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Novos negócios: dicas para criar negócios lucrativos com baixo custo

Novos negócios com baixo custo e com boa lucratividade.

Quando o assunto é empreendedorismo, sentir aquele friozinho na barriga é inevitável. Afinal, estamos falando de riscos, desafios e incertezas, que acompanham a trajetória de quem decide abrir seu próprio negócio. 

Mas, escolhendo o tipo certo de negócio para empreender, conhecendo o mercado no qual irá atuar e reunindo habilidades e conhecimentos na área, o sonho de se tornar seu próprio chefe pode ser extremamente interessante e lucrativo.

Mas como montar um novo negócio sem dinheiro?

Você tem vontade de se lançar no mercado como empreendedor, mas não possui muito dinheiro para investir? 

Essa pergunta é mais comum do que você pode imaginar e, com certeza, já te fez pensar se está no caminho certo ou não. O que eu posso dizer é que pouco dinheiro não é motivo para desistir de iniciar sua jornada empreendedora. 

Pelo contrário, os micronegócios são a opção certa para quem deseja abrir um negócio com baixo investimento. Isso porque existem diversos pontos a levar em consideração, sendo alguns deles uma vantagem para novos negócios. Confira alguns deles:

Baixo custo de implementação

Sem dúvidas, o baixo custo de implementação é o maior atrativo na hora de abrir um micronegócio. 

Na verdade, em grande parte dos casos, para montar uma microempresa é necessário ter ideias, conhecimento e uma estrutura mínima — coisa que, em muitos casos, você já tem.

Nesse caso, é importante levar em consideração os seguintes pontos:

  • Defina o que você realmente gosta de fazer e no que é bom. 
  • Faça uma pesquisa de mercado para saber como são as possibilidades na área escolhida.
  • Monte um planejamento bem realista e estruturado, que te dê uma visão de longo prazo.
  • Utilize os canais digitais para começar a buscar público para o seu novo negócio.

O diferencial da localização

Se a sua intenção é ter um pequeno negócio local, a fidelização do público também é um ponto de atração e um diferencial. O sucesso de um microempreendedor está diretamente ligado à relação que ele tem com seus clientes. 

Para que isso aconteça é preciso conhecer os desejos do seu público e oferecer um atendimento diferenciado, para se tornar referência na região em que atua. 

Se tornar um MEI é uma boa opção?

A Sigla MEI (Microempreendedor Individual) foi criada para desburocratizar algumas atividades econômicas. Existem centenas de atividades de microempresas que podem ser classificadas como MEI.

Você pode conferir mais no Portal do Empreendedor. O processo é simples, descomplicado e pode ser feito totalmente pela internet. Caso você já seja um MEI, pense em como divulgar seu negócio de forma eficiente e encontre nos canais digitais, oportunidades para expandir sua empresa.

4 dicas para criar novos negócios com baixo custo

Escolher o tipo certo de negócio para investir é fundamental para que seu projeto seja bem sucedido. E para que possa tirar as ideias do papel e dar a largada em seu novo negócio, confira algumas ideias de pequenas empresas promissoras, que podem ter baixo custo de investimento inicial: 

Mercado pet

Sim, essa é a fatia de mercado que mais fatura no Brasil. Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), atualmente, são mais de 139 milhões de pets no país e esse número está em crescente. 

Se cresce o número de animais de estimação, cresce também a demanda por serviços e cuidados com os bichinhos. Diante desse cenário, essa é uma excelente opção de negócio, com lucratividade em alta.  

Centros de estética e beleza

Estética é um dos poucos modelos de negócio que sempre tem demanda. Sendo o 3º maior mercado do mundo, o mercado de estética cresce cada vez mais e se mantém super aquecido, mesmo durante a pandemia.

E não faltam opções para o empreendedor que decide arriscar nesse setor, já que o ramo da beleza é extremamente diversificado e pode ser uma nova fonte de renda, perante a crise que a pandemia causou.

Outro aspecto muito comum é que o mercado de beleza e estética se beneficia na captação e fidelização de clientes, com os agendamentos online e por aplicativos. 

Serviços de alimentação

Sabia que 13% dos brasileiros fizeram suas compras online pela primeira vez em 2020? Dentre essa crescente, o setor que mais cresceu nesse período foi justamente o de autosserviços online, que inclui a venda de alimentos.

E por se tratar de um segmento extremamente versátil, pode-se pensar em investir no tradicional carrinho de cachorro-quente, nos inovadores food trucks ou cafés gourmet ou, até mesmo, em modelos 100% online, como Dark Kitchen

E, ainda, com o grande volume de plataformas de delivery, o custo logístico pode ser minimizado, fazendo com que você tenha mais foco na produção e nas estratégias de divulgação do seu negócio.

Sistemas e modelos de educação 

O mercado da educação cresceu abundantemente em 2020. Muitas pessoas buscando qualificação em plataformas online ou cursos em canais de streaming. Trata-se de um mercado que não para de crescer e que pode oferecer serviços extremamente lucrativos. 

A aposta pode ser em negócios com foco em formação e capacitação profissional, mas, também, cursos práticos apresentados em plataformas de videoconferência com planos até gratuitos. 

Como gerar visibilidade para novos negócios?

Chegou o momento de falar da cereja do bolo para qualquer microempreendedor. Independente do tipo de negócio escolhido, a divulgação é fundamental para que seu novo negócio dê certo. 

Como estamos na era digital, não se pode pensar em divulgação sem levar em consideração a sua presença na web. Seja pelas redes sociais, por aplicativos ou pelo seu próprio site, ser lembrado é fundamental. E de preferência, positivamente.

Ter conhecimento sobre seus clientes, assim como, sobre o perfil de potenciais clientes é um dos pontos indispensáveis para ter uma relação eficiente com o seu público. 

E, nesse aspecto, ter uma estratégia de marketing, ou uma consultoria de marketing para microempresas, pode ser um diferencial e o “plus” que ajude a gerar resultados relevantes em um tempo mais otimizado. 

Agora que você já sabe que é possível montar um negócio com pouca grana e, mesmo assim, gerar lucros, está na hora de pensar como administrar as finanças do seu negócio. 

Para isso, preparei esse texto sobre dicas de finanças para microempresas e, também, uma planilha de controle de fluxo de caixa, que você pode baixar GRATUITAMENTE clicando no banner abaixo.