19th Ave New York, NY 95822, USA

Autogestão: por que ela é importante e como fazê-la?

autogestao

Você sente que falta umas 5 horas no seu dia pra dar tempo de fazer tudo o que deseja, não só cuidar do seu negócio, como ter mais tempo com sua família e, claro, descansar? Hoje, nossa vida ficou bem mais corrida mesmo e muita gente não consegue dar conta de tudo. Esse problema pode ser resolvido com uma boa autogestão, tanto do seu tempo quanto de seus processos.

Não tem muita mágica para isso. O importante aqui é foco nas tarefas e não achar que dá pra fazer várias coisas ao mesmo tempo. Isso é um grande mito que ainda faz com que você realize atividades sem muito empenho, deixando o resultado a desejar. Ruim tanto pra você, pra sua marca e para seus clientes.

É por isso que grandes empreendedores do Brasil e do mundo falam tanto em autogestão, essa, inclusive, é uma das características mais bem-vindas no mercado de trabalho. Então, tá mais do que na hora de ver como se tornar um expert na autogestão. Eu mesmo tenho me aperfeiçoado nisso e vou trazer um pouco do meu caminho.

Mas a autogestão também é uma forma de gerenciar sua empresa com mais flexibilidade, sem tanta hierarquia na tomada de decisões. Veja a seguir.

O que é autogestão?

A autogestão é um tipo de cultura organizacional que distribui a autoridade da tomada de decisão. Pra dar certo, é importante que fique claro quais são responsabilidades de cada pessoa e que elas tenham autonomia para executarem suas ações.

Uma das principais diferenças da autogestão e de um modelo tradicional de gestão é que os colaboradores da empresa deixam de reportar a um superior. Mesmo assim, eles ainda seguem um conjunto de regras e acordos previamente definidos. Também respondem a metas e acompanham métricas para garantir que as entregas e os faturamentos estão de acordo com as expectativas previamente alinhadas.

Assim, ter um modelo de autogestão não quer dizer que as pessoas não sigam regras, pelo contrário. Elas apenas têm mais liberdade para agir.

Como fazer a autogestão na sua empresa?

Se você quer adotar o modelo de autogestão, precisa olhar toda a estrutura do negócio e entender quais as necessidades e metas. Esse processo é gradual e toma tempo, pois será preciso comunicar as pessoas envolvidas, treiná-las e permitir que elas tenham tudo o que é preciso para agir em prol do bem comum.

Nesse sentido, alguns passos são necessários. Veja só:

  • a decisão do modelo de autogestão na sua empresa deve passar por todos os colaboradores. É uma comunicação com novos processos que precisa estar documentada e bem explicada a cada um;
  • é necessário fazer treinamentos sobre esse modelo e que estimulem os participantes a terem maior autonomia nos processos decisórios;
  • aos poucos, começam as mudanças práticas na rotina da empresa, sendo uma construção diária dos envolvidos.
  • com o passar do tempo, a ideia da autogestão se efetiva de fato e passa a ser a cultura organizacional da empresa.

Uma empresa que faz autogestão tem mais rapidez nas decisões e consegue ser mais criativa, afinal, as ideias vêm de todo mundo que está na empresa.

Mas e quanto à autogestão pessoal?

Ser uma pessoa boa em autogestão significa que você consegue resolver as tarefas de uma forma eficiente e também entende como trilhar seu caminho da melhor forma, sem esperar que as coisas caiam no seu colo ou se fazendo de vítima quando algo não dá certo.

Autogestão também está relacionada ao autoconhecimento. Quando você entende seus pontos fortes e fracos, consegue ver o que é preciso aprender e o que pode otimizar. Por exemplo, vamos supor que sua empresa precisa começar a trabalhar mais o marketing digital e você não sabe nada do assunto.

Dois caminhos seriam começar a estudar e trabalhar no seu autodesenvolvimento ou contratar uma consultoria de marketing e encurtar o caminho para esse conhecimento. São dois bons caminhos e não existe certo ou errado, apenas o primeiro deles pode levar mais tempo.

Por isso, para uma autogestão pessoal, vale a pena:

  • entender seus pontos fortes e fracos em cada uma das áreas da sua vida, seja profissional ou pessoal;
  • definir metas claras e possíveis. Como aprender sobre Marketing Digital em 3 meses;
  • gerenciar esse processo, o que significa entender o passo a passo para a meta — se vai se matricular, aprender online etc.;
  • fazer a gestão de tempo e organizar suas prioridades;
  • criar planos de ação para tarefas e deixar tudo registrado pra ver sua evolução;
  • não menosprezar o conhecimento e correr atrás do que falta;
  • não postergar as tarefas, deixar tudo pra depois pode fazer você desistir da meta inicial.

Inclusive, este último ponto é essencial pra ter uma boa autogestão. O “deixar para mais tarde” é um caminho certeiro pra fazer entregas mal-feitas e achar que tudo é difícil, o que leva a desistência.

Uma dica importante da autogestão é quebrar uma meta grande em pequenas partes, anotá-las e ir riscando tudo o que foi feito. Essa sensação de dever cumprido, mesmo que em pequenas partes, estimula demais você a seguir produzindo.

Veja este exemplo. Digamos que você está pensando em criar uma estratégia de marketing para sua empresa que ainda nem tem redes sociais. Um passo a passo interessante seria:

  • entender quem é seu público e quais as redes sociais pra conversar com ele;
  • criar o perfil nessas redes sociais;
  • fazer um benchmarking com outras empresas e ver que tipo de conteúdo elas postam;
  • começar a produzir seu conteúdo;
  • publicar e ver os resultados para evoluir.

A partir deles, você pode planejar passos maiores, certo?

Então, comece agora mesmo a entender o conceito de autogestão para sua empresa — se faz sentido ou não. Paralelo a isso, te aconselho a aprimorar a sua autogestão, seja organizando melhor sua agenda, entendendo seus objetivos e quebrando em pequenas metas etc.

Quer se inspirar para melhorar a autogestão e aprender mais sobre marketing digital? Minha dica é ler este texto aqui com diversas dicas para aprimorar as campanhas de marketing do seu negócio!