ele gosta”, baseada apenas em intuição e achismo. Os dados podem surpreender e ainda trazem uma visão da realidade.
Com a buyer persona construída, você pode acertar a linguagem, comunicando-se com seu público da mesma forma que ele fala, trazer promoções e produtos mais pertinentes e estreitar o relacionamento. Só vantagens, certo?
Então, como criar uma buyer persona?
A criação da buyer persona se dá por meio de alguns passos básicos e nós vamos detalhá-los na sequência!
Confira os dados de quem compra de você
Esses dados a serem analisados são: idade, gênero, bairro, ticket médio, frequência de compras e de que forma chegaram até o seu negócio — até para entender mais sobre seus canais de comunicação.
A ideia é compreender a maioria do público, por exemplo: homens de 50 anos da região sudeste e que chegaram até o seu negócio impactados por anúncios do Facebook Ads. Isso já traz uma base para a criação da persona.
Cheque seu tráfego
Ao analisar o tráfego do seu site, você vai entender as páginas mais vistas e menos vistas. Esse tipo de informação ajuda a compreender as dores dos clientes e permite que você traga mais conteúdos relevantes.
Faça entrevistas com alguns clientes
Selecione clientes mais recorrentes e que estejam de acordo com essa base criada antes para fazer perguntas como:
- Quais as expectativas ao comprar de você?
- Essas expectativas foram cumpridas?
- Como é o dia a dia desse cliente? Incluindo passatempos e trabalho.
Você pode fazer essas entrevistas por telefone ou mesmo formulários enviados por e-mail. Com isso, já terá material suficiente para descrever a buyer persona.
O que fazer após a coleta de dados?
Crie e documente quem é sua persona, isso vai guiar todas as suas comunicações e estratégias, ok? Vamos dar um exemplo a seguir de uma persona para você seguir:
“Fernando, 48 anos. Microempreendedor. Fernando trabalhava no financeiro de uma empresa e, após a demissão, criou uma loja de presentes com sua mulher. Como nunca empreendeu, tem dificuldades em saber como fazer uma boa estratégia de marketing e busca materiais que sanem essa dor.
Fernando tem dois filhos adolescentes e, como hobby, joga futebol aos fins de semana com os amigos e filhos. Adora fazer churrasco e ver séries e filmes de comédia com a mulher”.
Pronto. Com essas informações da persona, você está pronto para criar uma estratégia mais focada e que fale com quem é seu cliente de verdade, em vez de tentar agradar a todos. Pode, por exemplo, fazer anúncios no Google e nas redes sociais mais segmentados.
A dica para você criar a persona para o seu negócio é utilizar o fantástico Gerador de persona. Aproveite também e leia sobre como anunciar no Google para melhorar sua performance nos negócios!