Você já parou para pensar que oferecer um bom atendimento ao cliente é muito mais que tratá-los bem? É comum pensar que o bom atendimento está relacionado à educação e forma que você trata o seu cliente, etc.
E de certa forma, não é incorreto pensar assim. Porém, oferecer um bom atendimento ao cliente é solucionar o seu problema. É entender melhor as suas necessidades e oferecer a melhor solução para o momento em que ele está.
O fato é que, tratar bem o cliente não é nenhum diferencial. Assim como a qualidade deixou de ser uma característica, um diferencial de um produto ̶ ela é um item obrigatório ̶ o bom atendimento ao cliente deve promover soluções.
Pensando nisso, resolvi apresentar 05 dicas para fazer com que o atendimento ao cliente da sua empresa esteja cada vez mais alinhado e apresentando bons resultados. Confira, abaixo:
Conheça os clientes e suas características
Parece ser simples, mas não é. Conhecer o cliente é mais que nome, rede social, e telefone. É conhecer a sua empresa, seus hábitos de consumo, suas características, deficiências e oportunidades.
Para isso é muito importante manter os dados do seu cliente atualizados. Em pequenos negócios é muito comum realizar o cadastro de clientes e depois esquecer de atualizar. Sabe aquelas informações de telefone, aquele e-mail ou aquele endereço que você coletou na campanha de marketing que realizou? Pois é, está desatualizado.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é que, conhecer o cliente é importante para tratá-lo dentro de suas particularidades. Isso é até bom, para fazer um rapport quando estiverem conversando.
Se você sabe que seu cliente tem filhos pequenos, um bom papo sobre como são as mudanças quando começam os estudos pode render muito assunto. Inclusive oportunidade para identificar necessidades, como transporte escolar, alimentação, dentre outros,
Tenha em mente que seu cliente muda, que seus anseios mudam e que sai na frente quem resolve o seu problema primeiro.
Se importe com os resultados do seu cliente
Se importar está diretamente ligado a qualidade. Seu cliente precisa enxergar valor no que você oferece, e para isso, é muito importante entender o seu nível de expectativa.
Quando você realmente se interessa pelo negócio dos seus clientes, o seu desejo de oferecer as melhores soluções é intrínseco. Vai além de um simples negócio. Torna-se um propósito.
Uma boa solução para mostrar que você se importa com ele, é oferecer promoções, campanhas de fidelização, cupons de desconto. Para negócios locais essa estratégia funciona muito bem e ajuda a garantir o engajamento dos consumidores com o seu negócio.
Atendimento ao cliente também é monitoramento
Toda ação que você fizer para atrair mais clientes para a sua loja precisa ser mensurada. Campanhas em redes sociais, disparos de e-mails, campanhas no Google e muitas outras estratégias devem ser avaliadas para saber qual o nível de engajamento que seus consumidores estão tendo.
Isso é importante, pois mostra se elas estão alinhadas com as necessidades de seus consumidores. Também é um forma de reduzir custos, pois uma campanha otimizada e feita corretamente vai fazer você gastar menos e ter um retorno melhor.
Ouça mais
Essa é a parte mais difícil. Falo isso, porque é característico do ser humano parar para ouvir de fato qual é o problema do seu cliente. Estamos tão interessados em oferecer uma solução que, as vezes, esquecemos de saber se ela é realmente a melhor para aquele momento.
É muito melhor você não fechar uma venda maior, porque percebeu que o seu cliente não precisa daquele produto no momento, do que empurrar algo somente para fazer uma boa venda. Lembre-se que o melhor cliente é aquele que volta.
E se o consumidor sentir que você só quis vender, não se importando para o que ele realmente queria, bye bye. Não volta mais.
Então, antes de apresentar uma solução, ouça mais o seu cliente. Ele vai te falar exatamente o que ele quer.
Só prometa o que puder cumprir
E no final, cumpra o que prometeu. Gerar uma grande expectativa sobre alguma coisa e não cumprir, só vai fazer com que o seu negócio perca credibilidade.
Alcançar metas e aumentar as vendas é fundamental, mas estamos falando aqui de credibilidade, de manter o seu negócio sustentável a longo prazo. Para isso é fundamental estabelecer um limite até onde você pode oferecer algo que não lhe trará prejuízo.
Além de acostumar mal o seu cliente — que sempre vai querer mais — você pode ficar mal visto na praça.
O atendimento ao cliente é um dos principais fatores de sucesso do seu negócio. Então, busque fazer o melhor que puder para manter os seus clientes satisfeitos com o seu produto/serviço.
Gostou das dicas? Então veja como como transformar clientes insatisfeitos em fãs do seu negócio.