Com certeza você segue uma porção de gente famosa nas suas redes sociais, principalmente em seu Instagram, não é? E vai dizer que você nunca comprou — ou pensou em comprar — um produto que esses influenciadores digitais indicam? Pois é, saiba que isso é um dos caminhos mais comuns no marketing, afinal, dá certo e traz muito mais notoriedade às marcas que se jogam nessa estratégia.
Funciona tanto que 76% dos consumidores já compraram algo por influência! De um simples shampoo para lavar o cabelo a um serviço mais complexo e cheio de detalhes, o céu é o limite quando estamos falando de influenciadores digitais. A lógica é interessante: alguém que você admira e que tem tudo a ver com seu estilo de vida recomenda algo. Você pode comprar quase no momento ou ficar com a lembrança de marca pairando na cabeça até a conversão acontecer…
Mas como fazer uma campanha eficiente com os influenciadores digitais e quais as vantagens, além de poder ficar mais conhecido? É desse assunto que eu falo a seguir, claro, com uma porção de dicas para colocar a estratégia já em prática.
Mas antes: o que são influenciadores digitais?
Influenciadores digitais são pessoas que têm muitos seguidores na internet e funcionam como forte influência para divulgar produtos e serviços.
Lembra-se dos comerciais de TV em que apareciam, e ainda aparecem, pessoas famosas para divulgar um produto e serviço? Pois é, os influenciadores são as celebridades do mundo digital que fazem com que uma marca ganhe mais relevância no meio e, claro, por consequência seja mais vendida.
Voltamos ao exemplo do shampoo. Se você tem um produto novo no mercado, vale muito a pena pensar em uma estratégia de divulgação que tenha ações casadas com influenciadores digitais. Se seu público é feminino e sua persona tem cerca de 30 anos, é solteira e tem determinadas preferências, a dica é entender quem são os influenciadores que sua persona segue e acertar na escolha.
Em geral, 99% dos nossos influenciadores têm até 10 mil seguidores, mas muitos deles ultrapassam de longe essa marca, como a ex-BBB Juliette, que já tem mais de 30 milhões de seguidores em sua conta de Instagram. Mas aí entra um ponto-chave: quanto mais seguidores, mais cara será essa parceria. Mas a gente volta nesse ponto logo mais.
Como eles ajudam a sua empresa?
Eles ajudam sua empresa de diversas formas, como ao proporcionar:
- mais acessos: se você tem uma campanha ou promoção, pode conversar com o influenciador digital e acordar que ele vai divulgar a página em uma sequência de stories. Aí é só medir o quanto seus índices estão crescendo;
- mais reconhecimento de marca: o influenciador também pode gerar mais notoriedade à sua marca. Nesse caso, vale contratá-lo por um período, ou determinados posts, e pedir que ele fale de seu produto. Isso, claro, pede alguns acordos, como o que falar, sobre o que falar etc.;
- mais vendas: se esse for seu principal objetivo, minha dica é já pensar em qual produto será seu foco de vendas e combinar uma campanha com o influenciador. Vale dizer que as duas vantagens anteriores também acabam culminando nessa aqui.
Quais são os cuidados ao apostar em uma estratégia com influenciadores digitais?
Não é porque o influenciador digital tem muitos seguidores que basta fazer o acerto e esperar os resultados. Você precisa de alguns cuidados, como trago na sequência, veja só!
Defina o seu objetivo
Será que é vender mais? Nesse caso, defina bem o produto e a divulgação além do influenciador digital. Com isso certinho, use o influencer para potencializar a estratégia.
Se for para ter mais acesso, entenda também todas as pontas da estratégia para que seu investimento não seja um tiro no pé, o mesmo vale para a melhora na percepção das marcas.
Tenha uma estratégia de marketing já funcionando
Não adianta achar que o influenciador digital, sozinho, faz milagre. Em marketing, uma campanha precisa estar ligada a diversas pontas. Como o inbound e SEO, os anúncios de mídia paga e, claro, o olhar atento para seu produto, sempre atualizando-o para que seja, de fato, muito valorizado.
Escolha o influenciador por afinidade com o negócio
Mais do que olhar a quantidade de seguidores, minha dica é que você entenda o quanto essa pessoa tem relevância com seu negócio.
Na prática, você pode fazer uma pesquisa com seus clientes mais recorrentes e entender quem são os influenciadores que eles seguem e que, de verdade, o convencem a colocar a mão no bolso por um produto.
E quanto às possibilidades de ações com influenciadores digitais?
Aqui, o céu é o limite. Você pode se basear em campanhas que a concorrência ou demais marcas fazem, o famoso benchmarking. Vamos a algumas ideias:
- post ou vídeo no feed do influenciador;
- série de postagens nos stories;
- contratar o influenciador para ser uma espécie de garoto-propaganda da marca por um dado tempo ou quantidade de posts;
- fazer sorteios;
- chamar o influenciador para uma live, entre outros.
O melhor caminho é entender o que seu público gosta, quais são suas possibilidades de recursos e começar a trabalhar em cima disso.
Um cuidado extra é deixar o influenciador livre para falar ou escrever como ele já faz — e a audiência gosta. Basta só alinhar os tópicos que devem ser falados, isso traz mais naturalidade à ação, sabia? Depois, não esqueça de compartilhar no perfil da empresa.
Quanto custa contratar um influenciador digital?
Aqui, como já mencionei, vai depender da quantidade de seguidores que tem o influencer digital. Foi divulgado que a Juliette, por exemplo, cobra cerca de R$ 100 mil por uma sequência de stories e R$ 200 mil por uma postagem de feed.
Mas existem influenciadores bem mais em conta. Ainda mais se você olhar regionalmente ou mesmo na sua cidade. É aí que entram os microinfluenciadores, que cobram menos e podem ter até mais engajamento, porque costumam ter uma base de fãs muito mais fiel.
O que vale mesmo é entender seu negócio e começar uma estratégia bem completa, com pilares firmes, não apenas baseados nos influenciadores digitais. É aí que a consultoria de marketing ajuda.Agora que você já entendeu tudo sobre influenciadores, meu convite é que você leia o texto que fala dos microinfluenciadores e comece já a pensar na sua estratégia!