Se você tem uma empresa, física, digital ou que atua nesses dois cenários, precisa ser visto, não é? Afinal, esse é o segredo para que mais pessoas cheguem até você — ainda mais com tanta gente pesquisando na internet.
Por isso, o Google Meu Negócio é tão importante: ele permite que qualquer um que esteja fazendo pesquisas no Google, encontre a sua marca e comece uma transação com o seu negócio.
Pense só. Você tem uma empresa de chaves, que faz cópia, instalação e demais serviços. Para uma pessoa que acabou de mudar de bairro e precisa trocar o segredo da fechadura da casa nova, muito provavelmente ela vai jogar no Google: chaveiro + nome do bairro. Se você tem seu perfil no Google Meu Negócio, as chances de aparecer para essa pessoa são muito grandes. Numa dessas, pronto: você acabou de ganhar mais um cliente.
Então, que bom que você está lendo este artigo. Nas próximas linhas, a gente explica o que é o Google Meu Negócio, suas vantagens e como criar um perfil — é simples e dá pra fazer em poucos passos. Siga lendo até o fim!
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma ferramenta GRATUITA que permite que você cadastre sua loja e possa ser encontrado no Google ou mesmo no Google Maps. Você coloca informações como endereço, telefone e horário de funcionamento.
Uma das partes mais interessantes é a avaliação de outros clientes. Quando você é bem avaliado, com 4 ou 5 estrelas, tem até mais chance de concluir um negócio. Por isso, uma das boas práticas é pedir que seus clientes te avaliem por lá. Afinal, um perfil com elogios tem muito mais chance de converter do que um perfil sem nenhum comentário, concorda?
Quais são as vantagens de ter o Google Meu Negócio?
Agora que você já sabe o que é a ferramenta, chegou a hora de entender o porquê de você precisar criar um perfil no Google Meu Negócio o quanto antes!
Quem não é visto não é lembrado
No mundo dos negócios, se sua empresa não aparece, dificilmente ela vai fazer boas vendas, não acha? Portanto, é importante lançar mão de tudo o que for ferramenta que faça sentido.
Pensando ainda que o Google é o principal buscador — 85% dos brasileiros jogam no Google sempre que precisam de uma informação (em segundo lugar, vem o Bing), pronto. Você não precisa ter mais dúvidas, né?
Informações bem concentradas
Voltando ao exemplo do chaveiro que trouxemos lá na introdução. As pessoas que estão buscando um serviço querem contato rápido (para checar preço e possibilidades), para entender o horário de funcionamento e saber se o prestador de serviço é de confiança.
O Google Meu Negócio une todas essas informações no mesmo espaço, o que deixa o possível cliente, a partir de uma lida rápida, com todas as informações de que ele precisa para fechar negócio!
Interagir com os clientes
Com a internet e todas as redes sociais, a interação é uma condição que traz muita vantagem também. Por exemplo, se você tem alguma dúvida, pode escrever no Instagram da empresa e esperar chegar a resposta, certo? O mesmo acontece com o Google Meu Negócio.
A ferramenta tem uma parte de perguntas e respostas que o possível cliente manda sua dúvida e outras pessoas, ou você mesmo, pode responder.
Assim como falamos no comecinho no texto, as avaliações são outro ponto positivo! Se você faz um negócio, peça para essas pessoas te avaliarem. Preste um ótimo serviço, mande um link para a avaliação e comece a colher os frutos!
Ver quantas pessoas interagem com seu perfil
Além de ver quantas pessoas estão vendo seu perfil, você pode monitorar esse engajamento e realizar atualizações no perfil do Google Meu Negócio para melhorar as chances de ser encontrado.
O Google Meu Negócio é gratuito
Isso mesmo! Todas essas vantagens sem nenhum custo extra parece sonho, né? Mas não é! Você só vai pagar se decidir investir em anúncios (Google Ads), caso contrário, ele segue 100% grátis.
E quem pode usar o Google Meu Negócio?
Qualquer empresa ou prestador de serviço pode fazer uso do Google Meu Negócio. Para tanto, você vai precisar fazer a verificação da empresa, o que é bem simples — isso pode ser feito, por exemplo, a partir de um envio de SMS.
Além disso, a ferramenta é necessária para quem já tem um site e também para quem ainda não tem. Das duas maneiras, você aumenta suas chances de ser encontrado.
Então, como fazer seu cadastro?
É simples e não tem erro. Mas para fazer tudo de uma vez, a dica é ter boas imagens da empresa já em mãos, ok? Veja o passo a passo:
- acesse a página do Google Meu Negócio;
- clique em comece agora;
- preencha o formulário com o nome da empresa e todos os demais dados pedidos;
- depois, faça a confirmação das informações, marcando a caixa em que confirma que é autorizado a gerenciar a empresa. Aqui, você vai ter que aceitar os termos de serviço (leia com atenção);
- insira seu número de celular para fazer a confirmação;
- digite o código enviado e comece a aperfeiçoar o perfil da empresa!
Quais são as boas práticas para gerenciar seu perfil no Google Meu Negócio?
Além de preencher todas as informações, coloque imagens de qualidade, acrescente vídeos quando for possível e acesse a página de gerenciamento para acompanhar suas métricas.
Tão importante quanto essas práticas, é prestar um serviço de qualidade e pedir aos clientes para fazer sua avaliação, assim, a importância da sua marca vai crescendo.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta muito simples de ser usada, mas que traz inúmeras vantagens, incluindo o fato de ser encontrado com mais facilidade. Por isso, não perca tempo e crie a sua página.
Mas antes, que tal ler sobre essas 13 dicas de marketing para fazer sua empresa decolar?