Se tem uma coisa que todo empreendedor sabe é que, executar ações de marketing em pequenas empresas não é uma tarefa fácil. Exige dedicação, tempo e um pouco de conhecimento de ferramentas para ajudar na concepção e mensuração de resultados.
Mesmo assim é muito importante pensar como atingir novos clientes e mais ainda, como fidelizar clientes em sua loja. Mas para gerar mais negócios e aumentar a sua base de clientes é importante pensar em ações de marketing.
Mesmo em pequenos negócios, estratégias para aumentar o número de vendas são fundamentais. E sai na frente quem utiliza o marketing para alcançar resultados.
Por isso, resolvi apresentar nesse texto, 05 ações de marketing que possam ajudar o microempreendedor a ter resultados melhores em vendas e fidelização de clientes. Confira:
Utilize as redes sociais em suas ações de marketing
Atualmente, uma das maiores fontes de tráfego e engajamento de clientes é a rede social. Por meio de canais em redes sociais você pode interagir direto com o usuário, além de criar um relacionamento mais próximo do cliente.
Quando falamos em crescimento de tráfego, que é fundamental para qualquer empresa, temos que pensar estrategicamente como se posicionar na web. Por isso, vale a pena definir qual rede social seu negócio tem mais destaque.
Uma vez que você definiu qual rede vai dedicar seus esforços e suas ações de marketing, busque entender o verdadeiro potencial desta rede e qual a linguagem que sua empresa quer apresentar nela. Como quer conversar com seu público.
Site otimizado para dispositivos móveis
Se você entende que ter presença online é importante para o seu negócio, você está certo! Atualmente, é fundamental que sua marca esteja na web, até porque mesmo não estando lá ela será comentada. Então, é melhor que esteja.
Mas além disso, é fundamental pensar na experiência dos usuários e como eles vão ver a sua marca. Para isso, ter suas plataformas, sites e lojas com layouts amigáveis para dispositivos móveis é indispensável.
Uma pesquisa realizada pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), mostra que quase metade da população possui acesso à internet. O mais interessante é que grande parte dos usuários que acessam a internet, fazem isso pelo celular.
Todo mundo utiliza celular para fazer pesquisas sobre produtos e serviços constantemente. Pense que seu site será encontrado via Smartphone. Que o usuário poderá ter ou não uma boa experiência quando estiver navegando nele é importante para o engajamento com a sua marca.
Produza e publique conteúdo
A produção de conteúdo é uma das principais estratégias para gerar engajamento com seu público, aumentar o tráfego orgânico no seu site e melhorar as oportunidades de novos negócios.
Levar informação de qualidade para o usuário é uma excelente oportunidade para trabalhar o posicionamento da sua marca. Todo mundo tem uma dúvida sobre algum produto ou serviço que deseja. Então, pesquise e produza conteúdos que solucionem essas dúvidas, de forma rápida e prática.
Produzir conteúdo não é necessariamente escrever textos. Isso é somente um formato de conteúdo. O mais adequado é entender qual formato de conteúdo é melhor para o seu público. Para isso, diversifique essa produção e divulgue em diferentes canais como: redes sociais, blogs e fóruns de discussão e estratégias de e-mail.
Invista em ações de marketing com seus fornecedores
Uma das melhores formas de divulgar o seu negócio é ser indicado por parceiros e fornecedores. Isso porque a taxa de fechamento de negócios por esse canal é muito alta.
Sempre que vou ao mercado fazer compras e não encontro algum item que procuro, pergunto a alguém onde posso encontrar. E acabo indo ao local indicado. Pois quem me indicou, na maioria das vezes, sabe que o local indicado vai resolver o meu problema.
Mantenha uma relação próxima com seus parceiros e fornecedores. Divulgue sua marca com eles e seja lembrado sempre.
Mensure todas os resultados
Não adianta nada fazer diversas ações de marketing se você não puder ver o resultado do seu esforço. Para as ações digitais é muito fácil analisar o que deu certo e o que não deu.
Você pode utilizar ferramentas gratuitas, como o Google Analytics em seu site, para entender o que aconteceu durante suas ações de marketing. Lembre-se que uma das melhores formas de fazer suas ações e estratégias darem certo é poder analisar o resultado de tudo que foi feito.
Isso vai ajudar a entender onde você acertou e onde pode melhorar ainda mais na divulgação do seu negócio.
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