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Distanciamento social: dicas para usar o marketing digital em pequenas empresas

distanciamento social

Se voltarmos para 2019, poucas pessoas poderiam imaginar o cenário que teríamos na economia e nas vendas, com a chegada da COVID – 19. Com o distanciamento social, diversas empresas têm buscado se reinventar e oferecer seus serviços e produtos da melhor forma possível. 

Nesse cenário, ficou muito claro que o ambiente digital é um forte aliado, principalmente para pequenas empresas que, em muitos casos, não têm uma estratégia de marketing consolidada, ou a presença digital da sua marca.

O fato é que de lá pra cá, muita coisa mudou. E ter o marketing digital como um aliado, pode ser um passo muito importante para pequenas empresas. Mas para isso, é fundamental ficar de olho nos seguintes pontos:

Sua marca precisa ter presença digital

O cenário atual tem forçado o crescimento do comércio eletrônico e muitas empresas têm buscado soluções para dar mais visibilidade para a sua marca. 

Para micro empresas, ter uma presença nas redes sociais é muito comum. Porém quando falamos de ter o seu próprio site, a realidade muda bastante. 

E quando pensamos em presença digital, estamos falando de diversas ações que contribuem para que sua marca seja lembrada, que você consiga fazer negócios pela internet de forma segura, mas que também sua empresa passe mais credibilidade para seus consumidores. 

Para isso, ter o próprio site ou sua própria loja virtual é fundamental.

O distanciamento social muda o comportamento do seu cliente

Como informado acima, com o crescimento das vendas online, percebemos uma mudança fundamental nos hábitos de consumo. Por isso, acompanhar e conhecer os seus clientes é de extrema importância, se quiser oferecer produtos e serviços na hora certa e no local que ele procura (internet).

Busque fazer perguntas para sua base de seguidores e clientes que tem mais contato, faça pesquisas para saber mais sobre o que seu cliente precisa e o que ele quer. Você pode utilizar ferramentas gratuitas para fazer suas pesquisas.

Assim, você consegue ter informações mais assertivas para elaborar campanhas e apresentar produtos e serviços que as pessoas desejam comprar.

Use e abuse das redes sociais

Que o consumo digital aumentou, isso é bem claro. E com ele, o aumento dos acessos em redes sociais, novas plataformas e oportunidades de produção de conteúdos e comercialização de produtos. 

De fato é um momento difícil, mas que oferece para as empresas oportunidades muito boas de estar próximo dos clientes. De mostrar o lado humano da organização, mas também de ajudar pessoas sem oportunismo.

Pense nisso.

Mas não esqueça de produzir conteúdo

A busca por informações online está cada vez mais alta e os consumidores, que já tinham esse hábito, agora aprendem cada vez mais sobre a importância de buscar informações corretas em locais seguros. 

Para que sua empresa contribua de forma positiva, é fundamental produzir conteúdos de qualidade e que ajudem seus consumidores nas suas dúvidas, orientando no que for possível.

Lembre-se que, se sua marca ajuda cada vez mais um cliente, ele sempre vai lembrar de você na hora de consumir produtos e serviços.

Veja o distanciamento social como uma forma de reinventar sua logística 

O que vemos em diversas empresas que fecharam suas portas durante a pandemia do Coronavírus, pode se resumir em uma palavra: reinventar.

É comum ver placas, faixas e cartazes que sinalizam vendas por aplicativos, campanhas na internet, apresentando novos canais de vendas como Whatsapp, Instagram e Facebook. Isso é uma forma de mudar a operação do negócio, para facilitar o acesso do consumidor ao seu produto. 

Busque oportunidades de reforçar o serviço de delivery. E caso ainda não tenha, considere ter em um espaço curto de tempo. Pense e analise como sua concorrência está atuando e veja como você pode fazer diferente e melhor.

Pensar em ações de marketing para pequenas empresa é fundamental para dar mais previsibilidade para o seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Então leia o conteúdo sobre marketing para pequenas empresas.