Já disse Philip Kotler, considerado o pai do marketing, “o marketing é a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas”. Toda empresa, não importa seu tamanho, precisa de ações de marketing bem planejadas para sair do lugar comum, ou seja, encantar clientes, lucrar mais e oferecer produtos que estejam acima da oferta da concorrência.
Para as micro e pequenas empresas, esse desafio é ainda maior. Lógico que você não vai dispor de recursos como grandes organizações, porém, um planejamento feito com foco e conhecimento vai trazer resultados interessantes, que impactam positivamente em seu faturamento.
Por isso, neste texto, você entende tudo sobre marketing, como foco nas micro e pequenas empresas, para já colocar algumas ações em prática. Vamos lá?
Entenda sobre os pilares do marketing
O marketing trabalha a partir das seguintes variáveis: preço, produto, praça e promoção, conhecidos como os 4 Ps. Quando você tem esse composto forte, já consegue sair na frente. Por exemplo:
- preço competitivo;
- produto que satisfaça e encante o público;
- praça, que é lugar onde você comercializa os itens, adequado e com boa logística;
- promoção, com estratégias eficientes na divulgação do serviço ou produto.
Com o advento do marketing digital, quatro novos Ps se tornaram fundamentais de serem trabalhados também. São eles:
- pessoas, cuidado e conhecimento com seu público;
- processos, ou seja, fluxos de trabalho eficientes para um padrão de qualidade;
- posicionamento da marca, ao observar o ambiente e a concorrência;
- performance, ao ter KPIs que monitorem seus resultados com frequência.
Conheça seu público
Um ponto básico para entender tudo sobre marketing é saber quem são as pessoas que compram de você e o que é possível para melhorar esse relacionamento.
Hoje, a concorrência é gigantesca, assim a fidelização se torna uma necessidade básica de sobrevivência no mercado. Ao conhecer seu público, é mais simples encantá-los e fazer uma comunicação bem dirigida.
Fazer sua buyer persona é fundamental, como já explicamos neste blog, mas não para nisso. Continue fazendo entrevistas e buscando entender o grau de satisfação com seus produtos para não se acomodar e ser ultrapassado pela concorrência.
Faça um planejamento de marketing prático
Simplesmente não é interessante começar uma estratégia de marketing sem um planejamento. Sem ele, você está fazendo ações isoladas, que podem não se conversar e não trarão grandes resultados. E esse erro é muito mais comum do que se imagina.
Um plano de marketing deve orientar a empresa, mostrando como esta deve oferecer seu produto ou serviço para o público de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios. Por isso, seu planejamento deve identificar as oportunidades mais promissoras, entender as lacunas, ver como se comunicar com sucesso, obter e manter as posições desejadas.
Para começar seu plano de marketing, algumas ações são necessidades básicas, tais como:
- fazer uma análise SWOT, para entender os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças;
- analisar a concorrência;
- criar um cronograma de ações.
Realize benchmarking
Benchmarking parece uma palavra difícil, mas com significado simples: analisar a concorrência. Supondo que você queira criar uma promoção para o Natal, por exemplo. Um dos primeiros pontos é analisar o que sua concorrência direta tem feito e quais as ações do mercado que têm chamado a atenção.
A ideia não é copiar todas elas. Mas, sim, trazer algo que faça sentido a seu negócio e a seu público. Se possível, melhor do que as ações da concorrência sempre.
Você não está fazendo tudo sobre marketing sem um benchmarking constante. Caso contrário, a concorrência consegue superar sua empresa rapidamente.
Trabalhe com um sistema de CRM
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou, em português, gestão de relacionamento de clientes. Trata-se de um software — gratuito, em muitos casos — no qual você acumula todo tipo de informação sobre seus clientes, como preferências, últimas compras, datas importantes etc.
Com esses dados em mãos, você pode fazer uma comunicação eficiente e mostra que, de fato, conhece seu público e torna o ciclo de vendas mais curto.
Garanta sua presença no meio digital
Básico, né? A pandemia causada pelo Coronavírus acelerou a necessidade de presença digital para todo tamanho de negócio. Se você não está na internet, dificilmente o negócio terá um crescimento próspero.
Criar um blog, ter redes sociais atualizadas, aperfeiçoar sua loja virtual e criar uma comunicação regular por e-mail fará maravilhas pelos seus resultados.
Organize sua comunicação
Muita gente já tem uma comunicação básica, com redes sociais, folders, anúncios offline, entre outros. Mas a grande questão é: eles conversam entre si? Você está falando a mesma língua em todos eles? Sem isso, seu P de promoção fica enfraquecido.
Portante, vale unificar a linguagem de acordo com a persona e pensar em ações omnichannel, ou seja, que levam de um canal a outro — como um cupom via redes sociais que dê desconto da loja física. Desse jeito, a experiência do cliente se torna muito mais interessante.
Tenha um calendário de datas importantes
Imagine que você tenha um varejo de moda feminina. Datas fundamentais e que devem ser trabalhadas são o Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, além de campanhas sazonais, como foco no verão e inverno. Então, crie uma planilha com essas datas e o passo a passo das ações.
Esse planejamento deve começar cerca de um mês antes da data para que a comunicação seja bem-feita e os estoques esteja em dia.
Defina objetivos
Para entender tudo sobre marketing, os objetivos são um dos itens mais importantes. Para isso, você vai precisar definir KPIs variadas, que são os indicadores de resultado. Elas podem ser o alcance das suas ações em mídias sociais, números de leads, taxa de conversão, vendas etc.
Analisar com frequência esses KPIs fará com que você entenda se está no caminho certo de seu planejamento de marketing ou se é preciso ajustá-lo. Dessa forma, suas ações não são aleatórias.
Calcule o retorno das ações
Crie uma planilha que contenha todos os gastos com suas ações para você entender o retorno que está tendo. O ROI (retorno sobre investimento) de marketing deve ser calculado da seguinte maneira:
ROI = retorno – custo do investimento / custo do investimento
Lembrando que o ROI do marketing digital é um dos mais interessantes no custo-benefício, principalmente depois que a estratégia está andando, já que as ações têm efeito a longo prazo e pedem baixo investimento.
Bônus! Tudo sobre marketing feito por quem entende
Você viu: são diversas etapas e detalhes para que as ações sejam certeiras. Por isso, deixar o marketing na mão de quem não entende acaba sendo um tiro no pé da sua empresa. Contratar uma consultoria é possível, sim, e traz muitos resultados a médio e curto prazo.
O marketing para micro e pequenas empresas faz com que você conquiste clientes fiéis, que, satisfeitos, vão falar bem da sua marca para mais pessoas. É um ciclo virtuoso que ajuda demais no faturamento. Então, vamos colocar a mão na massa o quanto antes?
Agora que já sabe tudo sobre marketing, que tal baixar nosso guia para fazer seu negócio crescer?