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Benchmarking: como e por que outras empresas podem ser referência para o seu negócio?

benchmarking

Uma das coisas mais raras, hoje em dia, é um negócio — seja qual for o segmento — estar sozinho no mercado. A concorrência, você sabe, é bem pesada e, para vencê-la, a gente precisa estar sempre de olho. Mais ou menos como naquele ditado, “um olho no peixe e outro no gato”.

É por isso que o benchmarking é uma prática que pode fazer toda a diferença para sua microempresa. O nome até parece difícil, mas a ideia do benchmarking é bem simples: analisar a concorrência, compreendendo mais a fundo como está sua estratégia para melhorá-la.

Uma vez que ninguém está sozinho no mercado, esse olhar crítico faz toda a diferença. Como eu vou mostrar neste texto, não é uma questão de copiar, mas, sim, de estar sempre se aperfeiçoando. Vamos nessa?

O que é benchmarking?

O benchmarking é um processo contínuo de análise da concorrência, sempre em uma comparação com o que você tem feito na sua empresa. A ideia é analisar a performance, a estratégia, a evolução do produto ou do serviço, o atendimento ao cliente, enfim, tudo.

Por exemplo: imagine que você tem uma loja de roupa infantil. É interessante saber quem são seus principais concorrentes, quais são os pontos fortes e os fracos, quais os produtos com mais saída, como é o atendimento, quais as ações de marketing digital etc.

Sabendo de tudo isso, você pode verificar seu desempenho e fortalecer sua empresa, sempre dando um algo a mais, que é o que vai fazer com que o público prefira sua marca à outra. Ou seja, fidelize-se ao seu negócio.

O benchmarking é uma necessidade logo que você vai abrir algo, mas não deve ser uma prática apenas desse começo, não. A ideia é que ele seja sempre feito, porque os negócios mudam, assim como as estratégias e o público consumidor.

Por que o benchmarking ajuda tanto sua empresa?

Fazer benchmarking traz diversas vantagens para o dia a dia da empresa, principalmente no que diz respeito à competitividade. Até porque, se você fica parado, a onda pode te levar. 

Assim, é preciso encarar seu negócio como uma pessoa mesmo — que vai passar por alguns checkups e avaliações, pra garantir que esteja sempre saudável. Então, veja quais outras vantagens o benchmarking lhe traz!

Mais conhecimento do mercado

Com um benchmarking recorrente, você passa a conhecer seu mercado como a palma da mão. Esse conhecimento permite que você faça boas promoções, repense seus produtos e se mantenha sempre à frente da concorrência.

Menos erros, mais acertos

Supondo que você tem um varejo de presentes e apostou em um estoque de um determinado produto porque tinha certeza, por intuição, que iria vender muito. Acabou que esses produtos ficaram encalhados.

Com o benchmarking, você vai vendo quais são as apostas dos concorrentes e tem uma base mais definida sobre o que irá ou não vender.

Comunicação e marketing estratégicos

O uso de determinadas redes sociais, e-mail marketing, vídeos e outras formas de comunicação podem ser baseadas também na sua concorrência.

Aqui, minha dica é seguir todas as redes dos concorrentes, assim como assinar a newsletter deles, caso tenham, como se você fosse um possível cliente .

Veja quais são as peças mais criativas e com mais interação da concorrência. E aí, você está fazendo algo nessa linha? Se não está, por quê? Será que não vale um teste para entender como isso pode sair? 

Questionar-se sempre é um dos benefícios de fazer um benchmarking recorrente!

Melhora da produtividade

Imagine que você vai começar agora uma estratégia de marketing digital, com criação de redes sociais e blog. Após ter uma boa noção de quem é sua buyer persona, fazer um benchmarking nas redes concorrentes é um sábio passo.

Afinal, você não precisa ter um perfil em todas as redes sociais existentes, só mesmo naquelas que fazem sentido ao seu público. Isso traz mais produtividade e acertos.

Quais são os tipos de benchmarking?

Agora que você viu como é importante ter um processo recorrente de benchmarking, chegou minha hora de mostrar que existem tipos específicos. Veja só!

  • Competitivo: no caso, você analisa sempre seus concorrentes diretos, com dados aos quais você tem acesso, como redes sociais, YouTube etc.
  • Genérico: quando você gosta das ações de uma empresa, que não pega a mesma fatia de mercado que você.
  • Interno: se sua empresa tem mais de um setor, você pode comparar os processos e ver o que um ensina ao outro.
  • Cooperativo: quando duas empresas se unem e fazem um benchmarking 100% colaborativos.

Como realizar o benchmarking?

Com uma prática melhor desenhada, seu benchmarking pode resultar, automaticamente, em novos processos. Confira o passo a passo!

Escolha as empresas a serem analisadas

Não adianta querer se comprar a todas as empresas do segmento, haja braço para ver uma a uma, não é? Então, escolha duas ou três para que sua análise seja focada e mais completa. Uma pesquisa com seus clientes pode indicar quem são os principais concorrentes, viu?

Defina quais serão as métricas e os indicadores

Por exemplo, quantidade de posts no Instagram por dia, número de likes e comentários, promoções recorrentes, postagens em blog etc. Nesse caso, você precisa pensar nos indicadores aos quais têm acesso.

Faça a comparação

Com os dados da concorrência em mãos, verifique os seus e faça as comparações. Minha dica é usar tabelas do Google Sheets ou Excel para que tudo fique organizado e bem registrado.

Parta para a ação

Se você parar na etapa anterior, seu benchmarking não está completo, ele só é eficiente quando lhe dá um norte sobre o que fazer. Assim, é a hora de rever sua estratégia e aperfeiçoá-la.

Você também pode ser um cliente oculto da concorrência, indo à loja física ou fazendo alguma encomenda online. Dessa maneira, você também entende como o atendimento e o pós-atendimento são.

Quais são os erros mais comuns de benchmarking?

Posso destacar dois principais erros. O primeiro é achar que o benchmarking pode ser feito de vez em nunca. Você faz no Natal e, depois, só no outro Natal. Esse processo precisa de frequência para trazer mais aprendizado, combinado?

Além disso, outro erro é olhar só a concorrência e não fazer a comparação com a sua empresa, num pensamento de que seu negócio é melhor e ponto. O benchmarking exige humildade para surtir efeito positivo.

Fazer benchmarking é um trunfo do empreendedor de sucesso, e um dos segredos de muitas empresas. Sabia que a Xerox costumava desmontar copiadoras da concorrência para entender como elas eram mais baratas? Pois é! Se você quer fazer sua empresa ter uma vida próspera, precisa começar agora mesmo a estabelecer um benchmarking recorrente.

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