Vender na internet era algo que vinha crescendo com certa agilidade nos últimos anos, mas nada comparado com o que aconteceu em 2020, com a pandemia. 2020 foi o ano em que 13% das pessoas compraram online pela primeira vez, sabia?
Além disso, o Brasil teve um aumento médio de 400% nas lojas que passaram a ter um comércio eletrônico — mesmo porque, ninguém quer parar de vender. Hoje, com a facilidade dos aplicativos, muitas pessoas nem se dão mais ao trabalho de ir ao supermercado.
Podemos vender na internet os mais diversos produtos, de carro a itens de hortifruti. Por isso, meu conselho número 1 é: esqueça o pensamento de que seu negócio não serve para o digital. Qualquer dono de empresa pode usar a força da internet e ter mais canais de venda, melhorando muito o faturamento no final do mês e conquistando mais possibilidades.
A seguir, eu ajudo você a vender na internet, mais e melhor. Vamos nessa?
Quais são as formas de vender na internet?
Qual é o jeito ideal para vender na internet? Já aviso que não tem receita de bolo. Cada negócio é tem suas peculiaridades e um ou outro canal acaba sendo mais interessante.
Aqui, o diferencial é ter uma visão de empreendedor, perceber o potencial do negócio e apostar no melhor canal, ou nos melhores canais. Então, que tal entender melhor cada um deles?
E-commerce
Uma operação de e-commerce envolve começar um negócio para vender seus produtos a partir da internet. Um exemplo é a Netshoes, grande e-commerce esportivo que não tem uma loja física. Já a Petz é e-commerce e tem lojas físicas.
Assim, os e-commerces são opções para negócios maiores, com muitas opções de produto. Também são canais mais custosos — você terá que desenvolver uma logística para as entregas, ter formas interessantes de pagamento (até com cashback se possível) e construir um site que seja simples e ofereça uma boa experiência ao usuário.
Tudo isso não é tão fácil de fazer e você vai precisar de uma equipe para colocar em prática. Ou seja, o e-commerce vale a pena para lojas maiores, que tem um ticket médio mais alto e diversos itens para que atraiam sempre mais clientes.
Loja virtual
A loja virtual funciona como uma extensão do seu comércio físico. Assim, você passa a vender na internet aquilo que já está à disposição do público em seu negócio físico.
Por exemplo, supondo que você tenha um comércio de moda feminina. Uma das ideias é fazer um site que tenha também uma loja virtual na qual as pessoas possam comprar os mesmos produtos do seu comércio entre quatro paredes.
Dessa maneira, você vai precisa cadastrar todos os produtos no site, sempre se atentando a colocar boas fotos e descrições que sejam completas e sanem qualquer dúvida que o consumidor tiver.
Um bom exemplo é o Moka Clube. O site tem todos os produtos á venda e também um blog, que vai atraindo o público por meio de conteúdos.
Marketplace
Para quem tem um varejo físico, estar dentro de um shopping é sempre bem interessante, afinal, o fluxo de pessoas é muito intenso e você tem mais chances de realizar novas vendas.
O marketplace funciona como um shopping, só que virtual. Os varejistas se cadastram na plataforma e, em poucos passos, já podem vender. A facilidade aqui é que a plataforma já está toda pronta, assim como a opção de formas de pagamento.
Cabe a você, varejista, fazer a gestão desse canal de vendas e, em alguns casos, cuidar da logística de entrega, ou seja, o despacho — que é como esse produto vai chegar até o cliente.
No Brasil, existem inúmeras opções de marketplace, cada uma com suas peculiaridades:
- Magalu Marketplace: vende realmente de tudo, de agulhas a geladeiras, passando por alimentos. É um marketplace que envolve outros grandes e-commerces, como Netshoes, Zattini, Época Cosméticos e Estante Virtual.
- B2W: muito semelhante ao Magalu, ele vem da fusão de Submarino, Shoptime e Americanas.com.
- Mercado Livre: é um dos maiores marketplaces e funciona tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
- Via Varejo: focado principalmente em móveis e eletroeletrônicos, engloba a Casas Bahia, Pontofrio e Extra.
- Enjoei: focado em moda e acessórios, vende tanto itens usados quanto novos.
Se você optar por vender via marketplace, não aposte apenas em um. Escolha dois, no mínimo, para ter mais chances de vender na internet.
Social commerce
O social commerce envolve atividades de compra e venda por meio de redes sociais, como Instagram e Facebook. Muitas pessoas seguem marcas para verem novidades e, quando você permite comprar por essas plataformas, consegue cortar caminho nas vendas.
Para essa forma de venda, o interessante é ter imagens de altíssima qualidade e usar o Ads da rede social para segmentar o público e melhor suas possibilidades.
Quais são as técnicas para ter mais sucesso ao vender na internet?
Não basta escolher os melhores canais para vender, viu? Algumas técnicas também fazem o caminho ser mais curto:
- entenda perfeitamente seu(s) produto(s): a gente só vende bem aquilo que sabe ofertar;
- aposte no marketing digital: blog e redes sociais bem atualizados vão ajudar atrair as pessoas, mostrando como seus produtos têm valor;
- fotos e descrições bem-feitas: comprar na internet não permite que um vendedor fique dando detalhes do produto, não é mesmo? Por isso, sua melhor chance é com títulos chamativos, texto detalhado e fotos que mostram todos as características dos produtos;
- conheça quem compra de você: faça a criação da buyer persona, assim, toda sua estratégia terá um foco bem mais definido. É complicado acertar quando você age sem foco.
Então, não se esqueça, qualquer negócio pode começar a vender na internet agora mesmo, seja micro, pequeno ou médio empreendedor. A internet tem potencial até de se tornar o seu principal canal de vendas.
Até porque, as pessoas estão descobrindo como é prazeroso comprar sem sair de casa e receber o produto na porta. Muito mais simples, não acha?
Agora, veja por que a consultoria de marketing digital é tão essencial às pequenas empresas!