O Google revelou que, atualmente, 86% dos usuários de smartphones realizam pesquisas via mobile. Isso significa que, além das pessoas estarem cada vez mais pesquisando sobre os artigos antes de comprá-los, as empresas precisam prestar muita atenção nas estratégias de SEO para não serem penalizadas nessas buscas.
Em função do uso cada vez maior do mobile, os mecanismos de busca atualizaram as técnicas de Search Engine Optimization (SEO), de forma a punir sites não responsivos. Além dessa alteração, surge a discussão em torno do SEO local — essa é uma alternativa eficiente para atrair as pessoas que estão próximas ao local onde a empresa está instalada.
Quer saber mais sobre o assunto e entender a importância do SEO local para o aumento de vendas? Então continue a leitura deste post!
O que é SEO local?
O SEO local funciona de forma bem semelhante ao SEO que já conhecemos, mas seu diferencial é a localização da empresa.
Hoje em dia, quase 50% das buscas no Google são locais. Dentro desse montante, 89% das pessoas pesquisam pelo menos uma vez por semana. Isso indica a relevância do SEO local para os usuários — o que pode ser explorado pelas empresas.
O SEO local é uma estratégia que tem como objetivo otimizar as páginas de um site de forma a permitir que o usuário ache uma solução para o que ele precisa perto do local onde se encontra no momento da busca.
Esse tipo de estratégia é excelente para negócios como lojas, restaurantes, petshops, salões e outros que costumam ter como público pessoas que moram, trabalham ou frequentam as redondezas.
Quais são as vantagens de estratégias de SEO local para PMEs?
As PMEs encontram no SEO local uma possibilidade de concorrer diretamente com empresas maiores. Além disso, fica mais fácil atrair potenciais clientes que estão próximos ao negócio, mas que ainda não o conhecem. Tudo isso se converte em mais vendas, visto que a empresa tem a possibilidade de alcançar mais pessoas.
O SEO local ajuda a empresa a estar entre os resultados orgânicos nos mecanismos de busca, e isso é fundamental para aumentar a confiança dos clientes na marca. Para que isso aconteça, é preciso fazer uso de palavras-chave relevantes para o negócio, de forma que os algoritmos do Google, do Bing e do Yahoo!, por exemplo, identifiquem que aquela página é interessante para a pesquisa realizada pelo usuário.
Um ponto importante e que vai além do SEO local é realizar um bom atendimento e prezar pela qualidade do produto ou do serviço oferecido, de forma a fidelizar o cliente. Esse tipo de estratégia ajuda na questão da propaganda espontânea, que acontece quando um cliente satisfeito indica o negócio para a sua rede de contatos.
Quais são as melhores estratégias de SEO para atingir os resultados locais?
Como qualquer outra estratégia, é preciso trabalhar o SEO local corretamente para que ele gere bons resultados.
Como já mencionamos anteriormente, as pesquisas locais têm ganhado força com o uso do mobile, e as empresas que se preocupam com essa tendência vão sair na frente das concorrentes que não desenvolveram estratégias de SEO local.
Confira a seguir as melhores práticas para conquistar ótimos resultados.
Investir em avaliações positivas da empresa no Google Maps
Antes de frequentarmos um local, tendemos a olhar as avaliações na internet sobre os serviços prestados ou os produtos comercializados. Esse tipo de informação é extremamente válido para o consumidor, que busca saber mais sobre a idoneidade daquela empresa.
No Google Maps, é fundamental deixar a opção de feedback habilitada para que as pessoas possam deixar comentários. No caso de avaliações negativas, é preciso verificar o que está sendo feito errado, corrigir o eventual problema e dar um retorno para a pessoa que deixou o comentário. Além disso, é importante incentivar os clientes mais fiéis a deixar suas avaliações.
Utilizar o Google Meu Negócio
Estar presente no Google Meu Negócio é fundamental para que o seu público consiga encontrar informações sobre a empresa.
Para cadastrar um negócio na plataforma, siga os seguintes passos:
- preencha as informações básicas da empresa, como nome, endereço e telefone;
- cadastre o horário de funcionamento;
- insira uma descrição do seu negócio com pelo menos 400 palavras. Se possível, adicione links e palavras-chave relevantes;
- certifique-se de que o negócio está inserido nas categorias certas;
- faça o upload de fotos com boa qualidade;
- habilite a opção de comentários e avaliações.
Depois de fazer o cadastro na plataforma, o negócio tem acesso a diversos recursos para otimizar o posicionamento do site nas pesquisas realizadas pelos usuários nos mecanismos de busca.
Tornar o NET forte
NET é a sigla para nome, endereço e telefone. Esses são os primeiros dados que devem aparecer para uma pessoa que busca mais informações sobre uma empresa, visto que facilita a tomada de decisão de se deslocar até o local ou entrar em contato.
De acordo com uma pesquisa, 41% das empresas que têm dos dados NET inconsistentes acabam enfrentando problemas para ranquear as suas páginas localmente.
Essas informações devem estar presentes em todas as páginas do site da empresa para possibilitar que o usuário, enquanto navega, possa entrar em contato com ou saber onde o negócio está localizado.
Um ponto importante: os dados não devem ser inseridos como imagem, pois isso impede que os buscadores identifiquem as informações. Além disso, o telefone deve ter o código de área — somente assim é possível relacionar essa informação a uma localização precisa.
Criar conteúdo local
Além de todas as práticas citadas anteriormente, é interessante criar conteúdo local, de forma a informar as pessoas que frequentam aquela região sobre diversos assuntos.
Os artigos de marketing de conteúdo aqui podem abranger os atrativos turísticos da cidade ou da região, bem como curiosidades, eventos, culinária e outros pontos de interesse do seu público.
Nesse tipo de post, insira backlinks para que as pessoas tenham acesso a mais informações sobre o assunto que está sendo tratado. Linkar para o site de um festival da cidade, por exemplo, pode ser bem interessante.
As estratégias de SEO são de extrema importância para que um negócio tenha relevância no meio digital e seja facilmente encontrado pelo seu público. O SEO local, por sua vez, tem o poder de fazer com que as PMEs possam concorrer com grandes empresas, se destacando na internet com pouco investimento.
Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então que tal conferir mais informações sobre as campanhas no Facebook e saber se o seu negócio realmente precisa investir nessa estratégia?