KPI: Key Performance Indicator (Indicador-chave de Performance) é uma maneira de conseguir mensurar se os objetivos que sua empresa tem estão sendo atingidos com as ações executadas.
Saber o que está dando certo ou não na sua estratégia de marketing é uma das ações mais importantes no universo digital. De nada adianta você ter toda documentação da sua estratégia, ativar campanhas e não saber analisar os resultados que foram obtidos.
Já havia dito, antes, sobre dicas de ações de marketing para pequenas empresas, que uma das ações muito importante é a mensuração de resultados. E é aí que entra a importância dos KPIs para nortear a sua estratégia e ajudar a entender o que analisar, mas também saber se está no rumo certo.
Por isso, o objetivo desse post é explicar melhor sobre o que é um KPI, mas também falar sobre a sua importância em uma estratégia de marketing para pequenas empresas. Me acompanhe:
Afinal de contas, o que é KPI?
Como já falamos lá em cima, o termo KPI significa Indicador-chave de Performance. Trata-se de uma maneira de analisar e mensurar se os indicadores determinados pela empresa estão conforme com os objetivos da mesma.
O KPI pode ser um percentual de tráfego no seu site, ou um número de vendas atingidas, por exemplo. O maior desafio é justamente definir esse número ou esse percentual. Por onde começar e como definir uma meta.
É importante que você saiba exatamente o que quer alcançar, o quanto quer crescer ou vender em determinado período, levando em consideração o cenário do mercado e da concorrência.
Qual a importância dos KPIs na estratégia?
Com os KPIs definidos, ficam mais visíveis as projeções e as ações necessárias para atingir os objetivos que a empresa determinou.
Outro ponto importante é que com uma definição clara dessas métricas, todos envolvidos na empresa pode ajudar a alcançá-la de forma organizada.
O que levar em consideração na hora de definir os meus KPIs?
Existem pontos importantes que precisam ser levados em consideração na hora de definir os KPIs para qualquer negócio. Para isso, vale destacar alguns desses pontos:
Saber se ele pode ser mensurado
Um exemplo simples: não adianta definir um KPI de crescimento e visibilidade na web em 100% por exemplo, se você não tem um site. Para atingir essa métrica é necessário primeiro ter o seu site pronto. Daí sim, podemos definir que você tem um objetivo que pode ser medido.
Saber se ele é atingível
Nesse ponto, a mistura do cenário ideal e o cenário real é um verdadeiro desafio. Digo isso, pois se depender das nossas escolhas sempre vamos determinar metas agressivas. Mas é importante levar em consideração, tanto as ações que farão com que o objetivo seja atingido, quanto os recursos para chegar lá.
Ele precisa ser específico
Aumentar o volume de leads qualificados em 25% na minha base. Isso é ser específico com relação à um objetivo de crescimento na geração de leads.
Tendo essa perspectiva, você pode trabalhar as ações necessárias para esse objetivo. Seja aumentar suas campanhas, ou estruturar suas páginas de geração de leads, ou até mesmo melhorar a produção de conteúdo para gerar mais leads.
Saber o tempo necessário para atingir o objetivo
Apesar de o KPI ser um indicador que precisa ser medido constantemente, é muito importante ter em mente um tempo determinado para atingir esse objetivo. Se um dos indicadores que você quer acompanhar é o volume de tráfego orgânico que chega no seu site, é importante ter um período específico de acompanhamento, para saber se está no caminho certo.
Um exemplo: definir um crescimento de tráfego orgânico de 100% em seis meses. Isso é um indicador. Através da métrica de crescimento do tráfego é possível acompanhar sua evolução e se esse crescimento está dentro do esperado nos objetivos da empresa.
Entender o que é um KPI pode ajudar muito a estabelecer metas para a empresa, mas é fundamental analisar periodicamente essas evoluções para tomar as ações necessárias para continuar dentro do objetivo de crescimento.
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