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Como utilizar o TikTok em pequenas empresas?

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Quando a gente pensa em rede social, costuma ser assim: os mais jovens descobrem, começam a usar e, na sequência, os adultos se rendem. Com o TikTok, não foi diferente. Desde 2019, o aplicativo tem tido um boom de crescimento — sendo um dos apps mais baixados em 2019.

Em 2020, ele se popularizou muito: são mais de 800 milhões de usuários da rede social chinesa avaliada em mais de US $ 75 bilhões. Hoje, a gente sabe que produzir o próprio conteúdo é mania entre as pessoas e que o vídeo é um dos formatos que mais engaja.Vem daí o sucesso do app.

Com recursos simples e funcionalidades criativas, você consegue fazer seu próprio vídeo de 15 a 60 segundos. O recurso da dublagem é o mais famoso, mas ainda há mixagens, efeitos visuais, mensagens, reações e tantos outros. Mas e quanto à pergunta que não quer calar é…

O TikTok é uma boa estratégia para a sua empresa?

O que você deve saber é que não há certo nem errado para usar o TikTok em pequenas empresas. Apesar de os mais jovens o descobrirem, muitos adultos já são viciados na rede e, desde a pandemia, as pessoas passam cerca de 1h no app — antes eram 30 minutos.

Então, se você sabe que seu público tem interesse e também considerando que você tem tempo e possibilidades de fazer uma estratégia no TikTok, eu aconselho você a seguir em frente. Grandes marcas já estão nessa, como o jornal dos Estados Unidos The Washington Post, o Corinthians e o Guaraná Antártica — veja só que são empresas bem variadas, certo?

Mas como criar uma boa estratégia no TikTok em pequenas empresas?

Apesar de marcas diferentes estarem no app, o que as une é algo bem simples: vídeos divertidos e com boas sacadas. Por isso, use o TikTok com muita espontaneidade e diversão: as pessoas entram nessa rede pra dar risada. Algumas dicas vão ajudar você nessa empreitada, como mostramos!

Aposte no caseiro

Vídeos sem superprodução e espontâneos vão fazer com que a sua estratégia ganhe autenticidade. E ainda economize, já que você não precisa de muito investimento: só tempo e criatividade.

Fique de olho no que está em alta

Desafios, novos recursos, memes do momento… Use esses ganchos para que a sua estratégia cresça e apareça.

Contrate microinfluenciadores

Ou, então, faça parcerias com as pessoas que estão se sobressaindo e vão agregar à sua marca. Isso permite que seu nome chegue a mais gente com agilidade.

Não tenha medo de errar

Use a criatividade, seja para mostrar o dia a dia, os bastidores ou testar o que vai de fato funcionar. O TikTok é um espaço sem certo e errado e, quanto mais testes, melhor você entende o que funciona.

Logo que o TikTok começou a despontar, o Instagram trouxe o Reels, recurso bem parecido com a rede chinesa. Vale usar os dois, inclusive, ainda mais pra quem já descobriu o poder de vender pelo Insta. O que importa, no fim das contas, é engajar seu público, mostrando o valor da sua marca!

Tem dificuldade em construir um planejamento de marketing e uma estratégia acertada pra sua empresa? A DMP é a consultoria que pode ajudar nisso. Entre em contato agora mesmo!